Resumo
Desde o advento da pandemia causada pela SARS-CoV-2 (conhecida como COVID-19), o mundo precisou adaptar-se bruscamente a novas formas de comportamento e de organização, sendo os modelos educacionais um dos mais afetados pelos inúmeros protocolos, decretos e medidas sanitárias que visam a redução dos números de afetados pela doença. Nesse contexto, buscamos por meio do debate teórico e metodológico, discorrer sobre o acesso ao sistema educacional no contexto do ensino em tempos de pandemia, entendendo que esta é uma realidade adversa. Ao decorrer do debate é notório como a má distribuição de renda, a falta de políticas públicas voltadas para o contexto da pandemia, e a não preocupação dos órgãos governamentais em democratizar o acesso à tecnologia e a mecanismos de comunicação entre o aluno e a escola são fatores responsáveis pelo abismo que perpassa o sistema educacional brasileiro. Mas além disso, discorrer sobre a atuação da Gestão Escolar no contexto pandêmico bem como os desafios, as estratégias e as metas estabelecidas.
Referências
AZEVEDO, Evelin, GARCIA, Rafael. Mortes por Covid-19 no Brasil aumentam ate sete vezes no início do ano. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/coronavirus/mortes-por-covid-19-no-brasil-aumentam-ate-sete-vezes-no-iio-do-ano-24905043?versao=amp. Acesso em 20/09/2021
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
COSTA, Kátia Andréa Silva da.EAD, ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS. Instituto Federal do Paraná. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/09/EaD-Ensino-Hibrido-e-Ensino-Didatico-Emergencial.pdf . Acesso em: 25 de set de 2021.
FERNANDES, Luciane. Como os 6 pilares da Gestão Escolar ajudam a atingir os propósitos da escola. Educador360. Disponível em https://educador360.com/gestao/gestao-escolar-pilares/. Acesso em: 28 de set de 2021.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FRAGA, V. F. Gestão pela formação humana: uma abordagem fenomenológica. Barueri, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia:Saberes Necessários à Prática Educativa . Editora Ega, 1996.
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional.Rio de Janeiro: Vozes, 2006
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Rio de Janeiro: Vozes,2006.
RANGEL, M. (Org). Supervisão e gestão na escola: conceitos e práticas de mediação. Campinas: papiros, 2009.
RIBEIRO, Sara. Escolas da rede municipal retomam atividades. Prefeitura Municipal de Imperatriz-MA. Secretaria de Educação, 2020. Disponível em:https://imperatriz.ma.gov.br/noticias/educacao/escolas-da-rede-municipal-retomam-atividades.html. Acesso em: 17 de set de 2021.
RIBEIRO, Sara. Retomada das atividades escolares da rede municipal de ensino ocorrerá a partir de 3 de agosto. Prefeitura Municipal de Imperatriz-MA. Secretaria de Educação, 2020. Disponível em:https://www.imperatriz.ma.gov.br/noticias/educacao/retomada-das-atividades-escolares-da-rede-municipal-de-ensino-ocorrera-partir-de-3-de-agosto.html . Acesso em: 15 de set de 2021.
SILVEIRA, Denise Tolfo. CORDOVO, Fernanda Peixoto. A pesquisa Científica, In Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS– Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
SOUZA, Ademir Hilario de; SOUZA, Ana Paula Borges de; TORRES, Lidiane Silva. OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologia, Encontro de Pesquisadores em Educação a distância. UFSCAR, 2021.
SOUZA, S.; FRANCO, V. S.; COSTA, M. L. F. Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 99-114, jan./mar. 2016. https://doi.org/10.1590/s1517– 9702201603133875.
VEIGA, Ilma Passos (0rg.). Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.