AMBIENTE E EDUCAÇÃO:
AMBIENTE E EDUCAÇÃO

Palavras-chave

1. Ambiente. 2. Dificuldades. 3. Aprendizagem. 4. Infância 5. Família

Como Citar

Rodrigues Santana, B. ., Santos de Lima, C. ., de França Bomtempo, S. ., & Rosa Maia Viola Barreiro, T. . (2022). AMBIENTE E EDUCAÇÃO: : A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(06). https://doi.org/10.51249/gei.v2i06.604

Resumo

Este artigo busca identificar os principais fatores relacionados às dificuldades de aprendizagem relacionados a interferência do ambiente familiar, social e escolar na vida do indivíduo, considerando todos os aspectos como fundamentais no desenvolvimento social e cognitivo do indivíduo. Entende-se a aprendizagem como um processo dinâmico e interativo da criança com o mundo que a cerca, garantindo-lhe a apropriação de conhecimentos e estratégias adaptativas a partir de suas iniciativas e interesses e dos estímulos que recebe de seu meio social. A aprendizagem do indivíduo sofre influências de acordo com o ambiente em que ele está inserido, dessa forma este artigo ressalta pontos importantes que favorecem dificuldades de aprendizagem.

https://doi.org/10.51249/gei.v2i06.604
AMBIENTE E EDUCAÇÃO

Referências

ALVES, Mônica. A importância das interações sociais no desenvolvimento das competências sociais. Iseclisboa, Lisboa, maio de 2017. Disponível em: <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21858/1/TFM_M%C3%B3nica%20Alves.pdf >. Acesso em 10 de março de 2020.

ANHÃO, Patricia; PFEIFER, Luiza; SANTOS, Jair. Interação social de crianças com Síndrome de Down na educação infantil. São Paulo, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pi65382010000100004&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em 19 de maio de 2020.

BARTHOLOMEU, Daniel; SISTO, Fermino Fernandes; MARIN RUEDA, Fabián Javier. Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças. Psicol. estud., Maringá , v. 11, n. 1, p. 139-146, Apr. 2006 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi73722006000100016&lng=e n&nrm=iso>. access on 12 May 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000100016.

BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. 12ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 2011

BOSSA, N. A. Dificuldades Da Aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed

BRADLEY, R. H ; Caldwell, B. M. & Rock, S. L. (1988). Home environment and school performance: a ten-year follow-up and examination of three models of environmental action. Child Development, 59, 852-867.

CORREIA, Luís de Miranda. Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 13, n. 2, p. 155-172, Aug. 2007 . Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi65382007000200002&lng=e n&nrm=iso>. access on 19 May 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-65382007000200002.

D’AVILA-BACARJI, Keiko Maly Garcia; MARTURANO, Edna Maria; ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Recursos e adversidades no ambiente familiar de crianças com desempenho escolar pobre. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto , v. 15, n. 30, p. 43-55, Apr. 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2005000100007&lng= en&nrm=iso>. access on 20 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000100007.

FERNANDES AM. Alfabetização e letramento: definição de conceitos, apresentação de alguns dados sobre fracasso escolar e discussão do papel social da escola. UFSCar: Revista. São Carlos: Linguagem; 2010.

FREITAS, Neli. A importância das interações sociais na aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Curitiba, novembro de 2011. Disponível em:

<https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6245_3290.pdf> Acesso em 10 de maio de 2020.

INOCENCIO, Doralice; CAVALCANTI, Carolina Magalhaes Costa. O papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem em ambientes on-line. Cad. psicopedag., São Paulo , v. 6, n. 11, 2007 . Disponível em

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492007000100007&ln g=pt&nrm=iso>. acessos em 14 maio 2020.

MARIA-MENGEL, Margaret Rose Santa; LINHARES, Maria Beatriz Martins. Fatores de risco para problemas de desenvolvimento infantil. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 15, n. spe, p. 837-842, Oct. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi-11692007000700019&lng=e n&nrm=iso>. access on 27 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000700019.

OLIVEIRA MK. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. São Paulo: Ática,1999.

POLITY, Elizabeth. A importância do acompanhamento individual no desenvolvimento do aluno com necessidades especiais. São Paulo, 26 de novembro de 2013. Disponível em: <http://maisexpressao.com.br/noticia/a-importancia-do-acompanhamento-individual-no-desen volvimento-do-aluno-com-necessidades-especiais-14832.html> Acesso em 19 de maio de 2020.

REZENDE MA, Costa OS, Pontes PB. Triagem de desenvolvimento neuropsicomotor em instituições de educação infantil segundo o teste de Denver II. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2005;9(3):348-55.

SCOPEL, Ramilla Recla; SOUZA, Valquíria Conceição; LEMOS, Stela Maris Aguiar. A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 14, n. 4, p. 732-741, agosto 2012 .

SCOPEL, Ramilla Recla; SOUZA, Valquíria Conceição; LEMOS, Stela Maris Aguiar. A influência do ambiente familiar e escolar na aquisição e no desenvolvimento da linguagem: revisão de literatura. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 14, n. 4, p. 732-741, Aug. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid16-18462012000400018&lng=e n&nrm=iso>. access on 20 May 2020. Epub Dec 13, 2011. https://doi.org/10.1590/S1516-18462011005000139.

SKINNER BF. Tecnologia do Ensino. São Paulo: Herder; 1972.

SOUZA, Adriana Regina Marques de; SISTO, Fermino Fernandes. Dificuldade de aprendizagem em escrita, memória e contradições. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 5,n. 2, p. 39-47, Dec. 2001 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pi85572001000200005&lng=e n&nrm=iso>. access on 15 May 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-85572001000200005.

TABILE, Ariete. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. MT, 21 de março de 2017. Disponível em: <http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/519/fatores-influenciadores-no-processo- de-aprendizagem--um-estudo-de-caso>. Acesso em: 05 de maio de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...