Resumo
Na obra “Epistemic’s Injustice” de Miranda Fricker são desenvolvidas as ideias de injustiças epistêmicas e virtudes epistêmicas a partir de uma concepção de justiça que pressupõe que o comum são as injustiças e a justiça é a correção daquelas. Assim, o normal seriam as relações epistêmicas injustas e a correção seriam as virtudes. Entretanto ao descrever e conceitualizar as injustiças epistêmicas a autora as diferencia e as separa em injustiças testemunhais e hermenêuticas, apesar de ambas se originarem e se fundarem sobre as relações de poder social. A injustiça testemunhal é conceitualizada como um cálculo epistêmico injusto influenciado por preconceitos identitários derivados do poder social. A injustiça hermenêutica é conceitualizada como uma lacuna estrutural social, isto é, inserido na base social. Ao conceitualizar a virtude epistêmica a filósofa utiliza a ideia de justiça corretora das injustiças, assim, cada virtude é exercida de modo a corrigir e na medida das injustiças que aquelas visam. As injustiças testemunhas seriam corrigidas por ações virtuosas no âmbito testemunhal através do ouvinte virtuoso que seria sensível às relações sociais, ao dever ético e, assim, teria condições de atribuir credibilidade ao falante de modo justo. Entretanto, apesar de defender a dosimetria das virtudes epistêmicas e ressaltar que é preciso uma ação política de grupo para mudança social, a filósofa defende que o papel ético primário de justiça hermenêutica é de mitigar o impacto negativo da injustiça hermenêutica sobre a falante. A partir das concepções da autora que estruturam as injustiças epistêmicas - o poder social - é possível fazer um elo com Silvio Almeida, esse elo permite a construção de uma argumentação sobre como o gênero é um fator que influencia as relações epistêmicas. A partir dessa premissa é possível inferir que a descredibilização ou a credibilização excessiva é utilizada como meio/modo de dominação e perpetuação social.
Referências
ALMEIDA, S. L. D. Racismo Estrutural. 6. ed. São Paulo: Jandaíra, 2020.
FRICKER, M. Epistemic Injustice: Power and the Ethics of Knowing. Tradução de tradução minha. primeira. ed. New York: Oxford University Press, v. único, 2007.
KUHNEN, T. FRICKER, Miranda. Epistemic Injustice: Power and the Ethics of Knowing. Periodico UFSC, Florianópolis, 2013. 627.
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RUSSELL, B. The Problems of Philosophy. Tradução de Jaimir Conte. 7. ed. Oxford: Oxford University Press paperback, v. Único, 1912. Disponivel em: <https://conte.prof.ufsc.br/txt-russell.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2021.
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