EDUCAÇÃO MUSICAL E PANDEMIA:
EDUCAÇÃO MUSICAL

Palavras-chave

Educação musical; Pedagogia da Performance; Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Projetos.

Como Citar

da Silva Cortez, A. . (2021). EDUCAÇÃO MUSICAL E PANDEMIA:: UM ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE INSTRUMENTO COM USO DAS NOVAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA HAYDÉE FRANÇA AMERICANO. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(05). https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.558

Resumo

No presente artigo objetiva-se trazer um relato de experiência do ensino de instrumento musical (Violão/ Guitarra) em forma de estudo de caso  no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano (CEMHFA) de Juiz de Fora - MG, tendo por base o contexto da pandemia de Covid-19. As aulas aconteceram de forma online, e para tal foi empregado um  blend metodológico, com o intuito de empregar as novas metodologias ativas da aprendizagem como Aprendizagem Baseada em Projetos e em Problemas. A primeira parte do artigo consiste em uma reflexão sobre as metodologias usadas nos conservatórios em geral, e as problematizações das mesmas nos contextos atuais, posteriormente foram explicitados aspectos sobre o curso de Guitarra e Violão da instituição, seguido de um relato da minha experiência como professor dessas disciplinas no primeiro semestre de trabalho ministrando tais disciplinas. Para a produção deste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na área da educação e da educação musical, contextualizando o ensino de instrumento junto aos desafios contemporâneos desta área, focalizando em particular nos cursos técnicos de música. Conclui-se, portanto, que o emprego das metodologias ativas pode acarretar em situações de aprendizagens significativas tanto para discentes quanto para docentes, mantendo o engajamento dos alunos na disciplina, criando assim um ambiente rico de troca de saberes e construção do conhecimento.

https://doi.org/10.51249/gei.v2i05.558
EDUCAÇÃO MUSICAL

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