Resumo
Os problemas de aprendizagem estão se tornando tópico de diversas pesquisas no campo da aprendizagem e do desenvolvimento humano, considerando a infância como a época que requer maior investimento neste processo psicológico com vista de maiores resultados. Diante disso, o presente estudo busca analisar a frequência de crianças não-alfabetizadas a partir do Plano Individual de Atendimento (PIA) de um acolhimento infantil da cidade de Mossoró/RN. Para isto, foi realizada uma pesquisa documental para levantamento de dados sobre as crianças acolhidas neste acolhimento, bem como uma pesquisa bibliográfica para estudar o processo de aprendizagem e o contexto dos problemas de aprendizagem presentes em crianças vítimas de vulnerabilidade em situação de acolhimento institucional elucidando as ferramentas possíveis para superação destas dificuldades. Além do levantamento que justifica estudos mais aprofundados sobre o tema, foi coletada uma pequena amostra da realidade de outras localidades (bibliográfica) e ao final foram apresentadas estratégias para lidar com esta realidade de forma a modificá-la, como por exemplo: reforço escolar, que já é utilizado no acolhimento investigado e parceria escola e acolhimento . Este artigo vem a ser um importante norteamento para lidar com esta problemática que vez ou outra se apresenta no campo da neuropsicologia que são as dificuldades de aprendizagem em uma situação específica que é das crianças institucionalizadas.
Referências
AVOGLIA, Hilda Rosa Capelão; SILVA, Andreia Maria da; MATTOS, Pammela Makarowits. Educador social: imagem e relações com crianças em situação de acolhimento institucional. Revista mal-estar e subjetividade. Fortaleza, v. 12, n. 1, p.265-292, 2012.
BASTOS, Jéssica Oliveira. Dificuldades no processo de escolarização de crianças e adolescentes acolhidos em instituições: questões que envolvem a relação entre aluno e professor. Trabalho final de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
BRASIL. Orientações Técnicas: Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília, 2009.
BRASIL. Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília, 2013.
CALCING, Jordana; BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Caracterização da saúde mental em crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Psico, Portalegre, v. 45, n.4, p.559-567, 2014.
CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro; ARAÚJO, Naim Rodrigues de. Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 17, p.1148-1166, 2018.
FERREIRA, Jéssica Almeida Marques. Acolhimento institucional e as dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2017.
FLECHTER, Jack M. et al. Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FONSECA, Patrícia Nunes. O impacto do acolhimento institucional na vida de adolescentes. Revista Psicopedagogia. v.84, n.105, p.285-296, 2017.
FREITAS, Soraia Napoleão; TEIXEIRA, Carolina Terribile; RECH, Andreia Jaqueline Devalle. Alunos com deficiência em situação de acolhimento institucional: desafios para a gestão e a inclusão escolar. Revista Íbero-Americana de Estudos em Educação, v.11, n.4, p.2104-2124, 2016.
MARTINS, Maria Aparecida Camarano. Vivências de infâncias: crianças de ontem e de hoje em situação de acolhimento institucional (in) visibilizadas no contexto de educação escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2020.
MIRANDA, Arlete Bertoldo; RODRIGUES, Janaína. Aprendizagem e desenvolvimento: adolescente em situação de abrigamento. Ensino em Re-Vista, v. 21, n.1, p.13-25, 2014.
MOREIRA, Tabita Aija Silva; PAIVA, Ilana Lemos. Atuação do psicólogo nos serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Psicologia em estudo, Maringá, v.20, n.3, p.507-517, 2015.
NAVARRO, Adriana de Almeida; PEDROSA, Julio Cesar da Assunção. (Trad. e Adap.). Guia de Ação Docente. São Paulo: Grupo Cultural, s.d.
OLIVEIRA, Maria Helena de. A infância institucionalizada e as dificuldades de aprendizagem. Psicologado (2016). Disponível em: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/a-infancia-institucionalizada-e-as-dificuldades-de-aprendizagem-uma-revisao-de-literatura acesso em 26 Jan. 2020.
SILVA, Christie Dinon Lourenço da. (et al.). A Psicologia nos serviços de acolhimento institucional e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Pesquisas e práticas psicossociais. São João Del-Rei v. 10, n.1, p. 55-65, 2015.
SILVA, Edilene Firmino da. Sentidos da escola pública para adolescentes em acolhimento institucional: tecendo relatos das experiências escolares. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2019.
SILVA, Geraldo Lemos. Problemas de aprendizagem: dificuldades ou transtornos? In: PORTELA, Luciana Queiroz Bem; RABELO, Cleison Luis. Psicopedagogia clínica e institucional: a formação do psicopedagogo. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018.
SIQUEIRA, Aline Cardoso; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. O impacto da institucionalização na infância e na adolescência: uma revisão de literatura. Psicologia e Sociedade, v. 18, n.1, p.71-80, 2006.
SOUSA, Karollyne Kerol; PARAVIDINI, João Luiz Leitão. Psicologia Ciência e Profissão, v. 31, n.3, p.536-553, 2011.