Resumo
Atualmente no Brasil, há uma grande riqueza cultural que se evidencia nos ambientes e práticas sociais. Do ponto de vista pedagógico é de extrema importância trabalhar abordagem com olhares direcionados à diversidade cultural enfatizando a beleza que há em ser pluricultural. O objetivo deste trabalho é analisar por meio da literatura a concepção da diversidade cultural na ótica das bases legais como norteadoras para formação docente e aplicabilidade da prática pedagógica. Como metodologia optou-se por uma pesquisa básica e bibliográfica. Para coleta de dados, utilizou-se de revisão de literatura de análise de fontes bibliográficas primárias. Partindo do ponto de vista complexo das questões discutidas, tratadas e, sobretudo, dos dados analisados no universo deste estudo, foi possível formular uma síntese conclusiva, apresentando um conjunto de conclusões que a diversidade cultural nos PCNs é vista como um tema transversal, quando bem aplicada mediante a prática pedagógica forma o educando integralmente de maneira que suas práticas sejam reproduzidas na sociedade positivamente. Desta feita, cabe a escola trabalhar pedagogicamente os estudantes para desenvolver atitude cidadã democrática e inclusiva, bem como respeitar as diferenças, valorizar a identidade e preservar a riqueza cultural. Assim como também aponta a BNCC que a diversidade cultural é uma abordagem que envolve a manifestações artísticas e culturais, que por sua vez visa a valorização e preservação da identidade.
Referências
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília: MEC, 1996.
_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil.1988. Disponível no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13/06/2020
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação escola e Cultura(s): construindo caminhos. Brasileira de Educação, 2003.
CANEN, Ana. Formação de Professores e Diversidade Cultural. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.
CARDOSO, Sônia Maria Vincente; MUZZETI, Luci Regina. As Dimensões da Diversidade Cultural Brasileira. Araraguara-SP, 2007.
CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. Cultura e diversidade. 20 ed. Curitiba: IBPEX, 2008.
Declaração universal dos direitos humanos, 1948. Disponível em> >https://www.gov.br/mdh/pt-br/sdh/noticias/2017/dezembro/declaracao-universal-dos-direitos-humanos-referencia-global-em-direitos-para-todos< Acessado em: 13/06/2020.
DIAS, Adelayde Alves. Subsídios para a Elaboração das Diretrizes Gerais da Educação em Direitos Humanos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007.
FREIRE, Paulo Regulos Neves. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GALLO, S. Diferenças, multiplicidade, transversalidade: para além da lógica identitária da diversidade. In: RODRIGUES, Alexsandro et al (Org.). Transposições: lugares e fronteiras em sexualidade e educação. Vitória: Edufes, 2014.
GOMES, Manuel Messias. A diversidade de culturas no Brasil: como valorizá-las na prática educativa da sala de aula? – 2019. Educação Pública, disponível em: >https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/30/a-diversidade-de-culturas-no-brasil-como-valoriza-las-na-pratica-educativa-da-sala-de-aula<Acessado em: 20/09/2020.
LEITE, Maria Aparecida. Diversidade cultural no contexto escolar. Itaporanga-PB: Editora Universitária/UEPB, 2014.
LIMA JUNIOR, Arnaud, HETKOWSKI, Tânia Maria. Educação e Contemporaneidade: desafios para a pesquisa e a pós-graduação. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
MARQUES, L. P. Os discursos gerados nas relações com as diferenças: desafio para a formação em educação. In: DALBEN, A. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MOREIRA, A F. & CANDAU, V. M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
PEDROSO, Inês Zanin. O preconceito racial no ambiente escolar. os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Rebouças/Paraná. 2013.
RAMALHO, Lays da Silva. Diversidade cultural na escola. Diversidade e Educação, v.3, n.6, p. 29-36, 2015.
RODRIGUES, Dayse Berenguer. Preconceito racial: uma violência a democracia na escola. Disponível em http://wwwnead.unama.br/site/bibdigital/pdf/artigos revistas/ 159.pdf. Acesso em 25/05/2013.
SCHUCHTER, Terezinha Maria; CARVALHO, Janete Magalhães. Problematizando os conceitos de diversidade e identidade: os documentos da secadi e as implicações para o currículo. Espaço do Currículo, v.9, n.3, p. 519-529, 2016.
SILVA, Carmem Silvia Bissoli. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. São Paulo: Autores Associados, 1999.
SILVA, M.J.A.; BRANDIM, M.R.L. Multiculturalismo e educação: em defesa da diversidade cultural. Revista Diversa, v. 1, n. 1, p. 51-66, 2008.
SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; NADER, Alexandre Antonio Gilli; DIAS, Adelaide Alves. Subsídios para a Elaboração das Diretrizes Gerais da Educação em Direitos Humanos – versão preliminar. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007.
SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO era Masagão (org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.