O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
O USO DAS TECNOLOGIAS

Palavras-chave

Tecnologia. Informação. Comunicação. Educação.

Como Citar

Almeida dos Santos Sousa, E., da Silva Ferreira, J., Souza Costa Ferreira, M., & Vinicius de Araújo Silva, M. (2021). O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O EDUCADOR. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(03). https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.405

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação é, sem dúvida, uma excelente estratégia de ensino que visa a inclusão, inovação e adequabilidade as necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho. Entretanto, incluí-las em sala de aula não é algo simples. Vai além de equipar a escola com recursos tecnológicos inovadores. Perpassa pela administração destes recursos, inclusive os aparelhos pessoais, como os smartphones. O professor precisa assim repensar sua forma de trabalho a fim de utilizar os instrumentos tecnológicos como aliados ao aprendizado. É necessário tomar alguns cuidados, pois as tecnologias trazem para sala de aula novos desafios. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo geral analisar os principais desafios e possibilidades enfrentados pelo professor ao utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação no seu trabalho pedagógico. Para isso, discutiremos as grandes contribuições que a tecnologia pode trazer para a sala de aula; investigaremos os principais problemas de sua má utilização como recurso pedagógico; e, por fim, identificaremos os principais entraves enfrentados pelos professores quanto ao seu uso no cotidiano escolar de uma escola pública no interior do estado da Bahia. O trabalho com tecnologias exige do educador planejamento, empenho, dedicação e ousadia. Conversamos com oito professores desta instituição e suas respostas e posturas são brevemente comentadas. Entre os principais problemas relacionadas à tecnologia em sala de aula, foram apontados: uso de celular em momentos inoportunos; má utilização da internet como instrumento de pesquisa e dificuldade no manuseio das tecnologias por parte dos educadores.

Palavras chave: Tecnologia. Informação. Comunicação. Educação.

https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.405
O USO DAS TECNOLOGIAS

Referências

BARBOSA, A. C. Currículo: teoria e prática. Indaial: UNIASSELVI. (2013).
BARROWS HS, TAMBLYM RM. Problem-based learning: an approach to medical education. New York: Springer Publishing Company; 1980.
DEMO, Pedro. TICs e educação, 2008. Disponível em: http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br Acesso em 28.03.2016.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
LEITE, L et al. Tecnologia educacional: mitos e possibilidades na sociedade tecnológica, Tecnologia Educacional, v. 29, n. 148, p. 38-43, Rio de Janeiro, jan./mar., 2000.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4ª ed. p.43 e 44.
MORAES, M. C. Subsídios para Fundamentação do Programa Nacional de Informática na Educação. Secretaria de Educação à Distância, Ministério de Educação e Cultura, Jan/1997.
MORAN, José Manuel. As mídias na educação. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2000, p. 162-166.
PAIVA, J. H. O Uso da Estratégia Gameficação na Educação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica vol. 43 . (Janeiro de 2019).
PENTEADO, M. G.; Novos Atores, Novos Cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 297-313.
PERRENOUD, Philippe et all. Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Editora Artmed, 2002.
SANTOS, S. M. Brinquedoteca, o lúdico em diferentes contextos. 14º Ed. Rio de Janeiro: Vozes. (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...