A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavras-chave

Prática Pedagógica. Inclusão. Educação Especial

Como Citar

da Silva Dias, L. ., & Helena Mello, E. . (2021). A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Gênero E Interdisciplinaridade, 2(03). https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.403

Resumo

O presente artigo tem como objetivo pesquisar como acontece a prática pedagógica no Ensino Fundamental I para alunos surdos, destacando a importância da valorização da educação especial e como os professores regentes de sala da aula proporcionam a inclusão alinhando a sua prática pedagógica de forma integrada a realidade vivenciada por seus educandos. Para a realização deste trabalho que é de cunho qualitativo e se fez necessário uma pesquisa bibliográfica, ou seja, uma pesquisa detalhada com materiais de grande relevância, levantamento bibliográfico, trazendo os conceitos dos principais autores para esse tema, com a proposta de aprofundar, enriquecendo a discussão ao tema estudado, através de estudos e referências bibliográficas de autores de grande expressão na área educacional, fundamentada em leitura e reflexão de livros, artigos e sites, em que foi utilizado na produção este trabalho.  No processo de escolha do material, ocorreu uma análise significativa de tudo que foi elaborado, buscando a melhor compreensão do mesmo, detectando as melhores referências a serem aplicadas, na produção do artigo, levando em consideração a necessidade do tema para a educação do surdo. Sobretudo, principalmente, no currículo voltado a essa questão e, aos pedagogos. Este estudo possibilitou novos conhecimentos acerca da educação especial e inclusiva na pesquisa e na prática.

https://doi.org/10.51249/gei02.03.2021.403
A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Referências

ALBRES, N. A. SARUTA, M. V. Programa curricular de língua brasileira de sinais para surdos. São Paulo: Ist, 2012.

BAGGIO, M. A.; NOVA, M. da G. C. Libras / [organizado pela] Universidade Luterana do Brasil – Ulbra. – Curitiba: Ibpex, 2009.

BERGAMO, Regiane Banzzatto. Educação Especial: pesquisa e prática. – Curitiba: InterSaberes, 2012. – (Série Inclusão Escolar).

BETIM, A. C. O papel do professor diante da inclusão de um aluno surdo. Paraná, PDE 2013.

FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial – Curitiba: InterSaberes, 2013 - (Série Fundamentos da Educação).

FERNANDES, Sueli. Práticas de letramentos na educação bilíngue para surdos. Curitiba: SEED, 2006.

LAKATOS, E.M. MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 3 ed. São Paulo. Atlas, 1991.

LODI, A. C. B. Uma leitura enunciativa da língua brasileira de sinais: o gênero conto de fadas. DELTA [online]. vol. 20, n.2, pp. 281-310, 2004a. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502004000200005. In: ALBRES, N. A. SARUTA, M. V. Programa curricular de língua brasileira de sinais para surdos. São Paulo: Ist, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed., Editora Atlas. 2003.

MEGALE, Antonieta Heyden. Bilinguismo e educação bilíngue: discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005. In: ALBRES, N. A. SARUTA, M. V. Programa curricular de língua brasileira de sinais para surdos. São Paulo: Ist, 2012.

QUADROS, Ronice Muller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997a. In: ALBRES, N. A. SARUTA, M. V. Programa curricular de língua brasileira de sinais para surdos. São Paulo: Ist, 2012.

RODRIGUES, A. J. Contextos de aprendizagem e integração? Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. São Paulo: Avercamp, 2003. In: BERGAMO, Regiane Banzzatto. Educação Especial: pesquisa e prática. – Curitiba: InterSaberes, 2012. – (Série Inclusão Escolar).

SÁNCHEZ, P. A. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão: revista da Educação Especial, Brasília, v.1, n.1, p.7-18.2005. In: FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial – Curitiba: InterSaberes, 2013 - (Série Fundamentos da Educação).

SILVA, Aline Maira da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. – Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Inclusão Escolar).

https://www.ufpe.br/documents/39399/2403144/PEREIRA%3B+SOUZA+-+2019.1pdf/8320d506-68b2-4722-9477-6d3344b09427, acesso em 21 de janeiro de 2021.

https://cultura-sorda.org/wp-content/uploads/2015/03/Fernandes_praticas_letramentos-surdos_2006.pdf, acesso em 22 de janeiro de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...