Resumo
Esse artigo apresenta o modelo educacional cívico-militar como uma proposta de trabalhar os valores patrióticos com ênfase no desenvolvimento da aprendizagem, moral e cívico, visando uma formação integral do sujeito. Tem como objetivo analisar as percepções dos professores, pais e gestores sobre a contribuição do modelo educacional cívico-militar para a redução da violência, indisciplina e formação de valores em uma cidade da Região Metropolitana do Recife/PE. A metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e quantitativa, exploratória, descritiva e de campo. A amostra foi composta por 13 gestores, 30 professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e 21 pais de uma cidade da região metropolitana do Recife/PE, dos quais foram submetidos a responder um questionário eletrônico. No entanto, este estudo revelou-se que os fatores de indisciplina e violência na escola têm comprometido o rendimento escolar dos alunos. O estudo também apontou que o Ecim na perspectiva dos gestores, docentes e pais contribui para a prevenção da violência no ambiente escolar e melhoria do rendimento escolar de forma significante. Assim como contribui para um bom desempenho escolar. Ainda mais, destacou que o modelo educacional cívico-militar pode promover valores morais, cívicos e patrióticos da sociedade, significativamente.
Referências
BRASIL. Decreto nº 10.195, de 30 de dezembro de 2019d. Disponível no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Decreto/D10195.htm#art8. Acesso em: 20/01/ 2020.
_______. Ministério da Educação. Entenda as diferenças entre os modelos de escolas cívico-militares propostos pelo MEC. 2019f. Disponível no site: http://portal.mec.gov.br/compone.t/content/article/211-noticias/218175739/81851-entenda-as-diferencas-entre-os-modelos-de-escolas-civico-militares-propostos-pelo-mec?Itemid=164. Acesso em 20/01/ 2020.
_______. Ministério da Educação. Governo federal lança programa para a implantação de escolas cívico-militares. 2019b. Disponível no site: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/79931-governo-federal-lanca-programa-para-a-implantacao-de-escolas-civico-militares; Acesso em 20/01/ 2020.
_______.Constituição da República Federativa do Brasil.1988. Disponível no site: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 05/03/2013. _______.Decreto n. 9465, de 2 de janeiro de 2019c. Disponível no site: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57633286. Acesso em 20/01/ 2020.
_______. Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019a. Disponível no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10004.htm. Acesso em 20/01/ 2020.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
_______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: DOU, 1990.
_______.Manual das escolas cívico-miliares. 2020c. Disponível no site: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/837270/RESPOSTA_PEDIDO_ECIM_Final.pdf. Acesso em: 22/03/ 2020.
HAGUETTE, André; PESSOA, Márcio Kleber Morais; VIDAL, Eloísa Maia. Dez escolas, dois padrões de qualidade. Uma pesquisa em dez escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Ceará. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 24, n. 92, p. 609-636, 2016.
NEVES, J. Participação militar nas escolas avança no país. 2019. Disponível no site: http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/participacao-militar-nas-escolas-avanca-no-pais. Acesso em Acesso em 20/01/ 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES. Escola Municipal Natividade Saldanha, do Jaboatão, terá modelo cívico-militar em 2020. 2019. Disponível no site: https://jaboatao.pe.gov.br/escola-municipal-natividade-saldanha-do-jaboatao-tera-modelo-civico-militar-em-2020/. Acesso em: 02/03/2020.
PUREZA, Diego Luiz Victório. A viabilidade jurídica para a militarização de escolas públicas.Revista Âmbito Jurídico, n. 168, 21, 2018.
SANTOS, Amilton Gonçalves; VIEIRA, Josenilton Nunes. Colégio da polícia militar Alfredo Vianna: características de uma cultura escolar-militar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 35, n. 3, p. 725, 2019.
SILVA-FILHO, Raimundo Barbosa; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017.