Resumo
O presente trabalho se valerá de uma perspectiva política que circunscreve o personagem Alvo Dumbledore, de criação da escritora J. K. Rowling nos campos literário e cinematográfico de Harry Potter. Aqui se concretizará o intento de compreender a forma como são concentradas em tal personagem características que se aproximam e se afastam com vários aspectos do senso comum sobre o que se espera de uma figura de poder. Delineando-se pelas esferas do profissional e do pessoal, Dumbledore irá de encontro com expectativas socialmente construídas acerca da masculinidade1; além disso, se valerá da forma como o personagem é construído em contraste com a forma como este é representado, ou seja, há outra paridade de confronto: no meio mágico de seu próprio universo e no meio cinematográfico, no que concerne à indústria do cinema e aceitação do público.
Referências
HARRY Potter e a Câmara Secreta. Reino Unido: Warner Bros. Pictures., 2002.
HARRY Potter e a Ordem da Fênix. Reino Unido: Warner Bros. Pictures., 2007.
OLIVEIRA, Pedro Paulo. A construção social da masculinidade. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPEREJ, 2004, p. 141 – 191.
PAIVA, Crístian. Corpos/Seres que não importam? Sobre homossexuais velhos. Bagoas, n. 04, 2009, p. 191-208.
POCAHY, Fernando Altair. Entre vapores e dublagens: dissidências homo/eróticas nas tramas do envelhecimento. 2011. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Do Rio Grande do Sul, RS. p. 1-47.
REIS, Ramon Pereira dos. “Eu tenho medo de ficar afeminado”: performances e convenções corporais de gênero em espaços de sociabilidade homossexual. Rev. NUFFEM.v. 4, n. 1, jan.-junho, 73-87, 2012.
WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001, v. 9, n. 2, p. 460-482.
Disponível em: <https://harrypotter.fandom.com/pt-br/wiki/Alvo_Dumbledore> Acesso em 20 de junho de 2019.