Resumo
This article examines how Lev Vygotsky's historical-cultural theory can be applied to the education of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). With an emphasis on concepts such as the Zone of Proximal Development (ZPD), mediated learning, social interaction, adaptation of teaching material and a focus on children's abilities and individuality, the study proposes methodological adaptations that can significantly benefit the inclusion and educational development of these children. students
Referências
A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, Lev Vygotsky, 224 págs., Ed. Martins Fontes. PDF.
Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2014.
ANDRADE, Juliana Silva Andrieta. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS JUNTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021.
ARAUJO, Helenita de Oliveira et al. INCLUSÃO ESCOLAR: FUNDAMENTOS E ATRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO. 2022.
ARÔSO MENDES BARBOSA, C. M. A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, [S. l.], v. 11, 2012. DOI: 10.17143/rbaad.v11i0.242. Disponível em: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242. Acesso em: 24 abr. 2024.
BONOTTO, Renata Costa de Sá. Uso da comunicação alternativa no autismo: um estudo sobre a mediação com baixa e alta tecnologia. 2016.
CAMARGO, Kênia Cristina Fernandes Morais; AIRES, Mayara Stefany de Sousa. A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ATENÇÃO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA CRIANÇA COM ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023.
CAVALCANTE, Deyse. O processo de inclusão escolar para crianças com Transtorno do Espectro Autista–TEA. 2023.
CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. Digitaliza Conteudo, 2023.
COSTA, Dóris Anita Freire. Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 23, n. 72, p. 232-240, 2006 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862006000300007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 abr. 2024.
DE SOUSA ARAÚJO, Igor et al. INCLUSÃO, AFETIVIDADE E ENSINO-APRENDIZAGEM EM VYGOTSKY. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID6257_05082019204616.pdf >. Acesso em 24 de abril de 2024.
DE SOUZA, ANDREIA RODRIGUES. AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2022.
DOS SANTOS, V. N. F. Diálogo entre lev vigotski e henri wallon sobre desenvolvimento e inclusão escolar da criança com o transtorno do espectro autista: uma proposta de referencial teórico / Dialogue between lev vigotski and henri wallon on the development and school inclusion of children with autistic spectrum disorder: a proposed theoretical reference. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 111147–111160, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n12-070. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40585. Acesso em: 24 apr. 2024.
GAIATO, Mayra Helena Bonifácio; ZOTESSO, Marina Cristina; SILVEIRA, Rodrigo da Rosa; FERREIRA, Lidiane. Análise comparativa do comportamento verbal nos três níveis de suporte do autismo. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, Brasil, v. 13, p. e5328, 2024. DOI: 10.17267/2317-3394rpds.2024.e5328. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/5328. Acesso em: 25 abr. 2024.
Ivic, Ivan. Lev Semionovich Vygotsky / Ivan Ivic; Edgar Pereira Coelho (org.) – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 140 p.: il. – (Coleção Educadores).
JARDIM, Maria das Dores Soares Damaceno. Adaptação pedagógica e elaboração de materiais didáticos no ensino de matemática para aluno com transtorno do espectro autista. 2023.
Lemos, E. L. de M. D., Salomão, N. M. R., & Agripino-Ramos, C. S.. (2014). Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Brasileira De Educação Especial, 20(1), 117–130. https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000100009
LEONTIEV, VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Obras Escogidas II. Madri: Visor, 1993. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4685.pdf.
MAYER, Denise Both. Leitura para além de palavras: identificando elementos de tradução de texto em imagem nos livros com Comunicação Alternativa produzidos no Brasil, Portugal e Itália. 2019.
O Pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil, Maria Teresa de Assunção Freitas, 192 págs., Ed. Papirus. PDF.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 1995. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/274/vygotsky-e-o-conceito-de-aprendizagem-mediada.
ORRÚ, S. E. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. 3ª ed. Rio de Janeiro: Wak, Ed. 2012.
ORRÚ, S.E. Aprendizes com autismo: Aprendizagens por eixos de interesse em espaços não excludentes. Petrópolis: Vozes, 2016.
RICHIT, Adriana. Implicações da teoria de Vygotsky aos processos de aprendizagem e desenvolvimento em ambientes mediados pelo computador. Revista Perspectiva, v. 28, n. 103, p. 21-32, 2004.
SANTIAGO, Cinthia Brenda Siqueira et al. A inclusão do aluno autista: um estudo sobre as adaptações curriculares. Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, v. 3, n. 3, 2020.
TOGASHI, C. M., & WALTER, C. C. de F.. (2016). As Contribuições do Uso da Comunicação Alternativa no Processo de Inclusão Escolar de um Aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Brasileira De Educação Especial, 22(3), 351–366. https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300004
VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semyonovich; LURIA, Alexander Romanovich; pdf.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Obras Escogidas V. Madri: Pueblo y Educación, 1989. Pdf.
VYGOTSKI, Lev Semyonovich.Obras Escogidas III. Madri: Visor, 1995.pdf.