Resumo
Esta dissertação pretendeu fazer uma análise sobre o uso da pesquisa como ferramenta para a construção do conhecimento no Ensino Fundamental, buscando subsídios bibliográficos de autores que consolidam como forma de melhorar o ensino, visto que, da forma que o mesmo se encontra, torna-se uma mordaça para alunos e sociedade em geral, bem como, observou-se que ainda é um campo muito conturbado e com vários pensamentos indefinidos, em virtude da necessidade de se adequar e entender a pesquisa. Esta nova forma de ensinar pode transformar o aluno da educação básica em colaborador para a construção de uma nação onde todos vivam com dignidade. A revisão bibliográfica contemplou o envolvimento com livros, teses, dissertações, revistas e jornais e teve como objetivo de levantar dados para embasar tópicos referentes a pesquisa como instrumento pedagógico na construção do conhecimento no Ensino Fundamental conforme problema e objetivos a serem estudados.
Referências
ABREU, R.; ALMEIDA, D. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. Revista Entre Ideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, n. 14, p. 73-85, jul./dez. 2008.
BAGNO, M. Pesquisa na escola – o que é e como se faz. 21º ed. 102p. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2007.
BARDIN, Laurence. Analise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
DEMO, Pedro. Educar Pela Pesquisa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
FAGUNDES, T. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 65, abr./jun. 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra, 15a ed. 1996.
LIBARDI, Suzana Santos; GOMES, Carmelita Maria; ARAUJO, Ana Paula Sandes. A colaboração em pesquisa como ferramenta metodológica para formação de professores/as na licenciatura. Relatos de Experiência, Rev. Bras. Estud. Pedagog. v.102, n.260, Jan-Apr. 2021.
LOPES, N. C. A constituição de associações livres e o trabalho com as questões sociocientíficas na formação de professores. 2013. 372 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2013.
MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2007.
OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; GONZAGA, Amarildo Menezes. Professor pesquisador-educação científica: o estágio com pesquisa na formação de professores para os anos iniciais. Ciência & Educação (Bauru), v. 18, n. 3, p. 689-702, 2012.
OLIVEIRA, Sued; LUDKE, Menga. Qual o lugar da pesquisa na formação de professores de ciências? Campinas: VIII ENPEC, 2011.
PIO, R.; FRANÇA, D.; DOMINGUES, S. A importância da pesquisa na prática pedagógica dos professores. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 16, n. 34, p. 91-109, fev./jul. 2016.
RAUSCH, Rita Buzzi. Concepções e experiências em pesquisa de licenciandos em conclusão de curso. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 33, 2010.
SILVA, Fernanda Keila Marinho da; COMPIANI, Maurício. A pesquisa na prática docente em projeto de formação continuada: ideias e práticas em debate. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 1099-1115, out.-dez., 2015.
SOCZEK, D.; ROMANOWSKI, J. P.; VERSALLI, A. Impactos de programas de Iniciação Científica na Formação de Professores. 19 f. X ANPED SUL. 2014. Florianópolis. 19 p.