A AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID-19
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem. Avaliação. Pandemia. Covid-19.

Como Citar

Sergio De Moraes, P. ., Maria Ribeiro dos Santos, B. ., & Scheidt Rodrigues, S. . (2024). A AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID-19. Humanas Em Perspectiva, 73. https://doi.org/10.51249/hp03.2024.2180

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a avaliação escolar no período de pandemia do covid-19. O estudo realizado trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ao qual, utilizou-se de livros, artigos, entre outros estudos como embasamento teórico. Em tempos de pandemia, torna-se imperativo que quase todos passem por algum tipo de avaliação psicológica. É fundamental ressaltar a importância dessa avaliação tanto para os alunos quanto para os professores. É fundamental esclarecer que a educação emocional não é uma forma de terapia, mas sim um meio de dotar os alunos de ferramentas para se autogerenciarem em situações de alto estresse e aliviar as pressões associadas aos testes, entre outras coisas. Mesmo antes do início da pandemia, havia um aumento notável no número de jovens com depressão e outros transtornos psiquiátricos. Avaliar ou pelo menos considerar esse aspecto é fundamental na estruturação do currículo e das avaliações. Durante a pandemia e a transição para o ensino remoto, houve uma perda temporária ou limitação da autoridade do professor nos processos de ensino e avaliação. A capacidade de monitorar e orientar fisicamente os alunos não era mais possível. Como resultado, muitos alunos se sentiram perdidos e incertos sobre o que deveriam fazer até que a escola se organizasse melhor. Na verdade, esta situação continua a persistir em muitos casos. Sem a habitual pressão dos exames e sem o pleno exercício da autoridade do professor, muitos alunos não cumpriam os requisitos mínimos de avaliação, deixavam de fazer os exames ou simplesmente desrespeitavam as suas responsabilidades.

https://doi.org/10.51249/hp03.2024.2180
PDF

Referências

ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar. 10ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

ARRUDA. E, P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação à Distância, Porto Alegre, v.7, n.1, p. 257-275, 2020.

BALDES, Márcio Andrade Lyrio. A pandemia da covid-19 e os desafios de avaliar a aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 10, 23 de março de 2021.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CAVALCANTE, A. S. P. et al. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Rev. Avancesen Enfermería. v. 38, n. 1. 2020.

DA SILVA, Natália Luczkiewicz; FREITAS, Inalda Maria Duarte de. Avaliação escolar em tempos de pandemia: possibilidades e incontingências. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 7-29, 2022.

ENGUE, Maíra Aparecida Souza; FREITAS, Edilene Aparecida Simão. A avaliação da aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT. n. 2. Novembro, 2020.

FERNANDES, P. A avalição da aprendizagem: da pluralidade de enunciações à dualidade de concepções. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 4, n. 55, p. 304-334, 2013.

FIOCRUZ, F. O. C. Cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial-Informações Gerais. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/cartilha-saude-mental-e-atencao-psicossocial-na-pandemia-covid-19. Acesso em: 11 jul. 2023.

GARCIA, Joe; GARCIA, Nicolas Fish. Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. Eccos -Revista Cientifica, São Paulo, n. 55, p. 1-14, e18870, out./dez.2020.

GOMES, S. dos S., FLORES, M. J., OLIVEIRA, B. M. de, & MOTTA, A. R. Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da covid-19. Linhas Críticas, v.27, 2022.

GUIRADO, G. M. P., GUIRADO, V. M. P., OLIVEIRA, E., QUEIROZ, P. E.; GARCIA, R. Avaliação da qualidade de vida de trabalhadores antes e durante a pandemia de COVID-19 por meio do questionário SF-36. Rev. Gest. Sist. Saúde, São Paulo, v.10, n.1, p.84-105, jan./abr. 2021.

LUCKESI. CIPRIANO Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19. Rev. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 7. p. 31-46, 2020.

MIQUELANTE, M. A.; PONTARA, C. L.; CRISTOVÃO, V. L. L.; SILVA, R. O. As modalidades da avaliação e as etapas da sequência didática: articulações possíveis. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n (56.1): 259-299, jan./abr. 2017.

OLIMPIO, N. L. A.; MACIEL, A. de O.; SAMPAIO, M. L.; MORAIS, F. R. C. de. Avaliação da aprendizagem em tempos de pandemia: um relato de experiência no ciclo de alfabetização. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e021024, 2021.

OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Rev. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020.

PIMENTA, C. O.; SOUSA, S. Z. Avaliação em tempos de pandemia: oportunidade de recriar a escola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. e08274, 2021.

RUBIM. J, P. A utilização da experimentação remota como ferramenta de ensino: uma revisão da literatura. Dissertação(Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas), Universidade Federal do Tocantins –UFT, 2016.

SENHORAS, E. M. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Rev. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020.

SILVA, Joel Figueiredo da. et al. A utilização das metodologias ativas no ensino da matemática. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 08, Ed. 05, Vol. 01, pp. 122-136. Maio de 2023.

XIAO, C; LI, Y. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threatsand Possibilities, American Ethnologist website, 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...