A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A IMPORTÂNCIA

Palavras-chave

Avaliação. Escola. Aprendizagem.

Como Citar

Sergio De Moraes, P. . (2024). A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Humanas Em Perspectiva, 62. https://doi.org/10.51249/hp02.2024.2037

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar a importância da avaliação escolar no processo de ensino-aprendizagem. No que se refere a justificativa para escolha pelo tema, no diz respeito a sua relevância e pertinência, como um elemento próprio e indissociável do processo ensino aprendizagem, a avaliação assume diferentes características e objetivos na escola, ela se concentra em parte dos casos no campo dos resultados, preocupada com a medição do aprendizado, e até mesmo coma punição daqueles que não atenderam os objetivos proposto e dificilmente é vista como elemento de ensino e aprendizagem. Este assunto pode contribuir para reflexão do processo avaliativo, numa perspectiva que veja a avaliação para além de um problema dos professores, mas sim como uma discussão que pode contribuir para um melhor conhecimento dos problemas educacionais, que através de processos fragilizados de avaliação podem levar ao fracasso escolar, aprendizagem deficitária, sem contribuir para a formação de jovens cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. O estudo realizado trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ao qual, utilizou-se de livros, artigos, entre outros estudos como embasamento teórico. A avaliação dos alunos com base em testes escritos tem limitações significativas. Muitas escolas usam esses testes para avaliar a capacidade dos alunos, em vez de seu conhecimento. Os professores acham difícil avaliar os resultados mais importantes de seu ensino, como compreensão, originalidade e habilidades de resolução de problemas. Isso ocorre porque a maioria dos exercícios em livros didáticos e tarefas dadas pelos professores concentram-se nessas qualidades. Escolas, professores e pais precisam de provas quantitativas e qualitativas dos resultados de aprendizagem de seus alunos para avaliar o trabalho realizado. Essas ferramentas incluem testes escritos e outros métodos de verificação. Por mais que um professor se esforce para incutir motivação em seus alunos, ele nunca conseguirá inspirá-los por conta própria a estudar. As crianças precisam de estímulos externos para exercitar suas energias físicas e intelectuais.

https://doi.org/10.51249/hp02.2024.2037
A IMPORTÂNCIA

Referências

ARREDONDO, S.C. e DIAGO, J.C. Avaliação. educacional e promoção escolar. Curitiba: Ibepex;. São Paulo: Unesp, 2009.

BARRIGA, A. Uma polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, M. T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5. ed. Petrópolis: DP&A, 2003.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso e: 10 de nov. 2020.

HOFFMANN, Jussara. A avaliação enquanto mediação. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1994.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma pratica em construção da pré-escola à universidade. 32ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2012.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1998.

______. Avaliação da aprendizagem Escolar. 18. ed. – São Paulo: Cortez, 2006.

______. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2009.

______. CIPRIANO Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

MORETTO, Vasco Pedro, Prova: um momento privilegiado de estudos, não um acerto de contas. Rio de Janeiro – Lamparina, 2010.

RONCA, P. A. C. A prova operatória: contribuições da psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1991.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções a ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SANMARTÍ, Neus. Avaliar para aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SOUSA, S.Z. Avaliação Escolar: constatações e perspectivas. Revista de Educação AEC, Brasília -DF, ano 24,nº 94, p.59-66, jan./mar.,1995.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança – por uma práxis transformadora. 11. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2010.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A avaliação na escola. / Benigna Maria de Freitas Villas Boas. – Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...