Resumo
En resumen, este capítulo presenta parte del estudio de la tesis doctoral titulada “Militância em Ferréz- uma discussão sobre a relação do modo de narrar com a intenção de representar a realidade” defendida en 2019 por la presente investigadora. Como conceptos principales, se destacan el “choque de lo real”, el “espacio autobiográfico”, la “representación” y los “nuevos realistas” cuando se trata de narrativas literarias sobre el espacio periférico de los grandes centros urbanos. Ferréz es un nombre destacado en la producción literaria y el estudio de las implicaciones intra y extraliterarias de sus obras se presenta en parte en este capítulo.
Referências
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997. (Bom Livro).
AZEVEDO. Um episódio, múltiplas versões. 2010. Disponível em: http://muralbrasil.wordpress.com/2010/09/11/um-episodio-multiplas-visoes/. Acesso em abril de 2013.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão; rev. trad. Marina Appenzeller. 3.ed. São Paulo: Mar tins Fontes, 2003.
BARCA, Antônio Jiménez. Entrevista “Até hoje eu não sei o que é pior a Igreja ou a droga”. https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/21/cultura/1429627864_042387.html, 2015.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão; rev. trad. Marina Appenzeller. 3.ed. São Paulo: Mar tins Fontes, 2003.
BARCA, Antônio Jiménez. Entrevista “Até hoje eu não sei o que é pior a Igreja ou a droga”. https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/21/cultura/1429627864_042387.html, 2015.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1998.
CHAGAS, P. D. Mimesis e criticidade na obra de Luiz Costa Lima. Em tese, Belo Horizonte,v. 8, p. 189-197, dez., 2004.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
DAVIS, Mike. Planeta Favela. Tradução de Beatriz Medina – São Paulo: Boitempo, 2006.
FERRÉZ. Capão Pecado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
_______. Manual prático do ódio. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2003.
_______. Ninguém é inocente em São Paulo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______ . Cronista de um tempo ruim. São Paulo: Selo Povo, 2009.
________. Deus foi almoçar. São Paulo: Planeta, 2011.
________. Os ricos também morrem. São Paulo: Planeta, 2015.
________. Pensamentos de um “correria”. Opinião. Folha de São Paulo. São Paulo, 08 out. 2007. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u336145.shtml. Acesso em março de 2011.
________. Sobre o texto na Folha de São Paulo. Disponível em: http://ferrez.blogspot.com.br/2007/10/sobre-o-texto-na-folha-de-so-paulo.html. Aceso em: julho de 2012.
FINOTTI, Ivan. “Bem-vindo ao ‘fundo do mundo”. Folha de São Paulo, São Paulo,06 de janeiro de 2000.
JAGUARIBE, Beatriz. O Choque do real; estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
JAKOBSON, Roman. “Do realismo artístico”. In: EIKHENBAUM, B. et alii. Teoria da literatura; formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 2013. p. 119-127.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro - o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
MARTINS, Ivan. Entrevista: “Ferréz o rolezinho foi só o primeiro ato” http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/02/bferrezb-o-rolezinho-foi-so-o-primeiro-ato.html, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. Que é a Literatura? Rio de Janeiro: Editora Ática. 1993.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.