Resumo
O tema indisciplina atualmente vem sendo muito discutido no âmbito escolar, a quebra de regras impostas, seja ela pela escola ou pelo professor dentro da sala de aula, é considerado um obstáculo para a aprendizagem. Surge então por parte dos educadores um grande desafio em como enfrentar a indisciplina na sala de aula, que métodos/práticas, os professores podem utilizar para minimizar este tipo de comportamento. Por ser uma realidade presente nas escolas, a indisciplina passa a ser motivo de conflitos na sala de aula entre professor e aluno, gerando castigos e punições muitas vezes equivocados por parte dos educadores, prejudicando a aprendizagem. A indisciplina é encarada também por muitos professores como um problema que somente os pais podem resolver tirando do professor a sua responsabilidade, de seus métodos, muitas vezes tradicionais, de aulas maçantes e desinteressantes para os alunos.
Referências
Anjos, Valdemir Melo dos. INDISCIPLINE IN THE EARLY GRADES OF FUNDAMENTAL EDUCATION AT ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO ROBERTO DE CARVALHO. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 03, p. 82-99, 2024.
Bozoki, Karine Silva. Bressan, João Carlos Martins. Os desafios da prática pedagógica em educação física e suas soluções apresentadas por professores. Conexões, v. 21, p. e023013-e023013, 2023.
Bueno, Helen Paola Vieira. Silva, Priscila Kelly Oliveira da. REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES FRENTE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELA INDISCIPLINA ESCOLAR. Revista Diálogos Interdisciplinares, v. 1, n. 8, p. 55-70, 2020.
Carita, Ana. Fernandes, G. Indisciplina na sala de aula: Como prevenir? Como remediar? Lisboa: Presença, 1997.
Daza, Priscilla Ferreira. Felipe, Juliana da Silva. MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR DO ENSINO BÁSICO: VANTAGENS E DESAFIOS (DIREITO). Repositório Institucional, v. 3, n. 1, 2024.
Oliveira, Lays Brunnyeli Santos de et al. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INDISCIPLINA ESCOLAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. 26, n. 3, p. 26-38, 2023.
Paula, Gilvana Costa Rocha et al. Indisciplina escolar e a relação professor aluno: práticas a serem construídas significadamente. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 81-91, 2019.
Rossi, Mayara et al. OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS. REVISTA FOCO, v. 17, n. 7, p. e5606-e5606, 2024.
Silva, Ana Rita Cerqueira da. A indisciplina escolar nos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico numa escola da Horta: desafios para a intervenção. 2024. 152 tese de Doutorado. (Mestrado em Intervenção Social Escolar). Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Lisboa, outubro de 2023.
Silva, Hugo Leonardo Candido; Carvalho, Solange Maria Sabina de. Azevedo, Gilson Xavier de. CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA INDISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO? REEDUC-Revista de Estudos em Educação (2675-4681), v. 10, n. 1, p. 345-361, 2024.
Silva, Antônio Laércio Nunes da. Santos, Maria Pricila Miranda dos. INDISCIPLINA: UM DESAFIO QUE A ESCOLA PRECISA SUPERAR. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 10, p. 4539-4550, 2023.
Sousa, André Luiz Ramos de. POSTURA DO GESTOR ESCOLAR QUANTO A INDISCIPLINA. Revista SL Educacional, v. 6, n. 05, p. 19, 2024.