Resumo
A Educação Física escolar vem a ser uma disciplina de caráter essencial nas escolas na educação básica, porém nem sempre foi valorizada pela sociedade, haja vista que muitas das vezes é vista somente como uma forma de recreação e/ou passatempo. Além disso, alguns professores da área encontram várias dificuldades no exercício de suas atividades, como por exemplo, a falta de materiais e de estrutura física; a falta de interesse de alunos e ainda o pouco reconhecimento da profissão. O presente trabalho propende a demonstrar através de uma pesquisa bibliográfica algumas dificuldades que incide na desvalorização do profissional da Educação Física escolar e busca ainda trazer a importância da disciplina no desenvolvimento dos alunos. Neste estudo se propõe no seu objetivo geral, se identificar alguns motivadores da desvalorização dos profissionais no exercício da educação física escolar, demonstrando algumas barreiras que encontram na prática de suas atividades. Nessa mesma linha os objetivos específicos serão observar a importância da educação física escolar; trazer algumas metodologias que podem contribuir na sua valorização no espaço escolar e na vida do aluno e ainda aponta o quanto à profissão se encontra desvalorizada, precisando de recursos e de materiais para que estes educadores possam se desenvolver, adequadamente as suas funções e proporcionando aos educandos uma melhor qualidade de vida e de desenvolvimento educacional.
Referências
BERTINI JUNIOR, Nestor. TASSONI, Elvira Cristina Martins. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2013 Jul-Set; 27(3):467-83 • 467.
FARIA, Bruno de Almeida; MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. A inovação e o desinvestimento pedagógico na Educação Física escolar: uma leitura a partir da teoria do reconhecimento social. Motriz: Rio Claro. Rev. Educ. Fis. [online]. 2012, vol.18, n.1, p.120-129.
GASPARI, Telma Cristiane et al. A Realidade Dos Professores De Educação Física Na Escola: Suas Dificuldades E Sugestões. Universidade Federal de Educ. Fís. de Viçosa. v. 14, n. 1, p. 109- 117-121. 2006.
PRANDINA, Marilene Zandonade . SANTOS, Maria de Lourdes dos. A Educação Física Escolar e as principais dificuldades apontadas por professores da área.La educación física escolar y las principales dificultades señaladas por los profesores de la area. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, v.4, n.8, julho a dezembro 2016.
NOVAIS, Noilma Regina Souza. AVILA, Marco Aurélio. Análise dos recursos físicos e materiais às aulas de Educação Física em escolas públicas estaduais em Ilhéus, Bahia. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. 14, n. 2, 2015, p. 32-42.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica para alunos dos cursos de graduação e pós- graduação. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
RODRIGUES JÚNIOR, José Carlos; LOPES DA SILVA, Cinthia. A significação nas aulas de Educação Física: encontro e confronto dos diferentes “subúrbios” de conhecimento. Pro- -Posições, Campinas, v.19, n.1, p. 159-172, jan./abr, 2008
SANDRI, S. de F. Professores de Educação Física: (Des)Motivados nas práticas pedagógicas das escolas públicas estaduais de Francisco Beltrão/PR. 2007
SANTOS, Mônica de Souza. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a importância da atividade física e a conscientização corporal do educando. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física). Centro Universitário Ages, Paripiranga, 2021.
TANURE ALVES, Maria Luíza. DUARTE, Edison. A exclusão nas aulas de Educação Física: fatores associados com participação de alunos com deficiência. Movimento, vol. 19, núm. 1, enero-marzo, 2013, pp. 117-137 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil