Resumo
Esse percurso metodológico visa melhor compreender que os caminhos percorridos foram para que a criança disléxica possua o direito de aprender. Uma vez que o assunto dislexia é pouco pensado e discutido nos espaços escolares. A pesquisa buscou por reflexões e estímulo da discussão sobre a temática, afim de somar para aqueles que buscam novos caminhos, que possam enriquecer suas metodologias no processo de ensino. Foi realizado esse estudo relacionado à dislexia, onde consta a importância de trabalhar metodologias e as atividades diferenciadas dentro da sala de aula, propendendo à realidade de um aluno disléxico. Esse intento aborda o conceito de dislexia, suas características e consequências na aprendizagem do educando disléxico.
Referências
Câmara, Luã Teixeira Guapyassú et al. Mapeamento da produção de conhecimento acerca da dislexia em âmbito nacional.SciELO Preprints, 2024.
D’Avila, Cristina. Cardoso, Marilete. Xavier. Antonete (org.). Anais do VII Encontro de Educação e Ludicidade (VII ENELUD) - Cultura Lúdica e Formação de Educadores. Universidade Federal da Bahia FACED/UFBA. Salvador, 27 fevereiro a 01 de março de 2013.
Dockrell, Julie. Mcshane, Jhon. Negreda, Andrea. Crianças com dificuldades de aprendizagem: uma abordagem cognitiva; trad. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Ferraz, Mariana. Pedro, Ketilin Mayra. Tecnologias digitais na escolarização de estudantes com dislexia uma revisão de literatura. Devir Educação, v. 7, n. 1, 2023.
Fonseca, Ana Luiza da et al. IMPLICAÇÕES EMOCIONAIS E VIVÊNCIAS ESCOLARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DISLEXIA. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 18, n. 53, p. 19-37, 2024.
Fonseca, Vitor da. Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem da leitura. Revista psicopedagogia, v. 26, n. 81, p. 339-356, 2009
Hannavy, Sybil. O envolvimento dos pais na ajuda dos filhos na superação das dificuldades de leitura e escrita. In: Snowling, Margaret. Stackhouse, Joy Dislexia fala e linguagem: um manual do profissional. Artmed. Porto Alegre, 2004.
Lima, Lucas Alves de Oliveira et al. Desafios e oportunidades na aplicação de TICs como instrumento de inclusão escolar para alunos com dislexia: uma abordagem qualitativa. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 10, p. 22910-22927, 2023.
Rodrigues, Sônia Das Dores. Ciasca, Sylvia Maria. Dislexia na escola: identificação e possibilidades de intervenção. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 33, n. 100, p. 86-97, 2016.
Silva, Renan Mota. Dislexia na Aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano, v. 3, p. 107-138, 2018
Soares, Daniela. DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Inovação & Sociedade, [S. l.], v. 6, n. 3, 2024.