A CRECHE MUNICIPAL FRANCISCA PEREIRA LUCIANO COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, EMOCIONAL, FÍSICO, CRIATIVO E COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PARELHAS/RN
A CRECHE MUNICIPAL

Palavras-chave

Creche; Aprendizagem; Metodologia; Interação; Criança.

Como Citar

Kátia Azevedo Montenegro, R. . (2021). A CRECHE MUNICIPAL FRANCISCA PEREIRA LUCIANO COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, EMOCIONAL, FÍSICO, CRIATIVO E COGNITIVO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PARELHAS/RN. Humanas Em Perspectiva, 6. Recuperado de https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/390

Resumo

O trabalho teve como objetivo descrever o desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos da Creche Francisca Pereira Luciano para que destacássemos a instituição como espaço educativo, no município de Parelhas/RN. Para tanto, a pesquisa foi de campo, de forma descritiva e explicativa, sendo utilizados métodos indutivo, monográfico e estatístico. Para a coleta de dados, a técnica de observação direta extensiva se fez necessária, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário, contendo perguntas abertas e fechadas. Dentro da pesquisa pode-se conhecer a proposta teórico-metodológica da creche modificando a concepção de educação assistencialista que prevalecia nas instituições desse segmento. Durante o desenvolvimento do trabalho percebe-se a importância da creche para a comunidade local, através da busca por matrículas e frequência assídua dos que já estão matriculados, destacando assim o trabalho educativo de excelência realizado na instituição e que é esperado pelos pais. Averiguou-se o desenvolvimento social, emocional, físico, criativo e cognitivo da criança através dos relatórios conclusivos expostos no diário de classe construído pelas professoras. Com a realização da jornada pedagógica com os docentes pode-se trabalhar com metodologias ativas e dinâmicas, favoráveis a construção de uma aprendizagem significativa para o desenvolvimento das crianças em cada nível. A palestra sobre a interação da família com a comunidade escolar proporcionou momentos de reflexão do papel da família junto à creche e da instituição para com a família, havendo assim, o destaque da importância dos dois para o crescimento das crianças. O presente trabalho envolveu, principalmente, assumir as especificidades da educação infantil e rever concepções sobre a infância, onde a instituição deve dar oportunidade para a criança ter experiências sociais diferentes da experiência familiar, fazendo contatos com outras crianças em um ambiente estimulante, seguro e acolhedor. Assim, a relevância desta pesquisa está na possibilidade de compreender a dinâmica de funcionamento da Creche Francisca Pereira Luciano do município de Parelhas-RN, e na ação pedagógica da instituição de Educação Infantil, onde possamos definir se o ambiente é um espaço educativo ou apenas um depósito para as famílias deixarem suas crianças enquanto realizam atividades cotidianas durante o dia. Ao final, verificou-se que a creche é um espaço de socialização e interação, e tem como função cuidar e educar e que a mesma não substitui a família, logo as duas são instituições que se complementam e assim devem ser compreendidas. Constatou-se, ainda, que o trabalho educativo da creche deve criar condições para as crianças conhecerem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais.

A CRECHE MUNICIPAL

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