PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PDF

Palavras-chave

Prática pedagógica. Aprendizagem Significativa. Metodologias de aprendizagens.

Como Citar

Rodrigues Ferreira, A. . (2024). PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: FOCO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Humanas Em Perspectiva, 11. https://doi.org/10.51249/hp11.2024.2367

Resumo

A prática pedagógica para uma aprendizagem significativa, abordada neste trabalho, num olhar crítico construtivo. Foram analisadas, diante da prática vivenciada pelos professores, as problemáticas sobre plágios e Fake News, que surge com as tecnologias de informação e comunicação. A Importância da prática pedagógica para a aprendizagem da Matemática, assim também nas outras disciplinas, tem um papel relevante na construção do conhecimento. A relação da teoria com a prática é uma atividade que vivência a prática inclusiva e dá sentido concreto ao que está sendo estudado. As TICs (Tecnologias de Informações e Comunicações), desempenham um papel relevante no ensino aprendizagem, porém esses meios tecnológicos têm seus benefícios e também os malefícios no seu uso, sendo a IA (Inteligência Artificial) e o Google os grandes recursos tecnológicos para professores e estudantes. Esses meios tecnológicos, ao alcance de todos, são pertinentes para auxiliar o ensino aprendizagem, onde a prática pedagógica pode usufruir desses recursos para uma aprendizagem significativa, porém é preciso saber usá-los adequadamente e de forma segura nas suas abordagens. O professor, por outro lado, precisa-se reciclar e buscar novos conhecimentos nos meios tecnológicos, usos de aplicativos e software, do próprio Google, como o GeoGebra, que está disponível gratuitamente para todos, são ferramentas que enriquecem o ensino aprendizagem da matemática, para isso é só ter uma certa habilidade com as máquinas eletrônicas.

https://doi.org/10.51249/hp11.2024.2367
PDF

Referências

ANTUNES, Mariana; BAAROSO, Felipe. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969/21198 Acesso em: 10 dez. 2024

AZAMBUJA, Celso Candido de; SILVA, Gabriel Ferreira da. Novos desafios para a educação na era da Inteligência Artificial https://www.scielo.br/j/fun/a/jWKkyjpRzxjm6c85yCKv4MN/ Acesso em: 08 dez. 2024

BECKER, Fernando. Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II - O QUE É CONSTRUTIVISMO? UFRGS – PEAD 2009/1 https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3632334/mod_resource/content/0/Becker.pdf Acesso em: 12 de dez. 2024

BRASIL. BNCC, Base Nacional Comum Curricular Competências gerais da Educação Básica Publicado em 28/04/2023 https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/bncc_ensino_medio.pdf. Acesso em: 04 dez. 2024

BRASIL, LDB. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 05 dez. 2024

CAREGNATO,Sonia Elisa. Google Acadêmico como Ferramenta Para os Estudos de Citações v. 5 n. 3 (2011): Edição Especial: Cientometria https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5682 Acesso em: 10 dez.2024

FRANCO, Maria A. do R. Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353 Acesso em: 11 de dez.2024

GÓES, Natalia Moraes; MELO, Patrícia Santos de. O Método Montessoriano e a Educação: Contribuições para a Prática Pedagógica https://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/2022_PatrAshycia_Santos_de_Melo_TCC.pdf Acesso em: 12 dez. 2024

LOVATO, Fabricio Luís, et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão Acta Scientiae, v.20, n.2, mar./abr. 2018 http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/viewFile/3690/2967 Acesso em: 12 dez.2024.

RODRIGUES, Sónia Valente. Inovação Educativa da Universidade do Porto 2024 https://www.up.pt/portal/pt/inovacao-educativa/apresentacao/equipa/ Acesso em: 04 dez. 2024

VENZI, Matheus. A Inteligência Artificial vai prejudicar a Educação? Descubra pontos positivos e negativos. https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/geracao-sesi-senai/a-inteligencia-artificial-vai-prejudicar-a-educacao-descubra-pontos-positivos-e-negativos/ Acesso em: 10.dez. 2024

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem eBooksBrasil, 2001 Acesso em: 05 dez. 2024

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...