METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS E NÃO DIGITAIS NA EVASÃO ESCOLAR
PDF

Palavras-chave

Metodologias Ativas. Tecnologia. Evasão Escolar.

Como Citar

Flávia de Amorim Melo, A. . . (2024). METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS E NÃO DIGITAIS NA EVASÃO ESCOLAR. Humanas Em Perspectiva, 73. https://doi.org/10.51249/hp03.2024.2174

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar a importância das metodologias ativas e tecnologias digitais e não digitais no combate a evasão escolar. Contudo, buscando alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfica, ao qual, utilizou-se artigos, revistas, e estudos aos quais tratam sobre a presente temática apresentada neste estudo, como fonte de embasamento teórico. A tecnologia desempenha um papel significativo ao permitir que essa comunicação ocorra. Além disso, ao se envolver em discussões, especialmente aquelas de natureza delicada, é crucial que elas ocorram em um ambiente estabelecido que estimule o respeito. Esse ambiente também deve fornecer a opção de moderação pelos administradores da escola. A ineficácia das comunicações em papel, muitas vezes perdidas ou esquecidas, é uma das razões que sustentam esta noção. Mais uma vez, a tecnologia vem em socorro, oferecendo uma solução para o esquecimento. Ele permite a sincronização das agendas dos pais ou responsáveis com os eventos da escola, garantindo que eles sejam avisados com antecedência das próximas ocasiões.

 

https://doi.org/10.51249/hp03.2024.2174
PDF

Referências

ALTHAUS, Maiza Taques Margraf; BAGIO, Viviane Aparecida. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Revista Docência Do Ensino Superior, v. 7, n. 2, p. 79-96, 2017.

ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo; FERRETE, Rodrigo Bozi. Metodologias ativas e a educação profissional e tecnológica. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 2, p. 86-98, 2019.

BERGMANN, Jonathan.; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. - 1ª.ed. - [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: LTC, 2019.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Capítulo II, Da Educação, Da Cultura e Do Desporto. Seção I Da Educação, Art.205, p. 109.

CONAI, Conferência Nacional de Educação. Construindo o sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação. Brasília: MEC,2010.

CUNHA, E. Autismo e inclusão: psicopedagoga prática educativas na escola e na família. 5º Ed. RJ: Wak ed, 2014.

DAROS, Thuinie. Metodologias ativas: aspectos históricos e desafios atuais. In: CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 8-12.

FATINATO, Fernanda Golghetto; MACEDO, Rosa Maria Stefanini de Macedo. A relação família-escola: um olhar sistêmico sobre a queixa escolar.1.ed.-Curitiba: Appris, 2020.

FRANCO, Adriana de Fátima. Os motivos da evasão escolar:Uma análise do programa FICA. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4204_2327.pdf. Acesso em 14/04/2014. Acesso em: 12 mar. 2024.

GARCÍA, Camino López; ORTEGA, Carlos Alberto Catalina; ZEDNIK, Herik. Realidade Virtual e Aumentada: Estratégias de Metodologias Ativas nas Aulas sobre Meio Ambiente. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017.

KNÜPPE, Luciane. Motivação e desmotivação: desafio para as professoras do ensino fundamental. Paraná: Educar em Revista, 2006.

KONSEN, Afonso Armando. O direito á educação escolar. Rio Grande do Sul: Ministério Público,1999.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, B. E. M. Evasão escolar no ensino médio sob a perspectiva dos docentes. Revista Educação e Políticas em Debate. Minas Gerais. v. 6, n. 3, 30set/dez. 2017.

MACIEL, Susana Wanderley. A repetência escolar na 5º série do ensino fundamental nas escolas públicas de Belém/PA: a visão das “vítimas”. Belém/PA: Universidade da Amazônia- Centro de Ciências Humanas e Educação, 2001. Publicado em: http://www.nead.unama.br/bibliotecavirtual/monografias/Repetencia_Escolar.pdf . Acesso em: 12 mar. 2024.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L. (Org.); MORAN, J (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.

ROCHA, Simone Mariano. FICAI – Um instrumento de rede de atenção pela inclusão escolar. In: BRANCHER, Leopoldo Narciso (organizado). O direito é aprender. Brasília. Fundescola / Projeto Nordeste. 1999.

SANTOS, Elaine Janaína Souza dos. A evasão escolar no ensino fundamental nas Escolas Públicas no município do Rio de Janeiro: Aspectos econômicos e sociais. 2001. 42 f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização Lato Sensu Docência do Ensino Fundamental e Médio, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2001.

SANTOS, Elaine Janaina Souza dos. A evasão escolar no ensino fundamental nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro: aspectos econômicos e sociais. Rio de Janeiro: Universidade Candido mendes,2011.Publicado em:http://www.avm.edu.br/monopdf/17/ELAINE%20JANAINA%20SOUZA%20DOS%20SANTOS.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.

SCHWARTZMAN, Simon. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2005. Publicado em:http://scholar.google.com.br/citations?view_op=view_citation&hl=ptBR&user=JrpilR0WTPcC&citation_for_view=JrpilR0WTPcC:W7OEmFMy1HYC. Acesso em: 12 mar. 2024.

SILVA FILHO, Raimundo Barbosa; ARAÚJO LIMA, Ronaldo Marcos de. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n.1, p. 35-48, jan.-jun. 2017.

SOUZA, Alexsandra Matos. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, v.9, n.19, 2011.

TOLEDO, Jenifer Vieira; MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha; NUNES, Andrea Karla. O uso de metodologias ativas com TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 8, 2017.

TURINA, Agnaldo Nogueira et al. Utilização de metodologia ativa no ensino de desenho técnico do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IFMS: avaliação de estudantes. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 2019.

UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância. Todas as crianças na escola em 2015. Iniciativa global pelas crianças fora da escola. Brasília: UNICEF, 2012.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L. (Org.); MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...