Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral analisar a importância da interdisciplinaridade e uso das tecnologias na formação discente. Contudo, buscando alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfica, ao qual, utilizou-se artigos, revistas, e estudos aos quais tratam sobre a presente temática apresentada neste estudo, como fonte de embasamento teórico. Os desafios que os professores encontram na integração de vários campos do conhecimento e no envolvimento no trabalho interdisciplinar foram bem estabelecidos através da investigação. As conclusões do estudo destacam inequivocamente a necessidade de integrar a interdisciplinaridade nos programas de formação de professores, garantindo que os futuros educadores possuam os conhecimentos e as capacidades necessárias para prosperar na profissão que escolheram. Além disso, os resultados deste estudo têm o potencial de revolucionar a forma como os cursos de graduação abordam a formação, incorporando as tecnologias nos ambientes de ensino.
Referências
ALTHAUS, Maiza Taques Margraf; BAGIO, Viviane Aparecida. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Revista Docência Do Ensino Superior, v. 7, n. 2, p. 79-96, 2017.
ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo; FERRETE, Rodrigo Bozi. Metodologias ativas e a educação profissional e tecnológica. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 2, p. 86-98, 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino fundamental: bases legais. Brasília, 1999.
CARDOSO, K. K. Interdisciplinaridade no ensino de Química: uma proposta de ação integrada envolvendo estudos sobre alimentos. 2014. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário Univates, 2014.
COSTA, Telma Reijane Pinheiro. Interdisciplinaridade e Tecnologia: relato de experiência do trabalho em Escola Pública de Ensino Médio. Palmas, PR: Revista Cereus, 2018.
DAROS, Thuinie. Metodologias ativas: aspectos históricos e desafios atuais. In: CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 8-12.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
GARCÍA, Camino López; ORTEGA, Carlos Alberto Catalina; ZEDNIK, Herik. Realidade Virtual e Aumentada: Estratégias de Metodologias Ativas nas Aulas sobre Meio Ambiente. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n. 1 jan/abr, 2017.
JAPIASSU, São Paulo. Fórum Interdisciplinar Educação e Interdisciplinaridade: um convite ao diálogo. O Sonho Transdisciplinar. Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL. VII 25 de abril de 2013.
LIMA, L. Integração das tecnologias e currículo: a aprendizagem significativa de licenciandos de ciências na apropriação e articulação entre saberes científicos, pedagógicos e das TDIC. 2014. 366 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L. (Org.); MORAN, J (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 1-25.
SIQUEIRA, Débora Martins. A interdisciplinaridade e a tecnologia no ensino da educação profissional. Trabalho de Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Tecnologia, Comunicação e Técnicas de Ensino, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Prof. Marisangela Pacheco Brittes. Curitiba, 2020.
SOARES; D. M. R. et al. Interdisciplinaridade e uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação de licenciandos(as). Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 47, p. 141-153, abr./jun. 2021.
SOUZA, Afonso. Uso da Plataforma Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Paraíba. Centro de Ciência Aplicada a Educação. 2016.
TOLEDO, Jenifer Vieira; MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha; NUNES, Andrea Karla. O uso de metodologias ativas com TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 8, 2017.
TURINA, Agnaldo Nogueira et al. Utilização de metodologia ativa no ensino de desenho técnico do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do IFMS: avaliação de estudantes. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, 2019.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L. (Org.); MORAN, J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44.
VIEIRA, Larissa Maria Gemino Alves; MARQUES, Adílio Jorge. A interdisciplinaridade e a tecnologia como alternativas aos métodos disciplinares na educação. Revista Educação Pública, v. 19, nº 6, 26 de março de 2019.