OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Palavras-chave

aprendizagem; educação superior; reflexão; desafios da prática pedagógica.

Como Citar

Almeida de Oliveira, M. ., Almeida da Siva, F. ., Sucupira Ferro Carneiro, E. ., Mayara Rocha Leão, P. ., & Vieira Araujo, M. . (2022). OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Humanas Em Perspectiva, 26. Recuperado de https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/1026

Resumo

O presente trabalho destina-se ao estudo e reflexão as características dos desafios e perspectivas da avaliação e aprendizagem na educação superior, buscando avaliar quais concepções o ensino superior aborda sobre as práticas pedagógicas que os professores desenvolvem na atualidade e como essas práticas podem contribuir para a melhoria e desenvolvimento da área educacional, propondo o crescimento de saberes e aprendizagem aos alunos. Com as exigências que o mercado de trabalho hoje requer, o professor na área educacional vem buscando a cada dia se capacitar para o melhor desenvolvimento profissional, gerando uma busca intensiva sobre o despertar dos alunos pela pesquisa, pela tecnologia e a aprendizagem, garantindo assim grandes conhecimentos e o prazer pelos estudos. Como aporte teórico utilizou-se os conhecimentos de autores que abordam em suas obras, Nóvoa,1997, Nunes e Cabral,2010, Balzan, 2002 entre outros. O presente trabalho contribui para novas reflexões sobre os desafios que o profissional da educação enfrenta na atualidade, a prática pedagógica do docente e as exigências que o mercado dispõe sobre a área da educação.

OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Referências

ALVES e Oliveira. Amália Cardoso Alves; Wenderson Silva Marques. A formação do professor do ensino superior. Disp. Em: http://www.faculdadeatenas.edu.br>RevistaCientífica .Acesso em 23/08/2017.

ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. PIMENTA, Selma Garrido. Docência no Ensino Superior. Volume I. São Paulo: Cortez, 2002. Disp. Em: arquivos.info.ufrn.br>arquivos>pimenta. Acesso em 29/06/2018.

BALZAN, Newton César. Indissociabilidade Ensino-Pesquisa como Princípio Metodológico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. CASTANHO, Maria Eugênia Pedagogia Universitária: A Aula em Foco. Campinas: Papirus, 2002.

FRANCO, Maria Amélia Santoro, Práticas Pedagógicas de Ensinar – Aprender: Por entre Resistências e Resignações. Disp. Em. www.scielo.br>pdf .2015 Acesso em 28/06/2018.

NÓVOA, Antonio( coord.) Os Professores em Formação. 3 ed. Lisboa/ Portugal: Pub. Dom Quixote, 1997.

NUNES e CABRAL, Joquebede Dias dos Santos, Profª Drª Carmem Lúcia de Oliveira, A Prática pedagógica dos Professores do Ensino Superior: Algumas considerações. Disp. Em. leg.ufpi.br>files>VI.encontro.2010. Acesso em 23/08/ 2017. 2010.

PEREIRA e ANJOS, letícia Rodrigues; Daniela Dias. O Professor do Ensino Superior: Perfil, Desafios e trajetória de Formação. Disp. Em. https://uniso.br>anais _eletronicos>1_es... Acesso em 28/06/2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...