A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SUA RELAÇÃO COM AS TIC’S NA COMUNIDADE VISTA ALEGRE, BOA VISTA-RR
A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Palavras-chave

TIC’s, valorização cultural, professores.

Como Citar

Nojosa, D. ., Lima, G. ., Carolina dos Santos Barreto, H. ., & Vieira Araujo, M. . (2022). A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SUA RELAÇÃO COM AS TIC’S NA COMUNIDADE VISTA ALEGRE, BOA VISTA-RR. Humanas Em Perspectiva, 26. Recuperado de https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/1029

Resumo

O uso das tecnologias tem revolucionado a comunicação em diferentes partes do mundo, e dentro desse contexto os povos indígenas também tem se apropriado das diferentes ferramentas para se comunicar e buscar meios para beneficiar suas comunidades. Apesar dos benefícios que essa acessibilidade proporciona, uma das maiores dificuldades no uso das tecnologias é manter as tradições, culturas e principalmente a língua materna, sendo essa uma motivação para algumas lideranças não apoiarem a entrada desses recursos em suas comunidades, sendo, portanto, necessária à capacitação dos educadores para desenvolver estratégias que possibilitem não só conhecer as TICs e sua importância como ferramenta pedagógica, mas também seu uso no processo de valorização cultural e linguística dos povos indígenas de Roraima. Este trabalho propõe repensar o processo de revalorização da cultural indígena por meio das TIC’s. Assumindo esse compromisso, o trabalho tem como objeto de estudo a capacitação em TIC’s dos professores indígenas da Escola Estadual Genial Thomé Macuxi, na comunidade Vista Alegre-RR, focalizando o professor como principal agente de transformação. O trabalho permitiu a capacitação em informática e utilização das TIC’s no contexto escolar e de valorização da cultura indígena, visando propor novas estratégias metodológicas para o planejamento dos professores. Assim, partindo da luta pela educação indígena diferenciada no Estado e dos projetos realizados para implantar melhorias nesse âmbito, até a entrada da TIC’s na educação indígena, analisou-se por meio de questionamento o grau de importância da capacitação docente por meio da oficina de informática. No ambiente educacional da comunidade, a informação disponível através de pesquisa bibliográfica e a análise de dados, colhidos em questionários aplicados aos professores relatamos e propomos novas metodologias usando as TIC’s como ferramenta potencializadora do processo de educação e ainda de valorização da cultura indígena.

A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Referências

GRUPIONI, L.D.B. Contextualizando o campo da formação de professores indígenas no Brasil. GRUPIONI, L. D.B (org.) Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. SECAD/ MEC/UNESCO. Brasília 2006.

LUCIANO, G. S. dos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. LACED. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Museu Nacional, Brasília: 2006.

MANDUCA, L. S; SILVA, N.M da; ALMEIDA,F.T. de. Atlas escolar: terra indígena São Marcos. Boa Vista: Editora da UFRR, 2009.

MAHER, T. M. A Formação de professores indígenas: uma discussão introdutória. GRUPIONI, L. D. B. Formação dos professores indígenas: repensando trajetórias. SECAD/MEC/UNESCO. Brasília, 2006.

REPETTO, M. Marco Conceitual do Projeto Educação Cidadã intercultural no contexto da Escola Indígena em Roraima – Brasil. REPETTO, M. [et. al] (org.) Propostas Educativas em Cidadania Intercultural. Boa Vista: Editora da UFRR, 2008.

SANTOS, J. M dos. Novas Tecnologias: Informática no cotidiano do cidadão indígena. REPETTO, M. [et. al] (org.) Propostas Educativas em Cidadania Intercultural. Boa Vista: Editora da UFRR, 2008.

SANTOS, J. M. dos. A importância da Informática na Formação Indígena. FERNANDES, M. L.; CARVALHO, F. A. de; REPETTO, M. (org.) Acesso e Permanência de Indígenas ao Ensino Superior: o Programa E’ma Pia. Boa Vista: Editora da UFRR, 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...