Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relevância do PNAE para o desenvolvimento da agricultura familiar nos municípios polo do Vale do São Francisco, através da conexão entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e os fornecedores beneficiados pela preferência de contratação estabelecida pela Lei 11.947/2009, que determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo FNDE para a alimentação escolar deverão ser utilizados na aquisição de produtos da agricultura familiar. Analisou-se o Programa nos munícipios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, no período de 2016 a 2021, demonstrando o valor descentralizado pelo FNDE e aplicado na agricultura familiar durante este período. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, exploratória, bibliográfica e documental. O referencial teórico da pesquisa foi elaborado a partir de uma revisão sistemática de literatura (RSL) estando esta pesquisa embasada no método sistêmico e na abordagem dialética. Os achados da pesquisa evidenciam a aplicação dos recursos na agricultura familiar pelos municípios no período pesquisado, melhorando a renda dos produtores participantes do programa, valorizado os alimentos regionais e impulsionando o desenvolvimento territorial da região.
Referências
ALBUQUERQUE, GCA., and CÂNDIDO, GA. Capital social e desenvolvimento no submédio São Francisco. In: LIRA, WS., and CÂNDIDO, GA., orgs. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2013, pp. 123-147. ISBN 9788578792824. Available from SciELO Books.
AZEVEDO, Elaine. Agronegócio e agrotóxicos versus agricultura familiar e alimentos orgânicos. Artigo publicado no Jornal Le Monde Diplomatique Brasil, em 03/mai/19.
BANDEIRA, Luisete; CHAGAS, Caroline; GUBERT, Muriel; TORAL, Natacha; MONTEIRO, Renata. Análise dos pareceres conclusivos dos Conselhos de Alimentação Escolar sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Rev. Nutr., Campinas:343-351, maio/jun. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rn/a/fvtS77BZHKgDzZXdjhGXrFG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 fev 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.
BENKO, G.; PECQUEUR, B. Os recursos de territórios e os territórios de recursos. In: GEOSUL, Florianópolis, v. 16, n. 32, jul./dez. 2001. p. 31-50.
BELIK, Walter; CHAIM, Nuria Abrahão. O programa nacional de alimentação escolar e a gestão municipal: eficiência administrativa, controle social e desenvolvimento local. Revista de Nutrição, v. 22, n. 5, p. 595-607, 2009. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1415-
>. Acesso em: 22 fev 2022.
BEZERRA, José. Alimentação escolar: práticas de agricultores cearenses como fornecedores para o programa nacional de alimentação escolar (PNAE). 2019. 82 p. Dissertação de Mestrado (Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica; altera as Leis nos 10.880, de 9 de junho de 2004, 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 11.507 de 20 de julho de 2007; revoga dispositivos da Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, e a Lei nº 8.913, de 12 de julho de 1994; e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm> Acesso em: 24 de abril de 2019.
BRASIL. Lei nº 13.987, de 07 de abril de 2020. Altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13987.htm> Acesso em: 24 de outubro de 2021.
BRASIL. Lei nº 10.696, de 2 de julho de 2003. Dispõe sobre a repactuação e o alongamento de dívidas oriundas de operações de crédito rural, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.696.htm>. Acesso em: 23 mai 2021.
BRASIL. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm>. Acesso em: 13 mar 2022.
BRASIL. Portaria nº 42 de 14 de abril de 1999. Atualiza a discriminação da despesa por funções de que tratam o inciso I do § 1o do art. 2o e § 2o do art. 8o , ambos da Lei n o 4.320, de 17 de março de 1964, estabelece os conceitos de função, subfunção, programa, projeto, atividade, operações especiais
Disponível em: http://www.orcamentofederal.gov.br/orcamentos-anuais/orcamento-1999/Portaria_Ministerial_42_de_140499.pdf/
BRASIL. Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011. Institui o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; altera as Leis nºs 10.696, de 2 de julho de 2003, 10.836, de 9 de janeiro de 2004, e 11.326, de 24 de julho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12512.htm
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Programa de Aquisição de Alimentos - Cartilha PAA. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/compra_institucional/cartilha_PAA_2110.pdf>. Acesso em: 20 de abril 2019.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação – FNDE. Cartilha Nacional da Alimentação Escolar: 2015. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de- conteudos/publicacoes/category/116-alimentacao-escolar?download=9572:pnae-cartilha- 2015>. Acesso em: 03 de fevereiro 2022.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/5233-execu%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 03 de fevereiro 2022.
BRASIL. Constituição Federal 1988. Constituição República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/5233-execu%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 03 de fevereiro 2022.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Resolução/CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013. Disponível em:https://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/4620-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-26,-de-17-de-junho-de-2013
BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11326.htm>. Acesso em: 23 mar 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Década da Agricultura Familiar é lançada na Câmara. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/583444-decada-da- agricultura-familiar-e-lancada-na-camara/>. Acesso em: 14 set 2021.
BRASIL. Projeto de Lei do Senado n. 331, de 2017. Altera o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Lei 11947/2009) para aumentar de 30% para 50% a utilização mínima dos recursos repassados pelo FNDE na aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar. Disponível em: <https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-
/materia/130840> Acesso em: 12 nov 2021
BRASIL. Controladoria Geral da União (CGU). Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas. Olho vivo no dinheiro público: Controle Social Orientações aos cidadãos para participação na gestão pública e exercício do controle social. 3. ed. Brasília, DF 2012. (Coleção Olho Vivo). Disponívelem:<http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/controlesocial/arquivos/controlesocial2012.pdf>. Acesso em: 21 out 2019.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacionalde Desenvolvimento da Educação. Dados da Agricultura Familiar. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/pnae/pnae-consultas/pnae-dados-da- agricultura-familiar>. Acesso em: 23 ago 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacionalde Desenvolvimento da Educação. SIGPC - Contas Online. Disponível em:
<https://www.fnde.gov.br/fnde_sistemas/sigpc-contas-online>. Acesso em: 16 set 2021.
BRASIL. Controladoria Geral da União (CGU). Controle Social.
Disponível em: https://www.cgu.gov.br/assuntos/controle-social>. Acesso em: 21 out 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Sobre o Caminho da Escola. Disponível em:
<https://www.fnde.gov.br/programas/caminho-da-escola>. Acesso em: 19 fev 2022.
BRASIL. Decreto nº 1.946, de 28 de junho de 1996. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1946.htm>. Acesso em: 23 mai 2019.
BRASIL DE FATO. Merenda escolar: uma revolução para os agricultores familiares. 2016. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2016/08/18/merenda-escolar-uma-revolucao-para-os-agricultores-familiares>. Acesso em 11/10/2021. Acesso em: 20 de abril 2019.
BONDUKI, Manuel; PALOTTI, Pedro. Entre Chicotes e Cenouras Orgânicas: Coerção e Cooperação na Implementação das Compras da Agricultura Familiar no Âmbito do PNAE. Dados, [s. l.], ano 2021, v. 64, ed. 4, p. 1-38, 10 dez. 2020.
CHAVES, Adriana de Magalhães e CAMPOS, Ana Luiza Teixeira de (Orgs). Boas práticas em educação ambiental na agricultura familiar: exemplos de ações educativas e práticas sustentáveis no campo brasileiro. Ministério do Meio Ambiente (MMA). Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental.v1. Brasília, 2012.
CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia e extensão rural contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. 3. ed. Porto legre: Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, 2002. 177 p. v. 3.
COSTA, Klenio Veiga da. Permanência e transformação na Agricultura familiar: Um estudo de caso sobre a resistência dos agricultores familiares no Submédio São Francisco. 2014. Tese (Sociologia) - UFPE, [S. l.], 2014.
CORDEIRO NETO, J. R.; MATOS, M. M. de. Articulações Interorganizacionais para a Gestão Social: Experiências no Desenvolvimento Rural do Vale do São Francisco. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, [S. l.], v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10435. Acesso em: 17 maio. 2022.
DELGADO, N. G.. Política econômica, ajuste externo e agricultura. In: LEITE, Sérgio (org.). Políticas públicas e agricultura no Brasil. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
ELIAS, Lilian de Pellegrini; BELIK, Walter; CUNHA, Marcelo Pereira da; GUILHOTO, Joaquim josé Martins. Impactos socioeconômicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar na agricultura familiar de Santa Catarina. Revista de Economia e Sociologia Rural, [s. l.], ano 2019, ed. 57, p. 215-233, 27 abr. 2019.
EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA – Agricultura familiar. 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/tema-agricultura-familiar/sobre-o-tema. Acesso em 10 de novembro de 2020.
FRAGOSO, E.J.N.; COELHO, P.B.; SOUZA, P.L.; PACHECO, C.S.G.R.; FIGUEIREDO NETO, A.; SANTIAGO, A.M.S.; MELO, R.A. Estratégias agroecológicas na agricultura familiar do Semiárido Brasileiro: uma revisão sistemática. In: Ambiente & Sociedade: Concepções, fundamentos, diálogos e práticas. Guarujá/SP: Científica Digital, 2021. v. 1, cap. 17.
FAVARETO, Arilson; GALVANESE, Carolina; BARUFI, Ana Maria; SEIFERET, Paulo. A dimensão territorial do desenvolvimento brasileiro recente (2000-2010). Projeto Coesão Territorial para o Desenvolvimento. São Paulo; Santiago de Chile: UFABC; Cebrap; Rimisp, 2013. (Documentos de Trabajo Rimisp).
FAVARETTO, A. Paradigmas do Desenvolvimento Rural em Questão. São Paulo: Iglu-FAPESP, 2007.
FAO. O que é a agricultura familiar. 2016. Disponível em:<http://www.fao.org/family- farming/detail/en/c/454156/> Acesso em: 23 mai 2020
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE, Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_01_pc/>. Acesso em 10/02/2022.
GABRIEL, C. G.; RICARDO, Gabriela Dalsasso; VASCONCELOS, Francisco de Assis Guedes de; CORSO, Arlete Catarina Tittoni; ASSIS, Maria Alice Altenburg de; DI PIETRO, Patrícia Faria. Alimentos comercializados nas escolas e estratégias de intervenção para promover a alimentação escolar saudável: revisão sistemática. Rev Inst. Adolfo Lutz, v.70, n.4, p.572-583, 2011.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57-73, 1 fev. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed - São Paulo: Atlas S/A, 2002.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3. ed.
Porto Alegre: UFRGS, 2005.
GÓMEZ, JORGE R. MONTENEGRO. Desenvolvimento em (des)construção: narrativas escalares sobre desenvolvimento territorial rural. 2006. 438 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2006.
GOMES, Ludmir dos Santos; BARROS, José Arimatea. Alimentação escolar e desenvolvimento social local: o caso da aquisição. Educação e Formação, [s. l.], ano mai/ago.2019, v. 4, n. 11, p. 97-116, 1 ago. 2019.
GOMES, T. T.; ABREU, L. S. de. (2019). Percepções de agricultores familiares e técnicos da Região do Vale do Ribeira (SP) sobre o mercado institucional. Extensão Rural, 26(4), 51–68. https://doi.org/10.5902/2318179630773.
GRISA, C. As políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil: um ensaio a partir da abordagem cognitiva. Desenvolvimento em Debate, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.83-109, 2010. Disponível em: <http://desenvolvimentoemdebate.ie.ufrj.br/pdf/dd_catia.pdf>. Acesso em: 24 de abril. 2019.
GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. In: GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre, 2014, p. 19-52.
HESPANHOL, A. N. Da revolução verde ao desenvolvimento territorial. In: SPOSITO, E. S; SANT’ANNA, J. L. (Org.). Uma Geografia em Movimento. São Paulo: Expressão Popular, 2010, p.583-597.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. 2012. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/petrolina/panorama. Acesso em: 20 de janeiro 2022.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA (2016). Disponível em <https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&ordering=11&limitstart=12420&limit=20&Itemid=23>. Acesso em: 20 de abril 2019.
CANAL RURAL (2016) - Irrigação transforma o Vale do Rio São Francisco. Disponível em <https://www.canalrural.com.br/noticias/irrigacao-transforma-vale-rio-sao-francisco-13352/>. Acesso em: 10/10/2021.
IRPAA – INSTITUTO REGIONAL DE PESQUISA AGROPECUÁRIA APROPRIADA- Agricultura orgânica e agroecologia são fortalecidas com evento no Vale do São Francisco. Disponível em: https://irpaa.org/noticias/1906/agricultura-organica-e-agroecologia-sao-fortalecidas-com-evento-no-vale-do-sao-francisco.
KAUFMANN, Marielen Priscila; PASQUALOTTO, Nayara; SENA, Mauricio Machado. A construção do conhecimento agroecológico no território central do rio grande do sul: uma experiência baseada na metodologia campesino a campesino. Extensão Rural, DEAER ? CCR ? UFSM, Santa Maria, ano 2019, v. 26, n. 3, p. 1-20, 1 out. 2019.
KAUFMANN, M. PRISCILA; PASQUALOTTO, N.; SENA, M. MACHADO. A Construção do conhecimento agroecológico no território central do Rio Grande do Sul. uma experiência baseada na metodologia campesino a campesino. Extensão Rural, Santa Maria, v.26, n.3, p.7-20, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/39859/pdf. Acesso em: 11 out. 2021.
LLORENS, F. A. Desenvolvimento Econômico Local: Caminhos e Desafios para a Construção de uma Nova Agenda Política. Rio de Janeiro: BNDES. 2001.
MATOS, Patrícia Francisca; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO BRASIL E OS NOVOS USOS DO TERRITÓRIO. Universidade Estadual do Rio de janeiro, Rio de Janeiro, v. 22, p. 290-322, 17 maio 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2014. 225 p.
MESSIAS, Liege; CAMARGO, Regina. A chamada pública como alternativa à licitação: seu uso na aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar - II Simpósio Internacional de Pesquisas Públicas e Desenvolvimento Social – 20 a 27 de dezembro, UNESP/Franca.
MINAYO, Maria Cecília de Souza: SANCHES, Odécio. Qualitativo-quantitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v.9, n.3, p. 239-262, jul/set, 1993.
NOGUEIRA, R. M. et al. Revista de Nutrição, v. 29, n. 2, abr. 2016.
NUNES, Emanuel Márcio; MORAIS, Adriano Costa de; AQUINO, Joacir Rufino de; GURGEL, Ienilton Alves. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como política de inclusão na agricultura familiar do nordeste do Brasil. Revista Grifos, [s. l.], ano 2018, v. 27, n. 45, p. 114-139, 1 abr. 2018.
OLIVEIRA, E.F.; DIAS, T.F., Agricultura familiar, políticas públicas e mercados institucionais: uma análise exploratória do programa nacional de alimentação escolar - PNAE no Rio Grande do Norte. Holos, [s. l.], ano 2019, v. 5, ed. Ano 35, p. 1-19, 24 dez. 2019.
PECQUEUR, B. O desenvolvimento territorial: uma nova abordagem dos processos de desenvolvimento para as economias do Sul, Raízes, Florianópolis, v.24, n° 1-2, p.10-22, jan/dez. 2005.
PAULI, Rita Inês Paetzhold; SCHULZ, Jéferson Réus da Silva; ZAJONZ, Bruna Tadielo; STEINDORFF, Kelen. Análise comparativa do desenvolvimento do PNAE entre as escolas estaduais e municipais de santa Maria ( RS) à luz dos elementos potenciais da Segurança Alimentar e Nutricional ( SAN). Estudos, Sociedade e Agricultura - ESA, [s. l.], ano jun/set.2018, v. 26, ed. 2, p. 447-479, 17 maio 2022.
PEIXINHO, A. M. L. Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, n. 4, abr. 2013.
PEIXINHO, A. M. L. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003-2010: relato do gestor nacional. Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, n. 4, p. 909-916, 2013.
PIRES, E. L. S.; FUINI, L. L.; FILHO, W. B. F.; MENDES, E. L. A governança territorial revisitada: dispositivos institucionais, noções intermediárias e níveis de regulação. Niterói: UFF, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Geografia, vol 19, n. 41, p.24-38, 2017. Disponível: <http://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13816/9018> . Acesso em: 17 nov. 2018.
PIRES, ELSON L. S. As lógicas territoriais do desenvolvimento: diversidades e regulação. interações-revista internacional de desenvolvimento local. Campo Grande, UCDB, V. 8, N. 2, P. 155-163, SET 2007.
PRODANOV, C. C.; FREITAS. E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PONCIANO, Edinalva. Compras públicas sustentáveis da agricultura familiar: um estudo multicaso dos processos de compras para a merenda escolar. 2017. 124 p. Dissertação de Mestrado (Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, [S. l.], 2017.
RIBEIRO, Kleber Ávila; NASCIMENTO, Deise Cristiane do; SILVA, Joelma Fabiana Barros da. Cooperativismo agropecuário e suas contribuições para o empoderamento dos agricultores familiares no submédio São Francisco: o caso da associação de produtores rurais do núcleo VI - Petrolina/PE. Teoria e Evidência Econômica, [s. l.], ano jan/jun.2013, n. 40, ed. Ano 19, p. 77-101, 17 maio 2022.
RODRIGUES, Rafael et al. A AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR PELO PNAE NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 91-112, fev. 2017. ISSN 2238-913X. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/article/view/26701>. Acesso em: 17 maio 2022. doi:https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26701.
RODRIGUES, Jaqueline Fonseca. Elementos da economia 2. In: LIMA, Murilo Campos Rocha et al. A Percepção dos moradores das cidades de Petrolina-Pe e Juazeiro-Ba acerca da agricultura familiar do Vale do São Francisco. Ponta Grossa PR: Atena, 2019. v. 2, ISBN 978-85-7247-319-4.
SANTOS, Reinaldo Pacheco. Inventário ambiental de paleodunas fluviais em Sento Sé/BA. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido. Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Juazeiro/BA, abril, 2022. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~tcc/000026/000026f2.pdf. Acesso em: 30 abril de 2022.
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise: casos práticos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, c2014. 168 p.
SILVA, S. P. A abordagem territorial no planejamento de políticas públicas e os desafios para uma nova relação entre estado e sociedade no Brasil. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v.17, n°60, p. 1-21, 2012.
SILVA, Joelma Fabiana Barros da; LIMA, Mário Eugênio Paula de. Políticas Públicas PNAE e PAA e o fortalecimento da agricultura familiar: estudo de caso da associação de produtores rurais do núcleo VI de Petrolina/Pe. Ideias & Inovação, [s. l.], ano Abril/2017, v. 3, n. 3, p. 97-106, 1 abr. 2017.
SILVA, Danessa Rafaela da. Agricultura Familiar e Agroecologia: um caso de desenvolvimento econômico no semiárido alagoano Alagoano. 2019. 171 p. Dissertação de Mestrado (Agroecologia e desenvolvimento rural) - Universidade Federal de São Carlos, [S. l.], 2019.
SIQUEIRA, Renata Lopes de. Alimentação escolar: da prática assistencialista ao Direito Humano à Alimentação Adequada. [S. l.]: Universidade Federal de Viçosa, 2021. 231 p. ISBN 978-65-5925-007-3.
SIQUEIRA, R. L. de; COTTA, R. M. M.; RIBEIRO, R. C. L.; SPERANDIO, N.; PRIORE, S. E. Análise da incorporação da perspectiva do Direito Humano à Alimentação Adequada no desenho institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência e Saúde Coletiva, v. 19, n. 1, p. 301-310, 2014.
TRICHES, R. M. Repensando o mercado da alimentação escolar: novas institucionalidades para o desenvolvimento rural. In: GRISA, Catia; SCHNEIDER, Sergio. (Org). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2015. p. 181-200. Disponível em:<http://lemate.paginas.ufsc.br/files/2016/04/Politicas-Publicas-DR-livro-Grisa- Scnheider-1.pdf>. Acesso em: 04 mar 2020.
TRICHES, Rozane Marcia; SCHNEIDER, Sergio. Alimentação escolar e agricultura familiar: reconectando o consumo à produção. Saúde e Sociedade, v. 19, p. 933-945, 2010. Disponível em: <https://www.scielosp.org/article/sausoc/2010.v19n4/933-945/pt/>. Acesso em: 13 fev 2020.
Troian, Alexandre et al. Desempenho dos municípios do Rio Grande do Sul na execução dos recursos do PNAE com a agricultura familiar. Revista de Economia e Sociologia Rural [online]. 2020, v. 58, n. 3 [Acessado 17 Maio 2022] , e204558. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.204558>. Epub 06 Jul 2020. ISSN 1806-9479. https://doi.org/10.1590/1806-9479.2020.204558.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.