BULLYING NA ESCOLA E O PROCESSO DE SAÚDE MENTAL
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Palavras-chave

violência; escolas; adolescentes; empoderamento.

Como Citar

Francisca Pires, B. ., de Brito Nascimento, D. ., & Menezes, W. . (2024). BULLYING NA ESCOLA E O PROCESSO DE SAÚDE MENTAL. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 19. https://doi.org/10.51249/easn19.2024.2369

Resumo

esse artigo, teve o objetivo de promover uma reflexão sobre os caminhos percorridos através dos estudos teóricos e fontes de pesquisas já realizadas, foi o nosso aporte na busca de se alcançar uma solução ética e urgente para a violência escolar na sociedade contemporânea e contribuir, desse modo, para a construção de uma educação inclusiva e que respeite as diferenças. Observou-se que um dos desafios do trabalho de conscientização a respeito do bullying, tanto nas escolas privadas quanto nas públicas, está no fato de não se dar a devida importância e atenção a sua existência nas práticas diárias entre os estudantes. As escolas que dizem não existir bullying em seu ambiente precisam ter mais atenção, pois talvez não saibam a real definição desse termo. É de suma importância que pais ou responsáveis, profissionais da educação, e Instituições Públicas, estejam sempre atentos para identificar e coibir esse tipo de violência, a qual é considerada a mais comum no ambiente escolar no nosso país. São os jovens que possuem um perfil mais discreto, pouco sociáveis, que se tornam as maiores vítimas, por apresentarem uma maior dificuldade para se expressar, para se comunicar, e se abrirem com seus familiares em casa ou com outros adultos nas escolas. Essas vítimas costumam não se manifestar após sofrerem os abusos, além do medo de que a situação possa piorar, devido principalmente ao fato de não acreditarem que providências serão tomadas para solucionar o problema, e sofrem com as chantagens e ameaças que contribuem para o seu silêncio. Por esse e outros motivos que serão pontuados no decorrer que percebemos neste trabalho, isso é, que pais e professores, precisam ter muita atenção a qualquer sinal de mudança de comportamento do estudante no dia a dia, dentro e fora do ambiente escolar, desde insônia, agressividade diária, isolamento, falta de apetite.

https://doi.org/10.51249/easn19.2024.2369
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