AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA TERRITORIAL E DO PROTAGONISMO JUVENIL
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Palavras-chave

TIC; Cidadania Territorial, Protagonismo Juvenil; NTPPS; Nós Propomos.

Como Citar

Cruz Barbosa Vieira, E. . (2021). AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA TERRITORIAL E DO PROTAGONISMO JUVENIL. Humanas Em Perspectiva, 1. Recuperado de https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/359

Resumo

A presente investigação visa analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Geográfica como importante ferramenta no desenvolvimento da cidadania, da aprendizagem significativa e do protagonismo juvenil, permitindo construir experiências de ensino/aprendizagem mais motivadoras, aproximando a escola dos interesses dos alunos, buscou-se compreender como a utilização das TIC propicia a construção de uma cidadania territorial numa perspectiva de apropriação e intervenção sobre o espaço local. Para isso, foi analisado o projeto Nós Propomos: Cidadania e Inovação na Educação Geográfica da Universidade de Lisboa e a disciplina Núcleo de Trabalho, Pesquisas e Práticas Sociais (NTPPS), desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, ambos trabalhados em associação na Escola de Ensino Médio Dona Hilza Diogo de Oliveira, em Fortaleza, no Ceará.

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