Resumo
As novas tecnologias na educação têm trazido para o meio educacional desafios para a escola e, sobretudo para a prática do professor fora e dentro da sala de aula, pois exige agora um novo perfil de educador que não é mais aquele que apenas expõe um conteúdo e depois exige os resultados nas avaliações, o professor deve ter a função de mediador entre o aluno e o conhecimento. Partindo deste posicionamento inicial, o presente trabalho busca analisar os desafios encontrados pela escola e pelos professores para inserir e trabalhar com o aluno no mundo das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que procura identificar os problemas enfrentados por professores no contexto de sala de aula e os desafios para inserir o aluno no uso das novas tecnologias. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica aliada a uma pesquisa de campo, partindo de uma abordagem quantitativa e qualitativa junto a alunos e professores sobre a utilização destes recursos em sala de aula. A pesquisa contou com a participação de trinta e dois alunos do primeiro ano do médio e dez professores das diferentes áreas do conhecimento, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Vicente Freitas, localizada na cidade de Pombal no Estado da Paraíba. Os principais autores que contribuíram com importantes reflexões para a construção deste trabalho foram: FREIRE, GADOTI e KENSKI.
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