A HERMENÊUTICA E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
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Palavras-chave

Hermenêutica; Diálogo; Ensino-aprendizagem.

Como Citar

Soares da Fonseca Nascimento, C. . (2024). A HERMENÊUTICA E O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Humanas Em Perspectiva, 11. Recuperado de https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/2300

Resumo

A hermenêutica perpassa o caminho da filosofia desde os tempos de Platão, da antiguidade clássica. Surgiu no campo teológico a partir da necessidade de interpretação das escrituras Sagradas; mas tem como principal finalidade a compreensão humana. Como doutrina da arte da compreensão e da interpretação, se desenvolveu no caminho teológico e filosófico. A hermenêutica gandameriana tem uma tarefa crítica, cabendo-lhe determinar o verdadeiro sentido das ciências do espírito e a verdadeira amplitude e significado da linguagem humana. Nessa perspectiva contribui de maneira eficaz para o processo ensino aprendizagem; e sob essa importância os educandos, educadores e todos os outros atores desse processo, como: direção, auxiliares, supervisão, coordenação, comunidade e família, que são protagonistas desse processo, tornam-se capacitados a contruirem uma relação dialógica, voltada ao ato de interpretar e compreender, onde o sujeito não deve ser considerado como uma consciência solitária a desvendar sentidos prontos. No entanto, há a necessidade de aprofundar o conhecimento a respeito da hermenêutica, como pressuposto para a formação e a prática pedagógica dos professores e que os mesmos possam desenvolver sua práxis de forma dialógica e reflexiva, principalmente levando em consideração a realidade em que os atores do processo educacional estão inseridos, considerar o contexto no âmbito social contemporâneo. É, portanto proposta deste artigo corroborar junto aos docentes, a oportunidade de compreender a necessidade de envolver no processo ensino aprendizagem uma discussão em volta da hermenêutica e refletir sobre sua importância para o processo educacional.

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