A peça teatral na Pedagogia dos Multiletramentos
PDF

Palavras-chave

educação, letramento, ensino

Como Citar

Lídia Martins da Silva, M. . (2024). A peça teatral na Pedagogia dos Multiletramentos: um trabalho com leitura no 3° ano do Ensino Fundamental. Humanas Em Perspectiva, 77. Recuperado de https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/2248

Resumo

Esse novo ebook busca discutir como a peça teatral pode ser fundamental para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, bem como facilitar o processo de letramento.

PDF

Referências

ALMEIDA, F. L. A fada que tinha ideias. Ilustrações: André Neves. 2 ed. Porto Alegre: Editora Projeto, 2016.

ANDRÉ, M. E. D. A.; LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ARAÚJO, A. Do impresso à cena: o papel do teatro na formação de leitores. In: SANTOS, F.; MARQUES NETO, J. C.; RÖSING, T. M. K. (Org.). Mediação de leitura: discussões alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global Editora, 2012.

BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. Sala de aula: avançando nas concepções de leitura. In: BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. (Org.). Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BRANDÃO, A. C. P. O ensino da compreensão e a formação do leitor: a finalidade em primeiro lugar. In: BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. (Org.) Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: Introdução Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Homologada. Brasília: MEC, 2018.Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 16 de set.2019.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: FRANK, D.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Org.). Multiletramentos e multimodalidade: Ações pedagógicas aplicadas à linguagem. São Paulo: Pontes Editores, 2016.

CAVALLO, G.; CHARTIER, R. História da leitura no mundo ocidental 1. São Paulo: Editora Ática, 2002.

CAVALLO, G. Entre volumen e codex: a leitura no mundo romano. In: CAVALLO, G.; CHATIER, R. (Org.). História da leitura no mundo ocidental 1. São Paulo: Editora Ática, 2002.

CHARTIER, R. A Aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F. Pedagogia dos multiletramentos: alunos conectados? Novas escolas + novos professores. In: FRANK, D.; COSCARELLI, C. V.; CANI, B. J. (Org.). Multiletramentos e multimodalidade: Ações pedagógicas aplicadas à linguagem. São Paulo: Pontes Editores, 2016.

DIONISIO, A. Gêneros Multimodais e multiletramentos. In: KARWOS KI, A.; GAYDEC KZA, B. & B. K. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e Ensino. São Paulo: Parábola, 2011.

DIONISIO, A. P.; VASCONCELOS, L. J. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

DIONISIO, A.; VASCONCELOS, L.; SOUZA, M. Multimodalidade e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos e convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.

CARMO, C. M. Um olhar antropológico sobre a Gramática do Design Visual: criando um espaço de interseção com a Antropologia do movimento. In: ALMEIDA, D. B. L. (Org.). Novas perspectivas em análise visual: do texto ao contexto. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.

FISCHER, S. R. História da leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

GNL (Grupo Nova Londres). A Pedagogy of multiliteracies: designing social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS,M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000 [1996].

HAMESSE, J. O modelo escolástico de leitura. In: CAVALLO, G.; CHARTIER, R. (Org.). História da leitura no mundo ocidental 1. São Paulo: Editora Ática, 2002.

KERSCH; D. F.; RALELLO, K. R. “São atitudes como estas que podem fazer a diferença para uma escola melhor”: outros tempos, novos letramentos. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Org.). Multiletramentos e multimodalidade: Ações pedagógicas aplicadas à linguagem. São Paulo: Pontes Editores, 2016.

KOCH, I.; ELIAS, V. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. Londres e Nova York: Routleddge, 1996 [2006].

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

LEAL, T. F.; MELO, K. R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: BARBOSA, M. L. F. F.; SOUZA, I. P. (Org.). Práticas de leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LYONS, M. Os novos leitores no século XIX: mulheres, crianças, operários. In: CAVALLO, G.; CHARTIER, R. (Org.). História da leitura no mundo ocidental 2. São Paulo: Editora Ática, 2002.

MACHADO, M. C. Biblioteca, educação e cultura- Teatro II. Rio de Janeiro: Bloch: FENAME, 1980.

MARCUSCHI, L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONISIO, A. P. (Org.). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAYER, R. Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

NUÑEZ, C.; PEREIRA, V. O teatro e o gênero dramático. In: JOBIM, J. L. (Org.). Introdução aos termos literários. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

OLIVEIRA, R. S. Multimodalidade e tecnologias no ensino: abordagens práticas nas aulas de Língua Portuguesa. 1ª ed. São Paulo: Pá de palavra, 2019.

PERNAMBUCO. Plano Estadual de Educação. Lei nº 12.252, 08 jul. 2002. Disponível em: www.mp.pe.gov.br/uploads/.../LEI_N_12.252.doc. Acesso em 23 de nov. 2019.

PINHEIRO, P. A. (Sobre o manifesto “A PEDAGOGY OF MULTILITERACIES: DESIGNING SOCIAL FUTURES” – 20 ANOS DEPOIS). In: Trab. Ling. Aplic., Campinas, n (55.2): 525-530, mai. /ago. 2016.

REVERBEL, O. G. Um caminho do teatro na escola. São Paulo: Scipione, 1989.

REVERBEL, O. G. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Scipione, 2009.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editora, 2015.

ROSA, A. G. C. Gêneros multimodais na sala de aula: da universidade para a escola. In: OLIVEIRA, R. S. (Org.). Multimodalidade e tecnologias no ensino: abordagens práticas nas aulas de Língua Portuguesa. 1ª ed. São Paulo: Pá de palavra, 2019.

SILVA, J.; REIS, R. A leitura teatral no ensino médio: o corpo do texto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Org.). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1998.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 1996.

SVENBRO, J. A Grécia arcaica e clássica: a invenção da leitura silenciosa. In: CAVALLO, G.; CHARTIER, R. História da leitura no mundo ocidental 1. São Paulo: Editora Ática, 2002.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...