Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar de que forma a relação entre as empresas e suas ações sociais podem impactar positivamente na sociedade, sendo realizado um estudo de caso múltiplo de forma descritiva em três empresas, sendo elas Arezzo, Grandene e Vale, que possuíam as informações necessárias à consecução da pesquisa, sendo analisadas as mensagens da administração bem como a descrição dos relatórios presentes no balanço social de ambas as empresas. Neste trabalho foi possível identificar características semelhantes entre ambas as entidades estudadas e estabelecer características semelhantes entre ambas, sendo que cada uma tinha suas particularidades mas que refletiam interna e externamente oque se considera ação social e ambiental de cada uma, sendo possível classifica-las como empresas ecologicamente corretas. As semelhanças e particularidades entre as empresas estudadas, bem como o reflexo de suas ações estão descritas neste trabalho, onde também é possível estabelecer maior conhecimento e familiaridade com o tema abordado destacando seus conceitos considerados mais relevantes.
Referências
Acot, P. (1990). História da Ecologia. Rio de Janeiro: Campus.
BARROS, K. D. Sustentabilidade, um valor para nova geração: orientações para o professor de ensino fundamental. 2011. Disponível em : . Acesso em 10/11/2019.
Botkin, D. & Keller, E. (1995). Environmental Science: earth as a living planet. Nova Iorque: John Wiley & Sons.
DALF, R. Administração, A ética da sustentabilidade e o meio ambiente, São Paulo: Cengage Learning, 2010.
ESTENDER, A. C.; SANTOS, D. Responsabilidade Social: A Conscientização dos Stakeholders. Revista de Administração Geral. v.1, n.1, p.71 - 88, 2015
FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia / Odília Fachin, 5. ed. [ver.] – São Paulo: Saraiva, 2006.
GIL, A. C., 1946 – Como elaborar projetos de pesquisas / Antonio Carlos Gil. - 5. ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, D. B. Desenvolvimento Sustentável: O desafio da presente geração. Revista Espaço Acadêmico.
KINLAW, D. C. Empresa Competitiva e Ecológica – Desempenho sustentado na era ambiental, São Paulo: Makron Books, 1997.
Odum, E.P. (1985). Ecologia. Rio de Janeiro: Interamericana.
QUEIROZ, S. G.; ESTENDER, A. C.; e GALVÃO, M. Responsabilidade Social: uma Estratégia para as Empresas Se Destacarem no Mercado. XI Simpósio de excelência em Gestão e Tecnologia, 2014.
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO. Arezzo, 2018. Disponivel em: Acesso em: 08/11/2019.
RELATÓRIO DA ADMINISTRAÇÃO. Grendene, 2018. Disponivel em: Acesso em: 08/11/2019.
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE. Vale, 2018. Disponivel em: Acesso em: 08/11/2019.
RIBEIRO, M. S. A Evolução dos Conceitos de Responsabilidade Social. X Congresso Brasileiro de Custos – São Paulo, SP, Brasil, 2002