Resumo
Essa obra escrita pelo pesquisador possui grande relevância ao apresentar o uso do relógio como estratégia para o ensino da matemática. Convém destacar que a riqueza de detalhes e metodologia para o ensino que foi apresentada pelo autor serve de grande referência para a preparação de aulas de diversos professores dessa matéria.
Referências
ALMEIDA, J. J. D. S. A abordagem da trigonometria do Livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental. Iniciação Científica, v. 4, n. 2, p. 295-311, Dezembro 2019.
ALVARENGA, K. B.; ANDRADE, I. D.; SANTOS, R. D. J. Dificuldades na resolução de problemas básicos de matemática: um estudo de. Amazônia | Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 24, p. 39-52, Jan/jul 2016. ISSN 95-243.
ALVES. F. R. V ; BORGES NETO. H. Uma aplicação da Sequência Fedathi no ensino de Progressões Geométricas e a formação do professor. In: Conexões, Ciência e Tecnologia, 2011.
ALVES. F. R. V. Didática da Matemática. Fortaleza: Universidade Aberta do Brasil, 2010.
______. Filosofia das Ciências e da Matemática. Fortaleza: Universidade Aberta do Brasil, 2011(a).
______. História da Matemática. Fortaleza: Universidade Aberta do Brasil, 2011(b)
ALVES. F. R. V; BORGES NETO. H. Uma aplicação da Sequência Fedathi no ensino de Progressões Geométricas e a formação do professor. In: Conexões, Ciência e Tecnologia, 2011. ALVES. F. R. V. Didática da Matemática. Fortaleza: Universidade Aberta do Brasil, 2010.
______. Filosofia das Ciências e da Matemática. Fortaleza: Universidade Aberta do Brasil, 2011(a).
______. História da Matemática. Fortaleza: Universidade Aberta do Brasil, 2011(b).
ALVES. F. R. V. Didática da Matemática. Fortaleza: Universidade Aberta do Brasil, 2010.
ABREU JÚNIOR, M. S. S., FREITAS, T. B., VIEIRA, A. R. L. As dificuldades dos professores em ensinar matemática no ensino médio. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes. UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019.
AFONSO, G. B., HOLETZ, M. S. Gamificando a Metodologia de Ensino da Matemática de Singapura no Ensino Fundamental. Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS – v. 14, n. 34, p. 2-22, 2021.
ARAÚJO, H. R. S., FONSECA, G. F. Educação de crianças surdas: O bilinguismo e a realidade escolar no município de Natal. Revista Caparaó, v. 2, n. 2, p, 1-27, 2020.
BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso; Cotia: Instituto Sidarta, 2017. 272 p. (Série Desafios da Educação).
BOAS, R. P. George Pólya: a biographical memoir. In: BIOGRAPHICAL MEMOIRS. Washington: National Academy of Sciences, 1990. v. 59. p. 337–355. Disponível em: http:// www.nasonline.org/publications/biographical-memoirs/memoir-pdfs/polya-george. pdf. Acesso em: 11 maio 2021
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular: educação é a base: ensino médio. Brasília: MEC, 2018. 150 p.
BOYER, C. B. História da matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. 142 p. Disponível em: http:// p1ortal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.
CHAMBERS, P.; TIMLIN, R. Ensinando matemática para adolescentes. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2015. 288 p.
COELHO, M. S. L. Explorando metodologias de resolução de problemas em sala de aula para 6º ano. Curitiba: Secretaria da Educação, 2014. 33 p. (Os desafios da escola pública Resolução de problemas no ensino de matemática 11 paranaense na perspectiva do Professor, Produções Didático-Pedagógicas – PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/ producoes_pde/2014/2014_unicentro_mat_pdp_maria_solange_lopes_coelho.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.
CARDOSO, M. R. G.; OLIVEIRA, G. S. D. A Resolução de Problemas para o ensino de Matemática. Cadernos da Fucamp, v. 18, p. 68-94, 2019. ISSN 1678-1244.
CLARETO, S. M. Educação Matemática e Contemporaneidade:Enfrentando Discursos Pós-Modernos. Bolema, Rio Claro – SP, v. 15, n. 17, p. 1-18, maio 2002. ISSN 978-85-89082-23-5.
DALLOB, P.; DOMINOWSKI, R. Insight and Problem Solving. In: DAVIDSON, J. ; STERNBERG, R The Nature of Insight, MIT: Press, 1992, p. 127-156.
DAVIDSON, J.; STERNBERG, R. Teaching for Thinking. Washington: American Psychological Association, 1996
Difificuldades no Ensino e Aprendizagem de trigonometria: Uma análise das revistas de ensino. Universidade Federal dePernambuco. [S.l.], p. 39. 2019.
D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje. Temas & Debate – Sociedade Brasileira de Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 15–19, 1989. Disponível em: http:// sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/td/article/view/2651. Acesso em: 11 maio 2021.
DAVIS, p. ; HERSH, R. L´Univers Mathématiques. Paris: Gauthiers et Villars, 1985.
FISCHBEIN, Efrain. Intuition in science and mathematics: an educational approach. Netherlands: D. Reidel Public, Mathematics Educ
DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2010. 191 p.
DANTE, L. R. Matemática: parte 3. São Paulo: Ática, 2012. 355 p. (Projeto Voaz).
Elementos e nomenclatura da parábola. Alfa Connection, [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.alfaconnection.pro.br/matematica/geometria/circunferencia-elipse-hiperbole-e-parabola/elementos-e-nomenclatura-da-parabola/. Acesso em: 11 maio 2021
FASSA,. Pensando sobre relógios e ângulos. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 19, p. 5-18, agosto-Dezembro 2013. ISSN 95243.
GOMES, D. A.; BARBOSA, A. C. C.; CONCORDIDO, C. F. R. Ensino de matemática através da resolução de problemas: análise da disciplina RPM implantada pela SEEDUC-RJ. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 105–120, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/29552. Acesso em: 11 maio 2021
GOMES, I. D. F. Ensino de Sociologia em Debate: Abordagem da temática Direitos, 2015. 26.
GONÇALVES, J. P. Análise da dificuldade e da discriminação de itens de Matemática do Enem. Remat, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 4, n. 2, p. 38-53, 2018. ISSN 2447-2689.
HISTÓRIA da Trigonometria e cálculo USP. História da Trigonometria, 2023. Disponivel em: <http://ecalculo.if.usp.br/historia/historia_trigonometria.htm#:~:text=Hist%C3%B3ria%20Trigonometria&text=A%20origem%20da%20trigonometria%20%C3%A9,com%20os%20eg%C3%ADpcios%20e%20babil%C3%B4nios.>. Acesso em: 16 http://ecalculo.if.usp.br/historia/historia_trigonometria.htm#:~:text=Hist%C3%B3ria%20Trigonometria&text=A%20origem%20dafevereiro 2023.
HADAMARD, J. An essay on the Psychology of Invention in the Mathematical Field. United Kingdo
IEZZI, G. Fundamentos da Matemática Elementar, Trigonometria: Exercícios resolvidos, exercícos propostos, testes de vestibular com respostas. 7ª. ed. São Paulo: Atual, v. 3, 1993.
IEZZI. Gelson. ; HAZZAN. Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar: sequências, matrizes e determinantes. v. 4. São Paulo: Editora Atual, 1977
KLEIN, M. E. Z.; COSTA, S. C. Investigando as Concepções Prévias dos Alunos doSegundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhosem alguns Conceitos do Campo Conceitual daTrigonometria. Bolema, Rio Claro SP, v. 24, n. 38, p. 43-73, abril 2011. ISSN 1980-4415.
KNIJNIK, G. Pesquisaa em educação Matemática na contemporaneidade: Perspectivas e desafios. Jieem- Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática,IJSME – International Journal for Studies in Mathematics Education, v. 9, n. 3, 2016.
LOPES, J. R. O uso da História da Trigonometria no Ensno. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, p. 14-27, Jan/abril 2014. ISSN 2238-2380.
MARQUES, F. S.; AMARAL FILHO, A. P. C. D. Resolução de Problemas como Metodologia de Ensino de Matemática do ensino Fundamental. Revista Multidebate, Palmas TO, v. 4, n. 4, p. 11-28, Outubro 2020. ISSN 2594-4568.
MORAES, E. C. L. Revisitando os algoritmos para operações aritméticas fundamentais. 2015. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: . Acesso em: 2 out. 2018
MENDES, L. O. R.; PEREIRA, ; PROENÇA, C. D. O que dizem as pesquisas sobre a resolução de problemas na formação inicial deprofessores de matemática: um olhar sobre as fragilidades metodológicas. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 721-750, 2020.
MENDES, L. O. R.; PEREIRA, A. ; PROENÇA, C. D. O que dizem as pesquisas sobre a resolução de problemas na formação inicial deprofessores de matemática: um olhar sobre as fragilidades metodológicas. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 721-750, 2020.
MENEZES, G. D. et al. Do experimento à experimentação: metodologia ativa noensino de trigonometria. Rev. Monogr. Ambient., Santa Maria, v. 19, n. 4, p. 1-23, Maio 2020. ISSN 2236-1308.
MONTEIRO, B. B. et al. Contribuição da resolução de problemas como Metodologia de ensino de Matemática. Revista Reamec, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 57-68, maio-agosto 2020.
MOREY, B. B.; PEREIRA, A. C. C. Um ensaio sobre a história da trigonometria, Fortaleza, 9, dezembro 2015. 143-152.
MUNDO Educação, 2023. Disponivel em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/sistema-internacional-unidades-si.htm>. Acesso em: 15 Fevereiro 2023.
O ensino de Matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades. Plurais, Salvador, v. 5, n. 2, p. 09-21, Maio-agosto 2020.
OLIVEIRA, A. T. E.; DINIZ, G. L. Ensino de Funções Trigonométricascom Modelagem Matemática. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, v. 9, n. 1, p. 3-7, abril 2022.
OLIVEIRA, C. M. S.; VAZ, A. D. F. As implicações do desenvolvimento da ciências e matemática. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais – UEG/Câmpus de Iporá, v. 3, n. 2, p. 132-142, Jul/dezembro 2014. ISSN 2238-3565.
OLIVEIRA, G. P. D.; FERNANDES, R. U. O uso de tecnologias para ensino de trigonometria: estratégiaspedagógicas para a construção significativa da aprendizagem. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 12, n. 3, p. 548-577, 2010.
OLIVEIRA, J. P. ; COSTA, R. ; ALVES, E. M.. ENTRE MAPAS, GLOBOS, SÓLIDOS, CADEIRASE RELÓGIO: OBJETOS PARA AS AULAS DOLYCEU DE SERGIPE. Revista de História e Historiografia da Educação, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 36-63, agosto/dezembro 2022. ISSN 2526-2378.
OLIVEIRA, J. P. G.; COSTA, M.; ALVES, E. M. S. Entre mapas, globos, sólidos, cadeiras e relógio:Objetos para as aulas do Lyceu de Sergipe. Revista de História e Historiagrafia da Educação, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 39-63, agosto-dezembro 2022.
OLIVEIRA, J. P. G.; COSTA, R. M.; ALVES, E. M.. ENTRE MAPAS, GLOBOS, SÓLIDOS, CADEIRASE RELÓGIO: OBJETOS PARA AS AULAS DOLYCEU DE SERGIPE. Revista de História e Historiografia da Educação, Curitiba, Brasil, v. 5, n. 11, p. 36-63, agosto/dezembro 2022.
PÓLYA, G. How to solve it: a new aspect of mathematical method. 2. ed. Princeton: Princeton University Press, 2004. 253 p.
PONTES, E. A. S. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de problemas através de uma situação-problema. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 2, n. 2, p. 44–56, jul./dez. 2018. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index. php/sitionovo/article/view/136. Acesso em: 11 maio 2021
PEREIRA , E.; GUERRA, E. A. A utilização do geogebra para a aprendizagem da Trigonometria no Ensino Médio. Rencima, v. 7, n. 3, p. 53-72, Agosto 2016.
PEREIRA, et al. Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news. Revista Educação Pública, p. 1-8, 16 Dezembro 2022. ISSN 1984-629.
PIMENTA, G. L. M.; JUSTULIN, A. M. Uma experiência de ensino-aprendizagem de áres de figuras planas através de resolução de problemas. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-17, 2021.
PONTES, E. A. S. Modelo de ensino e aprendizagem de matemática baseado em resolução de Matemática. Revista Sítio Novo, v. 2, p. 0-13, Julho/dezembro 2018. ISSN 2594-7036.
PROENÇA, M. C. D. Resolução de Problemas:Uma proposta de organização de ensino para a aprendizagem de conceitos Matemáticos. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 1-14, Fevereiro 2021. ISSN 25269062.
RODRIGUES, P. F. C.; SOUZA, M. A. V. F. D.; THIENGO, E. R. TTrigonometria:Conhecimento de conteúdos e de ensino fundamentados em uma visão sistemática de literatura. Revista de Ensino de Ciências e de Matemática, v. 13, n. 1, p. 5-25, Dezembro 2022. ISSN 2179426x.
ROMANATTO, M. C. Resolução de problemas nas aulas de Matemática. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 299–311, maio 2012. Disponível em: http://www. reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/413. Acesso em: 10 maio 2021.
ROSSETTO, D. ; BALIEIRO FILHO, I. F. A resolução de problemas no curriculo de Matemática do estado de São Paulo e no Caderno do aluno. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 428-450, abr/jun 2021.
REIS, A. M. A matemática egípcia: solução de alguns problemas algébricos do papiro de Rhind. Orientador: Henrique Marins de Carvalho. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://eadcampus.spo.ifsp. edu.br/pluginfile.php/167151/mod_resource/content/0/Alex%20Marques%20dos%20 Reis.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. Porto Alegre: Penso, 2016.
SMOLE, K. S.; MUNIZ, C. A. A matemática em sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, L. P. M. Algoritmo da divisão. Mundo Educação, 2018. Disponível em: . Acesso em: 2 out. 2018.
SILVA, J. B. R. A Função do ábaco na formação continuada de professores dos anos iniciais. Curitiba: Appris, 2010.
STANIC, G. M. A.; KILPATRICK, J. Historical perspectives on problem solving in the mathematics curriculum. In: CHARLES, R. I.; SILVER, E. A. (ed.). The teaching and assessing of mathematical problem solving. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates; Reston: National Council of Teachers of Mathematics, 1988. p. 1–22. (Research agenda for mathematics education, 3).
SILVA, R. C. T. Z. Trigonometria: história e aplicações nocontexto escolar. Universidade Estadual Paulista(Unesp), Faculdade de Ciências. Bauru, 2019, p. 123. 2019.
SILVEIRA, J. S.; BALEIEIRO FILHO, I.. Uma Proposta para o Ensino de Trigonometria por Meio da História da Matemática. Unopar Cient. Exatas Tecnol., Londrina, Londrina, v. 12, n. 1, p. 51-60, Nov. 2013.
SOUZA, F. D. T. Trigonometria no Ensino Médio e suas Aplicações. Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 95. 2018.
TEIXEIRA, B. R.; SANTOS, E. R. Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas:alguns aspectos orientadores para a prática docente. BoEM, Joinville, v. 5, n. 8, p. 51-57, jan/jul 2017.
VANEILA BERTOLI, E. S. História da Matemática, História da Educação Matemática. ResearchGate, p. 0-14, 23 Fevereiro 2017.