Resumo
A disgrafia é um distúrbio do desenvolvimento que afeta a escrita, a coordenação motora fina e a conversão de pensamentos em palavras escritas, no qual o principal problema é a codificação ortográfica. Dessa forma, foi criada uma oficina que objetivasse a elucidação de métodos de ensino inclusivo, como também a criação de materiais pedagógicos para, assim, trabalhar com crianças com essa dificuldade de aprendizagem específica (DAE). Utilizamos, na prática, materiais de custo acessível e de uso comum do ofício pedagógico. A partir desses instrumentos metodológicos foi, portanto, trabalhada a confecção dos “grips”, apoio de mesa, e exercícios lúdicos, buscando, desse modo, trazer novas possibilidades de acompanhar o educando em sala de aula.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
HUDSON, Diana. Disgrafia. In: HUDSON, Diana. Dificuldades específicas de aprendizagem: ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, TEA, Síndrome de Asperger, TOC. Tradução de Guilherme Summa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. E-book.
MARTINS, Marielza Regina Ismael; BASTOS, José Alexandre; CECATO, Angela Traldi; ARAUJO, Maria de Lourdes Souza; MAGRO, Rafael Ribeiro; ALAMINOS, Vinicios. Screening for motor dysgraphia in public schools. J Pediatr (Rio J). 2013;89(1):70−74.