PEDAGOGICAL PRACTICE IN THE LITERACY AND LITERACY PROCESS IN REGULAR AND MULTIGRADE EDUCATION
A PRÁTICA PEDAGÓGICA (Português (Brasil))

Keywords

Processo de Ensino; Processo de Aprendizagem; Formação de Professores.

How to Cite

Joyce Formiga Moura, R. . (2021). PEDAGOGICAL PRACTICE IN THE LITERACY AND LITERACY PROCESS IN REGULAR AND MULTIGRADE EDUCATION. Humans in Perspective, 3. Retrieved from https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/343

Abstract

O presente estudo aborda a questão da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando as turmas com ensino regular e multisseriado, partindo de uma análise das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, com aspectos relevantes, tais como: a formação inicial e continuada de professores, relacionando com as práticas efetivadas no ambiente escolar e no trabalho com a alfabetização e o letramento. Objetivou-se analisar que fatores influenciam no desenvolvimento das práticas pedagógicas na perspectiva da alfabetização e do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental em turmas regulares e multisseriadas no município de Pombal-PB. A metodologia utilizada parte de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizada como uma pesquisa de campo e tendo como instrumentos de pesquisa questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, na tentativa de se aproximar ao máximo da realidade do objeto de estudo, com a realização de análise e reflexão dos dados coletados e com a contribuição de alguns autores sobre a temática abortada. Constatou-se com a pesquisa de campo que vários fatores influenciam no desenvolvimento da prática pedagógica, tais como: falta de programas de formação de professores que contribua para a relação entre teoria e prática, participação mais efetiva da família na escola e organização do ensino de forma a atender as necessidades do processo de ensino e aprendizagem com turmas menos numerosas e não organizadas em ensino multisseriado. Espera-se, que o presente estudo possa contribuir com importantes discussões sobre as práticas pedagógicas voltadas para o trabalho do professor e para o processo de alfabetização e letramento, com influência nos meios acadêmicos, na prática pedagógica de professores e nos diferentes contextos que envolvem ações voltadas para o processo de ensino e aprendizagem. 

A PRÁTICA PEDAGÓGICA (Português (Brasil))

References

ALVES, Vera Maria Souto. Formação de professores alfabetizadores: a perspectiva de alfabetizar letrando-avanços e desafios. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v.21, n. esp.2, p. 1353-1367, nov. 2017. ISSN: 1519-9029DOI: 10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10848 1356. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br . Acesso em: 22 de set. de 2019.


ANTUNES, A. C. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, Anhanguera, nº 10, 2007, p. 141-149.


ARANDA, M.A.M. O Pacto brasileiro de alfabetização nos municípios de Dourados-MS e Uberlândia-MG: política educacional e gestão escolar. Laplage em Revista (Sorocaba), ISSN 2446-6220, vol.3, n.3, set.-dez. 2017, p.164-177.


ARAÚJO, Mairce S. Ambiente alfabetizador: a sala de aula como entre-lugar de culturas. In: ARAÚJO, V.; RODRIGUES, S. H. Alfabetização na era digital: olhos e ouvidos imaginários. Ano 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/426200732202PM.pdf. Acesso em: 22 de out. de 2019.


ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação a distância no Brasil: Políticas Públicas e Democratização do acesso ao Ensino Superior. Educação em Revista|Belo Horizonte|v.31|n.03|p. 321-338 |Julho-Setembro 2015. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n3/1982-6621-edur-31-03-00321.pdf Acesso em: 21 de junho de 2019.


ASSMANN, Hugo. A educação no contexto da sociedade contemporânea e o papel da didática. didática e tecnologia I. Disponível em : http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/didatica_tecnologia/DIDATICA_TECNOLOGIA_I_unid1.pdf. Acesso em 05 de julho de 2019.


BALADELI, A. P. D.; BARROS, M. S. F.; ALTO, A.É desafio para o professor na sociedade da informação. Curitiba, nº 45, p. 155-165, 2012. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n45/11.pdf. Acesso em 28 julho 2019.


BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp,2006.


BARELLA, L. M. de S. Alfabetização de Jovens e Adultos na Perspectiva do Letramento. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2007.


BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação v. 20 n. 62 jul.-set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n62/1413-2478-rbedu-20-62-0679.pdf. Acesso em: 03 de julho de 2019.


BARROS, Maria Elizabeth Barros. Formação de professores/as e os desafios para a (re)invenção da escola. In Cotidiano escolar, formação de professores/as e currículo/Carlos Eduardo Ferraço (organizador) 2° ed. São Paulo: Cortez, 2008.


BARROS, Waldilson Duarte Cavalcante de. Formação de professor: a construção do saber docente. Trabalho Final da Disciplina Formação de Professor e Práticas Pedagógicas do Mestrado em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. VII Fórum Internacional de Pedagogia, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID791_09092016192534.pdf. Acesso em: 05 de ago. de 2019.


BONA JÚNIOR, Aurélio. O ensino de filosofia e o pensamento educacional de Antônio Gramsci: algumas aproximações. Revista Cavaqueira, ano1, n.1,União da Vitória: FAFIUV, 2008.


BRASIL. Legislação Informatizada - DECRETO-LEI Nº 1.190, DE 4 DE ABRIL DE 1939 - Publicação Original. Disponível em <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939-349241-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em: 07 de jan. de 2019.


BRASIL. Legislação Informatizada - LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 - Publicação Original. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 07 de jan. de 2019.


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p. Educação Básica. Diretrizes Curriculares.


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1a. a 4a. série). Brasília: SEF, 2001. v.2


BRASIL. Lei 11.502, de 11 de julho de 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de que trata a Lei no 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e altera as Leis nos 8.405, de 9 de janeiro de 1992, e 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 jul. 2007.


BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portal do MEC. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/o-pacto. Acesso em: 19 set. 2019.


BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Brasília: MEC/SEF, v. 1 e v. 3, 1998.


BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Módulo Competências Básicas. Brasília: MEC, 2006.


BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental : alfabetização e linguagem . – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 364 p.


CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bo-Bu. São Paulo: Scipione, 1998.


CHALITA, Gabriel. Educação, a solução esta no afeto. São Paulo: Gente, 2001.


CAMPOS, Casimiro de Medeiros. Saberes docentes e autonomia dos professores. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.


CAVALCANTE, Juliana Brito de Araújo. História da alfabetização no Brasil: do ensino das primeiras letras à psicogênese da língua escrita Disponível em: http://abalf.org.br/wp-content/uploads/2015/02/HIST%C3%93RIA-DA-ALFABETIZA%C3%87%C3%83O-NO-BRASIL-DO-ENSINO-DAS-PRIMEIRAS-LETRAS-%C3%80-PSICOG%C3%8ANESE-DA-L%C3%8DNGUA-ESCRIT.pdf. Acesso em 22 de jan. de 2019.


CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a pratica. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.


DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. In: MACIEL, L.S.B.;SHIGUNOV NETO,A.(Orgs.). Formação de professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez , 2004.


DEMO, Pedro. Leitores para sempre. Porto Alegre: Mediação, 2007


DEGOBI, Tamirys Fernanda; FARAGO, Alessandra Corrêa. O trabalho de alfabetização e letramento dos professores de educação infantil do município de Viradouro. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, 1 (1): 186-203, 2014. Disponível em : em http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/31/04042014074348.pdf .Acesso em 14 de abril de 2019.

EBERT, Síntia Lúcia Faé. A relação letramento e gêneros textuais na alfabetização de jovens e adultos. Cadernos FAPA, Porto Alegre, Número Especial VI Fórum FAPA, p. 07-13, 2007.


FERNANDES, Maria. Os segredos da alfabetização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.


FERRAÇO, Carlos Eduardo. Cotidiano escolar, formação de professores/as e currículo 2° ed. São Paulo: Cortez, 2008.


FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Formação continuada e gestão da educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.


FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.


FLORES, Maria Assunção. As reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set/dez. 2010. Disponível em: . Acesso em 11 de agosto de 2019.


FRANCHI, Eglê. Pedagogia do alfabetizador letrando: da oralidade á escrita / Eglê Franchi- 9. Ed.- São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

FRÖHLICH, Marcelo Augusto. Políticas públicas de formação continuada de docentes: dos marcos legais à realidade de duas redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul. / Marcelo Augusto Fröhlich. – Porto Alegre, 2010. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, PUCRS. Disponível em : http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3641/1/422045.pdf. Acesso em 03 de julho de 2019.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.

GALVÃO, Andréa; LEAL, Telma Ferraz. Há lugar ainda para os métodos de alfabetização? Conversa com professores(as). In: MORAIS, Artur Gomes; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. (orgs) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

GATTI, B. A.; SÁ BARRETO, E. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GOULART, Cecília M. A. Cultura escrita e escola: letrar alfabetizando. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2010, p. 439-456.

GOULART, C. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n 33,Sept/Dec2006.

GUMPERZ, J.C. A construção social da Alfabetização. tradução Ronaldo Cataldo Costa. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

HAGE, Salomão Mufarrej. A realidade das escolas multisseriadas frente às conquistas na legislação educacional. In: Reunião Anual do ANPED, 29, 2006. Anais... Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos manifestos. Caxambu: ANPED, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/.../gt13-2031--int.pdf. Acesso em: 04 de nov. de 2019.

JUSTINO, Marinice Natal. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. Cuiritiba: Ibpex, 2011.

KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. São Paulo, Contexto, 2008.

KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática. 2010.

KRAMER; Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares: Subsídios para uma leitura crítica. Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 60, dezembro/97. 1997.

KULISZ, Beatriz (2006) Professores em cena: o que faz a diferença? Porto Alegre: Media

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2005.

LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública – a pedagogia criticosocial dos conteúdos. 7.ed. São Paulo: Loyola, s/d.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia, Editora Alternativa, 2004.

LIMA, Francisco Renato. Os significados de alfabetização e letramento para o professor alfabetizador: Relação de conflito na prática pedagógica. Debates em Educação - ISSN 2175-6600 Maceió, Vol. 7, n. 13, Jan./Jun. 2015. Disponível em http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/viewFile/1124/1290. Acesso em: 14 de abril de 2019.

LUZ, Kaite Zila Wrobel. Políticas Públicas e Formação Continuada. X Seminário Nacional do Histedbr: Contribuições para a História e Historiografia da Educação Brasileira. 18 a 21 de julho de 2016/ UNICAP. Disponível em https://www.fe.unicamp.br/eventos/histedbr2016/anais/pdf/1051-2835-1-pb.pdf. Acesso em 03 de julho de 2019.

MACENHAN, Camila; TOZETTO, Susana Soares e BRANDT, Celia Finck Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 505-525, maio/ago. 2016 Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 12 de out. de 2019.

MELO, Wyarya de Sousa. Práticas pedagógicas e o processo de alfabetização e letramento na escola pública. Grupo de trabalho GT (01) – Alfabetização e Letramento Escolar. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_897_65f1c6934a8ad0f30dde722fbac568fd.pdf . Acesso em 19 de julho.

MELO, Terezinha Toledo Melquíades de; MAGALHÃES , Luciane Manera. O desafio do “alfabetizar letrando” em sala de aula: um estudo de caso. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt10_3426_texto.pdf. Acesso em 23 de set. de 2019.

MONTANDON, Maria Isabel. Políticas públicas para a formação de professores no Brasil: os programas Pibid e Prodocência. Universidade de Brasília – UnB. REVISTA DA ABEM Londrina v.20, n.28 ,47-60 . 2012. Disponível em: abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/.../86. Acesso em: 27 de junho de 2019.

MONTEIRO, Sara Mourão; BAPTISTA, Mônica Correia. Dimensão da proposta pedagógica para o ensino da linguagem escrita em classes de crianças de seis anos. In: MACIEL, Francisca Izabel Pereira; BAPTISTA, Mônica Correia; MONTEIRO, Sara Mourão Monteiro. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita em turmas de crianças de seis anos de idade. Belo Horizonte: UFMG/FaE/CEALE, 2009.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo. Editora Melhoramentos, 2012.

MORAN, J.M. A Educação que Desejamos. São Paulo: Papirus, 2008.

MOREIRA, Carlos Eduardo. Formação continuada de professores: entre o improviso e a profissionalização. Florianópolis: Insular, 2002.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: Editora UNSP: CPNED, 2000.

NÓVOA, A. Professor se forma na escola. Nova Escola, v. 142, 2001. Disponível em: http://acervo.novaescola.org.br/formacao/formacao-continuada/professor-se-forma-escola-423256.shtml. Acesso em 12 de out. de 2019.

NÓVOA, António. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, António (coord.). Os professores e a sua formação. Publicação Dom Quixote. Lisboa, Portugal: Instituto de Inovação Educacional, 1997.

NACARATO, Adair Mendes. Políticas públicas de formação do professor na educação básica: pesquisas, programas de formação e práticas 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO.

OLIVEIRA, Tania Alice de. A influência das políticas públicas na formação do professor brasileiro e sua relação com o Ensino Religioso. REVISTA PEDAGÓGICA | V.20, N.44, MAI./AGO. 2018. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/.../4455/2515 . Acesso em 03 de julho de 2019.

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed,2000.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Trad. por: Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PAROLIM, Isabel. As dificuldades de aprendizagem e as relações familiares. Fortaleza, 2003.

PIMENTA, S. G; ALMEIDA, M. I. Programa de Formação de Professores – USP. In: PINHO, S. Z. (org.). Formação de educadores:o papel do educador e sua formação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p 23-41.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática?. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

POLÔNIA, Ana da Costa ; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão dasrelações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, vol. 9, n. 2, Brasília, DF, 2005. pp 303 – 312.

SACRISTÁN, José Gimeno. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. IN: NÓVOA, Antonio (coord.) Profissão Professor. Portugal: Porto, 1992.

SANTI, Paula Aparecida. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. UNIJUI-UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIOGRANDE DO SUL DHE: DEPARTAMENTO DE HUMANIDADE E EDUCAÇÃO. CURSO DE PEDAGOGIA. Ijuí-RS 2014. Disponível em : http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/2751/TCCULTIMAVERSAO1%20%281%29.pdf?sequence=1 . Acesso em 24 de março de 2019.

SANTOS, M. C. A importância da produção de material didático na prática docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7, Vitória, 2014. Vitoria/ES. Anais do VII CBG.

SANTOS, Alessandra Almeida; AZEVEDO, Ivana Alves Monnerat de. O processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: Concepções e Propostas. ANAIS - Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH – SEPE O cenário econômico nacional e os desafios profissionais – 29/08/16 a 03/09/2016. Disponível em: http://www.anais.ueg.br/index.php/sepe/article/download/7540/5026. Acesso em 07 de jan. de 2019.

SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e Alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. (org.). Porto Alegre: Artmed, 2001.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. São Paulo: Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. IN: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 03 de julho de 2019.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, vol.14, n. 14, jan./abr.2009.

SCHEIBE, Leda. Formação de professores no Brasil: a herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, jan./dez. 2008. Disponível em: <http//www.esforce.org.br> Acesso em 07 de janeiro de 2019.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SILVA, Eliane de Souza. Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Alfabetização e Letramento. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, número Especial, p.329-356, 2016. Disponível em: https://utp.br/cadernos_de_pesquisa/. Acesso em:13 de out. de 2019.

SILVEIRA, Paloma Dias. A tríade alfabetização-letramento-imaginação na formação de professores. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/389/433, Acesso em 20 de julho de 2019.

SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1998.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n 25, p. 05-17, jan.abr. 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4 ed.- Belo Horizonte: Autêntica Editora,2010.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007. Disponível em:http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/0 19.pdf. Acesso em 19 de set. de 2019.

SOUZA, N. A. A relação teoria-prática na formação do educador. In: Anais da Semana de Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 22, p. 5-12, 2001.

SOUZA, M. A. de. Educação do campo: Propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis: Vozes, 2006.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

FERREIRO, E. TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtivista. Trad: Ana Maria Neto Machado, Porto Alegre: Artmed, 2003.

TEIXEIRA,E. C.O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da Realidade. 2002. Disponível em: .A cesso em: 27 de junho de 2019.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

XAVIER, Libânia Nacif. Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...