The family as an educational unit in the new social perspective
Ebook - A família como unidade (Português (Brasil))

Keywords

Education, family, school

How to Cite

Fernando Silva, J. ., Neide Targino, M. ., Lopes, E. ., & José Gomes, P. (2024). The family as an educational unit in the new social perspective: from family education to school education. Humans in Perspective, 69. https://doi.org/10.51249/hp69.2024.262

Abstract

This work written by the researchers has great relevance in highlighting the role of the family as a means of helping children's educational process, allowing the importance of a good relationship between family and school to be problematized.

https://doi.org/10.51249/hp69.2024.262
Ebook - A família como unidade (Português (Brasil))

References

AURÉLIO. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0. Coordenação e edição: Margarida dos Anjos e Marina Baird Ferreira. Brasil: Editora positivo, 2004.

BENTO, Antônio Maria Veloso. Articulação da educação formal e não formal. Revista Educare, 2000.

BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade – Tratado e Sociologia do conhecimento. 13.a ed. Rio de Janeiro, Editora Petrópolis, 1996.

BOSI, Alfredo. Reflexões Sobre a Arte- 7. ed. São Paulo: Ática 2000.

BRASIL. Parâmetro Curriculares Nacionais, 2007.

CAETANO, Luciana Maria. Relação escola-família: uma proposta de parceria. Intellectus. 2010.

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. In: Cadernos de Pesquisa, João Pessoa, 2000.

CASA-NOVA, Maria José. Etnicidade e educação familiar: o caso dos ciganos. 2005.

CURVO, Helissana; FERREIRA, Márcia dos Santos. Família e educação: reflexões sobre a contribuição familiar no processo de ensino-aprendizagem. Mato Grosso, 2010. Artigo científico.

CURY, Carlos Alberto Jamil. Educação escolar e educação no lar: espaços de uma polêmica. In: Educação Sociológica. São Paulo, 2006.

DESSEN, M. A. Desenvolvimento familiar: Transição de um sistema triádico para poliádico. Temas em Psicologia, 3, 51-61. 2007.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo, SP: Ed. Martin Claret. 2001.

___________. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Para entender a relação escola-família. Uma contribuição da história da educação. In: São Paulo em Perspectiva, São Paulo, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

___________. Pedagogia da Indignação- cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Edições UNESP, 2000.

GASPAR, Alberto. A educação formal e a educação informal em ciências. In: História em Revista, Rio de Janeiro, Editora Cidade Cultural, 1990.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. Porto: Porto, 2008.

LAUWE, Marie-José Combart de; HENRY, P. A evolução contemporânea da família: estruturas, funções, necessidades. Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224165225Z5aRR5fx5Sc98EV6.pdf>. Último acesso em 20 de dezembro de 2015.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1976.

LIMA, Telma C. & MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. 2, p. 37-45, 2007.

LÔBO, Paulo. Direito Civil: Famílias. São Paulo: Saraiva, 2008.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro. 2006.

___________. A ideologia alemã (I- Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 1986.

MIKUZAMI. G. N. Formação continuada e complexidade da docência: o lugar da universidade. Porto Alegre, 2008.

NOGUEIRA, Mariana Brasil. A família: Conceito, evolução e sua importância. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/18496-18497-1-PB.pdf>. Último acesso em 20 de dezembro de 2015.

PORTES. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos. 2001. 267 p. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2001.

SCHIMIDT, João Pedro. O comunitário em tempos de público não estatal. Revista Avaliação da Educação Superior, 2010.

SCHNEIDER, Selma. Educação do campo e sustentabilidade: o caso da Escola Família Agrícola em Santa Cruz do Sul-RS. 2012.

SILVA, Lourdes Helena. As representações sociais da relação educativa escola-família no universo das experiências brasileiras de formação em alternância. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.

SILVEIRA, L. M. O. B.; WAGNER, A. Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, n. 2, dez. 2006.

STEINGEBERG, Josmary Firmino. Interação Família-Escola: saberes necessários para a construção de relações transformadoras. 2007.

VILHENA, Junia de. Repensando a família. In: Psicologia. Rio de Janeiro, 2010.

VILLAS-BOAS, Maria Adelino. A relação família-escola-comunidade inserida na problemática da formação de professores. Disponível em: < http://www.educ.fc.ul.pt/recentes/mpfip/pdfs/adelinavillasboas.pdf>. Último acesso em 20 de dezembro de 2015.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...