Abstract
This new ebook produced by researcher Glauco Henrique Tavares França presents a fundamental discussion on the issue of applying images and reading in the classroom, we can observe through careful study, not only theoretical observations, but methodological and practical explanations essential for didactics and teaching.
References
AVELAR, Rodrigo. Leitura e sua importância na formação: Um pequeno estudo do leitor como variável do processo. WebArtigos. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/leitura-e-sua-importancia-na-formacao-um-pequeno-estudo-do-leitor-como-variavel-do-processo/13320/>. Acesso em: 23 outubro 2019.
BAJARD, Elie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1998.
BELMIRO, Celia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Trabalho apresentado na 22ª Reunião Anual da ANPEd, em Caxambu, MG, set. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v21n72/4191.pdf>. Acesso em 19 setembro 2019.
BITTENCURT, Circe. (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo, Contexto, 1998.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros didáticos entre textos e imagens. In: Saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
BENJAMIN, Walter. Imagens. In: FURTADO, Fernando Fábio Fiorese, ALVARENÇA, Nilson Assunção & PERNISA JR., Carlos (org.). Walter Benjamin: Rio de Janeiro: Manoel, 2008, p.94.
CAMARGO, Isaac Antonio. Um Recorte Semiótico na Produção de Sentido: imagem em mídia impressa. Domínios da imagem, Londrina, v1, n.1, p. 111-118, nov. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/19248>. Acesso em 20 outubro 2019.
CARLO, Ivan. Apostila de Semiótica. Disponível em: <http://www.ceap.br/material/MAT25082009191056.doc>. Acesso em: 21 setembro 2019.
CAMPOS, Rosânia, CAMPOS, Roselane. F.A. Educação das Famílias como política Educacional: uma análise do programa família brasileira fortalecida, 29º Reunião Nacional de Pesquisa em Educação (ANDED). Caxambu, 2006.
CUNHA, Aline Caldas. Livro de imagem: aprender a ver para aprender a ler.(Especialização em Letras e Linguística) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2005. 100 f. Disponível em: <http://docplayer.com.br/15125668-Livro-de-imagem-aprender-a-ver-para-aprender-a-ler-aline-caldas-cunha.html>. Acesso em: 19 outubro 2019.
DEBRAY, Régis. Vida e Morte da Imagem: Uma História do Olhar no Ocidente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
FABRIS, A. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.18, n.35, p. 217-224, 1998.
FREITAS, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
GUIMARÃES, Fernanda Couto; LIMOLI, Loredana. A imagem em sala de aula: uma proposta com a capa de revista. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/FernandaCGuimaraes.pdf>. Acesso em 22 agosto 2019.
GUIMARÃES, A. Uso das imagens no ensino da história e da geografia e as concepções dos professores sobre esta prática. Disponível em:< http://www.recil.grupolusofona-pt/bitstream/hndl> Acesso em: 05 dezembro 2018.
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2012.
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2006.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa, Ed. 70, 2007. Digitalizado por SOUZA, R. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/Introducao-a-Analise-da-Imagem-Martine-Joly.pdf>. Acesso em 22 de maio 2019.
JOLY, Martine. Introdução à análise da Imagem. Campinas, SP: Papirus, 1999, p.11.
JOLY, Martine. Introdução à análise da Imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.
LAVELBERG, R. O desenho cultivado na criança. In: CAUALCANTI, Z. (org.) Arte a sala de aula. Porto Alegre: Arte Médicas, 1995.
LIVRO DIÁRIO DE CLASSE. Registro de Classe, Anos Iniciais-Ensino Fundamental. Período Letivo: 2014. Estabelecimento: Escola Estadual Constança de Góes Monteiro. Major Isidoro. Alagoas.
MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura? 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
MARTINS, Elaine Rosa. A imagem no livro didático: um estudo sobre a didatização da imagem visual. Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo - II. Maria Bononi. São Paula: Giroflé, 1964.
MELO, N. As imagens na aula de história: diálogos e silêncios. Mangualde: Edições Pedago, 2008.
MENEZES, Aline. O Poder da Imagem - Um olhar sobre a percepção e produção imagística humana e suas possibilidades comunicacionais. (Apresentação de Seminário) 2001. Disponível em: <https://daisyaguilera.files.wordpress.com/2011/02/o_poder_da_imagem-11.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.
MOLINA, Ana Heloisa. Ensino de História e imagem: possibilidades de pesquisa. Domínio da imagem, Dossiê. “Aprendizagem significativa subversiva”, Séries Estudos, Campo Grande, Mestrado em Educação da VCDB, n.21, jan. /jun.2006, p.24.
NAVARRO, Talita Eloá; DOMINGUEZ, Celi R. C. O uso da imagem como recurso didático no ensino de ciências na educação infantil. Artigo para o VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Florianópolis, 8 nov. 2008.
RIOS, A. M; GRESSANA, L.; KROEFF, M. B. O descobrimento do Brasil: possibilidades de trabalho em sala de aula. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2002/Formacao_de_Educadores/Trabalho/12_02_36_t672.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.
SANTAELLA, Lucia. O Que é Semiótica. 1. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1983.
_________.Semiótica Aplicada. 1. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2008.
SANTANA, Ana Lúcia. Semiótica. Info Escola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/filosofia/semiotica/>. Acesso em 20 set. 2019.
SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cad. Pesquisa. vol. 36, n.128. São Paulo May/Aug. 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000200009>. Acesso em: 19 jun. 2019.
SIMAS, Anna. O poder educativo das imagens. Gazeta do Povo, 13 ago. 2012. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-poder-educativo-das-imagens-2ti7rekwvee0vuphq5ee47i32>. Acesso em 22 set. 2019.
SOUZA; PAIVA. Linguagens alternativas na construção do saber: charges e imagens nos livros didáticos. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema7/0793.pdf>. Acesso em 21 set. 2019.
SILVA, E. Relações entre imagens e textos no ensino da história. Revistas de história (22), Janeiro/Junho, 2002. Disponível em: Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
SILVA, Marcos. A construção do saber histórico: historiadores e imagens. Revista de História, São Paulo, Universidade de São Paulo-USP, n.125 -126, ago. dez- 1991.a jan.-jul.-1992,p.118.
PAIVIO, E. A Coding distinctions and repetition effectsin memory. In. BOWER, G.H. (Ed.). The psychdongy of learning and motivation. v. 9, New York: academic Press, 1995.
PAIVIO, A. Dual Coding Theory. In: Mental Representations. p. 3-83, New York: Oxford Univercity press, 1990.
TORRES, Maria Rita de Lima. A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em artes visuais. 2011. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) Universidade de Brasília, Tarauacá.
WIKIPÉDIA. Artigo sobre a Monalisa. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa>. Acesso em: 24 set. 2019.
ZAMBONI, Ernesta. Representações e linguagens no ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, ANPUH, vol.18, n.36,1998. p.89-101.Disponível em: .Acesso em:4 fev. 2019.
ZATTA, Celia Inez; AGUIAR, Waldiney Gomes de Aguiar. O uso de imagens como recurso metodológico para estudar Geografia. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf>. Acesso em 21 set 2019.