Abstract
This new ebook produced by researcher Ana Maria Oliveira de Araujo discusses the importance of using technologies to improve teaching and learning in science. This learning can be obtained through the lessons acquired during the use of technology during the pandemic period and how this affected the daily lives of students and teachers.
References
ABELLÓN, Marcos. Professor: as dificuldades para utilizar a tecnologia dentro da sala de aula das escolas públicas brasileiras. Direcional das escolas/ a revista do gestor escolar. Disponível em: https://direcionalescolas.com.br/professor-as-dificuldades-para-utilizar-a-tecnologia-dentro-da-sala-de-aula-das-escolas-publicas-brasileiras/ acessado em: 04/11/2020.
AGUIAR, Márcia Angela da S. BOTLER, Alice Miriam Happ. Educação Básica e novo fundeb em tempos de Pandemia. Biblioteca Virtual anpae. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/10-Livros/EducacaoBasicaNovoFundeb.pdf. Acessado em: 08/01/2021.
AMORIM, Antônio Fidalgo. BARBOSA, Emanuelle se Souza. Possibilidades e limites da EaD considerando a questão do trabalho docente. Disponível em: https://katharineninive.blogspot.com/2020/07/implicacoes-pedagogicas-da-ead-e-o.html. Acessado em: 28/01/2021.
ARAGUAIA, Mariana. Plano nacional de educação (PNE). Brasil escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/plano-nacional-educacao-pne.htm/ acessado em: 12/10/2020.
BARCELLOS, Roberta. Métodos e técnicas de estudo e pesquisa. Roberta Barcellos. São Gonçalo, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, Carlos. Ciências. Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino. 6 ed. São Paulo: Ática, 2015.
BARROS, Carlos. Ciências. Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino. 4. ed. São Paulo: Ática, 2009.
BATISTONI, Inae.et al. Lições de Pandemia/ Revista educação básica em foco. 2020.Disponível em:
https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos/Licoes-de-Pandemia-Inae-Meire-Sandra-Sonia.pdf. Acessado em: 20/10/2020.
BAUER, M., GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto imagem e som. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10701/10701_6.PDF. Acessado em: 08/12/2020.
BITTENCOURT, P. A. S., & Albino, J. P. (2017). O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, 205-214. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.9433. Acessado em: 10/11/2020.
BAZZO, W. PEREIRA, L. T. DO V. Introdução aos estudos CTS 9 ciência, tecnologia e sociedade). Disponível em:
https://www.academia.edu/28727647/Introdu%C3%A7%C3%A3o_aos_estudos_CTS_Bazzo_et_al. Acessado em: 10/01/2021.
BRAGA, Ana Regina Caminha. Quais lições a covid-19 deixa para a educação em 2021?. Disponível em: https://defatoonline.com.br/quais-licoes-a-covid-19-deixa-para-a-educacao-em-2021/. Acessado em: 13/01/2021.
BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB: passo a passo: Lei de diretrizes e base da educação nacional, Lei nº 9.394/96 comentada e interpretada, artigo por artigo/ Carlos da Fonseca Brandão. – 4. Ed. ver. E ampl. São Paulo: Avercamp, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Terceira versão. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acessado em: 11/01/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01/09/2020.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Link https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 07/01/2021.
BRASIL. PNE em movimento/ Programa do MEC/metas. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/assistencia-tecnica/programas-do-mec-metas. Acesso em: 07 jan 2021.
BRASIL. Medida provisória nº 934, Lei nº 13.979/02/2020. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141349/pdf. Acessado em: 14/01/2021.
BRASIL. Portaria nº 36, de março de 2020. Disponível em: https://epge.fgv.br/files/default/portaria-capes-36-de-19-de-marco-de-2020.pdf. Acessado em: 28/01/2021.
BRASIL. Censo escolar 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Notas+Estat%C3%ADsticas+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/43bf4c5b-b478-4c5d-ae17-7d55ced4c37d?version=1.0. Acessado em:15/09/2020.
BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília. MEC/SEF, 1997.
CANTO, Eduardo Leite do. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano: manual do professor/ Eduardo Leite do Canto, Laura Celloto Canto. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
CARDOSO, Jordania Nunes. BRITO, Maria Durciane Oliveira. As aulas remotas e a nova proposta da base nacional comum curricular para o ensino de ciências. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/67998. Acessado em: 05/02/2021.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Disponível em: https://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/a_sociedade_em_rede_-_do_conhecimento_a_acao_politica.pdf. Acessado em: 13/12.2020.
CASTINI, Remi. A Pandemia que mudou uma nova educação para o século 21. Disponível em: https://www.metropoles.com/conteudo-especial/a-Pandemia-que-moldou-uma-nova-educacao-para-o-seculo-21. Acessado em: 30/01/2021.
CODEBUDDY. 5 consequências da Pandemia para a educação. Disponível em: https://www.codebuddy.com.br/blog/5-consequencias-positivas-da-Pandemia-para-a-educacao/. Acesso em: 12/01/2021.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acesso em: 08/01/2021.
COSTA, Irelda Barbosa da. Linguagem midiática: autoria e coautoria. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/linguagem-midiatica-autoria-e-coautoria/73548/. Acesso em: 08/01/2021.
DANIEL, John. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/327/262. Acesso em: 02/01/2021.
DELIZOZOICOV, D. PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/360500296/Ensino-de-Ciencias-Fundamentos-e-Metodos-1. Acesso em: 05/01/2021.
OLIVEIRA, Diego Rafael Ferreira. ARRUDA, Silvana Gonçalves de. Aulas remotas no ensino de biologia: uma abordagem acerca da covid-19 com alunos da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68087. Acessado em: 05/02/2021.
DIRECIONAL ESCOLAS. Como será a educação pós Pandemia? Disponível em: https://direcionalescolas.com.br/como-sera-a-educacao-pos-Pandemia/. Acessado em: 09/01/2021.
DUARTE, V. M. Textos multimodais e letramento. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/154537390/Textos-Multimodais-e-Letramento-viviane-mduarte. Acessado em: 13/01/2021.
EDUCADOR 360. BNCC e ciências da natureza: saiba o que se espera para o ensino de ciências a partir de agora! Disponível em: https://educador360.com/gestao/ciencias-da-natureza/. Acessado em: 11/01/2021.
Faz Educação e Tecnologia. Como o uso da tecnologia é previsto pela BNCC. Disponível em: https://www.fazeducacao.com.br/post/uso-da-tecnologia-e-previsto-pela-bncc. Acessado em: 04/11/2020.
FELIPHE, Luiz. Educação em 2020: maiores perdas e ganhos na Pandemia. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/educacao-em-2020-maiores-perdas-e-ganhos-na-Pandemia/. Acessado em: 09/01/2021.
FERRAZ, Carina Raquel Borges Caldas. O aluno do século XXI- desafios e perspectivas para o ensino de ciências e Biologia. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-aluno-seculo-xxidesafios-pespectivas-para-ensino-.htm. Acessado em: 12/01/2021.
FIA, Fundação Instituto de Administração. Corona vírus: impactos na educação do Brasil e do mundo. Disponível em https://fia.com.br/blog/coronavirus-impactos-na-educacao/. Acessado em:15/09/2020.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA VIVO. Pesquisa sobre uso de tecnologia nas escolas aponta principais desafios que educadores enfrentam na sala de aula. Disponível em http://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/pesquisa-sobre-uso-de-tecnologia-nas-escolas-aponta-principais-desafios-que-educadores-enfrentam-na-sala-de-aula/. Acessado em: 02/09/2020.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de Pandemia. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-Pandemia-informe-n-1. Acessado em: 29/01/2021.
FRANCO, Luiz Gustavo. MUNFORD, Danusa. Reflexões sobre a base nacional comum curricular: um olhar da área de ciência da natureza. Disponível em: file:///C:/Users/ana-2_000/Downloads/582-Texto%20do%20artigo-1853-1-10-20180428.pdf. Acessado em: 06/01/2021.
FREITAS, Maria do Carmo D. e ALMEIDA, Marcos Garcia. Docentes e discentes na sociedade da informação. v. 2. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de Pandemia. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-Pandemia. Acessado em: 29/01/2021.
GADOTTI, Moacir. Concepções dialética da educação: um estudo introdutório? 16 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GAROFALO, Débora. O que esperar da educação pós Pandemia. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/05/13/o-que-esperar-da-educacao-pos-Pandemia.htm. Acessado em: 09/01/2021.
GIL, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo. Atlas 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas pesquisa social. Disponível em: https://materialinglesfe.files.wordpress.com/2012/11/texto-02-pesquisa-social.pdf. Acessado em: 10/01/2021.
GODOY, Arilda S. Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Disponível em: https://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/38183-75982-10-pb.pdf. Acessado em: 03/01/2021.
GRANDIZOLI, Edson. Educação e Pandemia: desafios e perspectivas. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-Pandemia-desafios-e-perspectivas/. Acesso em:15/09/2020.
INFOGEEKIE. BNCC: o que muda no ensino de ciências? Disponível em: https://site.geekie.com.br/blog/bncc-ciencias/. Acesso em: 11/01/2021.
YIN, Robert, K. Estudo de caso: planejamento e método. Disponível em: https://saudeglobaldotorg1.files.wordpress.com/2014/02/yin-metodologia_da_pesquisa_estudo_de_caso_yin.pdf. Acesso em: 13/01/2021
JÚNIOR, César da Silva. SANCHES, Paulo Sérgio Debaque. Ciências: ciências entendendo a natureza. Saraiva. 1998.
KOCH, Marlene Z. As tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/498/Koch_Marlene_Zimmermann.pdf?sequence=1. Acessado em: 13/01/2021.
KONNET TELECOM. Quais os impactos da Pandemia na educação- e como eles podem afetar o futuro. Disponível em: https://konnet.com.br/blog/impactos-Pandemia-educacao-como-podem-afetar-futuro. Acessado em: 09/01/2021.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acessado em: 10/01/2021.
KRASILCHEK, Myriam. O ensino de ciências. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/139539181/Krasilchik-2000-ensino-de-ciencias. Acessado em: 15/12/2020.
LOPES, Sônia. Investigar e conhecer: ciência da natureza, 8º ano/ Sônia Lopes. São Paulo: Saraiva. 2015. (Investigar e conhecer: ciências da natureza).
LOPES, Sônia. Inovar Ciências da natureza, 9º ano: ensino fundamental, anos finais/ Sônia Lopes. Jorge Audino. São Paulo: Saraiva. 2018.
MACEDO, Neusa Dias de. Iniciação a pesquisa bibliografia: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa/ Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=2z0A3cc6oUEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_atb#v=onepage&q&f=false. Acessado em: 27/10/2020.
MACHADO, Patrícia Lopes Pimenta. Educação em tempos de Pandemia: o ensinar através de tecnologias e mídias digitais. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-Pandemia acessado em:07/12/2020.
MACKER MIND. Educação pós Pandemia: quais serão as principais mudanças e tendências. Disponível em: https://mindmakers.com.br/educacao-pos-andemia/#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%B3s-Pandemia%20exigir%C3%A1%20ainda%20mais%20de%20uma,aplica%C3%A7%C3%A3o%20de%20novos%20conte%C3%BAdos%20ser%C3%A3o%20de%20suma%20import%C3%A2ncia. Acessado em: 09/01/2021.
MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância/ João Mattar. Série Educação e Tecnologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MARTINHO, Tânia. POMBO, Lúcia. Potencialidade das TIC no ensino das ciências naturais- um estudo de caso/Revista eletrônica. Disponível em: https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1359/1/2009000446.pdf. Acessado em: 10/12/2020.
MENDES. Iba. As três principais concepções de ciências. Disponível em: http://www.ibamendes.com/2011/04/as-tres-principais-concepcoes-de.html. Acessado em: 06/01/2021.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behens. Campinas: Papirus, 2013.
MOREIRA, Marco Antonio. Metodologias da pesquisa em ensino/ Marco Antonio Moreira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
BNCC. Movimento pela base. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/. Acessado em: 07/08/2021.
NARD, R. DINIZ, R. E. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação de professores. Disponível em: ttps://www.scielo.br/pdf/ep/v39n2/a04v39n2.pdf. Acessado em: 13/01/2021.
NERY, Ana Luiza Petillo. Geração alpha ciências: ensino fundamental: anos finais: 6º ano/ Ana Luiza Petillo Nery, André Catani, João Batista Aguiar; editora responsável Lia Monuilhott Bezerra; 2º edição. São Paulo.2018.
NETO, Jorge Megid. Parecer Analítico sobre a BNCC- ciência da natureza. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_8_CI_Jorge_Megid_Neto.pdf. Acessado em: 06/01/2021.
NOVO, Benigno Núnez. Aulas remotas em tempos de Pandemia. Brasil Escola. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/aulas-remotas-em-tempos-de-Pandemia.htm.Acessado em:15/09/2020.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, monografias, dissertações e teses. 5. ed. [rev.]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PAULA. Ana. Professores e educação digital. Disponível em: https://61ped.blogspot.com/2009/06/questionario-feito-com-professores-de.html. Acessado em: 21/09/2020.
PASQUETTI, Loreni Lúcia. NASCIMENTO, Cinara Ourique do. A utilização das linguagens midiáticas na relação alunos e professores no ambiente escolar. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/313944370_A_utilizacao_das_linguagens_midiaticas_na_relacao_alunos_e_professores. Acessado em: 08/01/2021.
PASSOS, Eduardo. SILLOS, Angela. Tempos de Ciências 8/ organizadora editora do Brasil; obra coletiva desenvolvida pela editora do brasil. 2. ed. São Paulo. 2015.
PEREIRA, Ana Maria. Projeto Apoema Ciências 6/ Ana Maria Pereira, Margarida Santana, Mônica Waldheim. 2 ed. São Paulo. Editora do Brasil, 2015.
PEREIRA, Lucila Conceição. Tecnologia na escola e no ensino. InfoEscola navegando e aprendendo. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/tecnologia-na-escola-e-no-ensino. Acesso em: 28/08/2020.
PIRES, Raquel Sanzovo. Perspectivas atuais no ensino de ciências: objetivos, conteúdos e métodos. Disponível em: https://fce.edu.br/blog/perspectivas-atuais-no-ensino-de-ciencias-objetivos-conteudos-e-metodos/. Acesso em: 12/01/2021.
PORFÍRIO, Francisco. Racionalismo/ Mundo educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/racionalismo.htm. Acesso em: 06/01/2021.
PUC. O ensino de ciências no Brasil: um breve resgate histórico. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11290/11290_4.PDF. Acesso em: 09/01/2021.
REDE COLABORATIVA CONEXÃO XALINGO. Dados sobre a tecnologia na educação. Disponível em: https://conexao.xalingo.com.br/2018/03/02/dados-sobre-a-tecnologia-na-educacao/. Acesso em: 02/09/2020.
RICO, Rose. O que prevê a BNCC para o ensino de ciências? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/61/o-que-preve-a-bncc-para-o-ensino-de-ciencias. Acesso em: 30/08/2020.
ROSANA, Hoffman Câmara. Análise de conteúdo: da teoria a prática em pesquisas sociais aplicadas as organizações. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf. Acesso em: 08/12/2020.
SANTANA, Olga Aguilar. Ciências Naturais, 9º ano. Olga Aguilar Santana, Aníbal Fonseca de Figueiredo Neto, Erika Mozena. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf. Acesso em: 02/01/2021.
SANTOS, AL Javan Sami Araújo dos. Júnior Salatiel Braga Trajano. Propositiva de um plano de contingenciamento em tempos de COVID-19: da secretaria as escolas de Rio Largo. Disponível em: http://www.educacaobasicaemfoco.net.br/01/Artigos/Propositivas-de-um-plano-Rio-Largo-ALAGOAS-Javan-Salatiel.pdf. Acesso em:08/01/2021.
SANTOMAURO, Beatriz. O que ensinar em ciências. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/48/o-que-ensinar-em-ciencias#:~:text=%20O%20que%20ensinar%20em%20Ci%C3%AAncias%20%201,ensino%20tornou-se%20experimental%2C%20no%20chamado%20modelo...%20More %20. Acesso em: 12/01/2021.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/312660166_Dermeval_Saviani_e_sua_historia_das_ideias_pedagogicas_no_Brasil_em_busca_da_compreensao_de_um_autor_e_de_uma_obra. Acesso em: 21/12/2020.
SILVA, Wender Antônio da. KALHIL, Josefina Barrera. Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico. Disponível em: file:///C:/Users/ana-2_000/Downloads/19155-70938-1-PB.pdf. Acessado em: 12/12/2020.
SILVA, Alexandre Fernando da. VIEIRA, Carlos Alexandre. O ensino de ciências no ensino fundamental e médio: Reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Disponível em: file:///C:/Users/ana-2_000/Downloads/314-Texto%20do%20artigo-628-2-10-20170508%20(1).pdf. Acesso em:10/01/2021.
SILVA, Katharine Ninive Pinto. LIMA, Elvis Saraiva de. Desafios para acesso no Brasil e educação. Disponível em: https://katharineninive.blogspot.com/2020/07/desafios-para-acesso-internet-no-brasil.html. Acessado em: 28/01/2021.
SILVA, Katharine Ninive Pinto. LIMA, Fernanda Cândido de. Ensino remoto durante a Pandemia de covid-19: com a palavra, os docentes brasileiros. Disponível em: https://katharineninive.blogspot.com/2020/06/ensino-remoto-durante-Pandemia-de-covid.html. Acessado em: 28/01/2021.
SOMAVILLA, Adriana Stefanello. ZARA, Reginaldo Aparecido. Ciências e o ensino de ciências no Brasil. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID326/v11_n3_a2016.pdf. Acesso em 09/01/2021.
SOUZA, Talita de. Pandemia provoca abandono e retrocesso na educação, dizem estudos. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/brasil/2021/01/Pandemia-provoca-abandono-e-retrocesso-na-educacao-dizem-estudos.html. Acessado em: 29/01/2021.
TEIXEIRA, Silvana. PNE- conheça as 20 metas do plano nacional de educação. Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/pne-conheca-as-20-metas-do-plano-nacional-de-educacao. Acesso em: 07/01/2021.
TUMULERO, Naína. Pesquisa de campo: conceitos, finalidade e etapas de como fazer. Disponível em: https://blog.mettzer.com/pesquisa-de-campo/. Acesso em: 28/10/2020.
USBERCO, João. Companhia das ciências - 7º ano. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 20
VALE O CLIQUE. Tecnologia na educação: importância, vantagem e desvantagens. Disponível em: https://www.valeoclique.com.br/tecnologia-na-educacao/. acessado em: 12/01/2021.
ZABALA. A. A prática educativa - como ensinar. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/66309331/ZABALA-A-A-pratica-educativa-como-ensinar-1998. Acesso em: 12/01/2021.