Resumo
Este estudo de caso trata das culturas organizacionais, tendo como base a teoria das organizações de Charles Handy (2003). Com o objetivo de entender a cultura predominante nessas organizações lideradas por gestoras femininas em Macaraju (MS), identificou-se através dos deuses da simbologia grega zeus, atenas, apolo e dionísio, que respectivamente, que representa um tipo de cultura que cada organização é gerida. Nesse sentindo, foram entrevistadas 4 (quatro) gestoras e seus colaboradores, fazendo um comparativo se a visão das gestoras, é a mesma de seus colaboradores, assim como também se a visão de como gostaria que fosse é a que realmente é, como proposto pela metodologia de Handy. O presente estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. O questionário proposto por Handy foi transcrito e aplicado de forma presencial pela pesquisadora. Como cultura predominante destacou-se a cultura da deusa atenas, que representa a cultura das tarefas, criatividade, inovação e juventude.
Referências
HANDY, Charles. Deuses da administração: como enfrentar as constantes mudanças da cultura empresarial. São Paulo: Saraiva, 2003.
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. 3.ed. Londres, 2007. 176p.
COVEY, Stephen R. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. São Paulo: Best Seller, 2003. 14ª edição.
FORTADO, Bruce; FADIL, Paul. The four faces of organizational culture. Competitiveness Review: an international business journal, v. 22, n.4, p. 283-298, 2012
FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma?. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005, 4ªed.
FREITAS, Maria Ester de. Cultura Organizacional: formação, tipologias e impactos. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
RUSSO, Guiseppe Maria et al. Correlacionando tipos de cultura organizacional com estratégias de remuneração utilizando a tipologia de Charles Handy. Revista Eletrônica da Administração. Porto Alegre, v. 18, n.3, setembro-dezembro 2012.
ZAVAREZE, Taís Evangelho. Cultura Organizacional: uma revisão de literatura. O portal dos psicólogos, p. 1-7, 2008.