INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO
PDF

Palavras-chave

Interdisciplinaridade. Ensino. História. Arte.

Como Citar

Alves de Freitas, E. ., Eliene de Lima, M. ., de Morais Vieira, F. ., Carlos Vieira, E. ., Batista Alves, I. ., & Elsandrinha Barbosa, M. . (2024). INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO: EXPLORANDO AS CONEXÕES ENTRE HISTÓRIA E ARTE. Humanas Em Perspectiva, 73. https://doi.org/10.51249/hp03.2024.2181

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a importância da interdisciplinaridade no ensino de História e Arte, buscando compreender como essa abordagem pode aprimorar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. No que diz respeito à metodologia empregada neste estudo, pode-se dizer que a mesma tem como método de abordagem o dedutivo, contudo, quando referente ao método de procedimento, este é o histórico e interpretativo, por fim, foi escolhida como técnica de pesquisa, a do tipo bibliográfica, através de pesquisa qualitativa. A interdisciplinaridade entre História e Arte destaca-se como uma ferramenta essencial para fomentar a criatividade e o pensamento crítico. Ao explorar a relação entre as narrativas históricas e as expressões artísticas, os estudantes são incentivados a perceber conexões e dissonâncias, desenvolvendo uma abordagem mais flexível e contextualizada diante das complexidades do mundo contemporâneo. Através da interdisciplinaridade entre História e Arte, os estudantes são desafiados a questionar, interpretar e expressar suas próprias ideias, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais essenciais para sua formação integral.

https://doi.org/10.51249/hp03.2024.2181
PDF

Referências

ALMEIDA, Simone Garcia; AMADOR, Kassandra Thamyris Maciel. A interdisciplinaridade no ensino de história: relações possíveis entre a História e a Literatura. Fronteiras & Debates, v. 6, n. 2, p. 101-118, 2019.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

BARROS, José D.’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Editora Vozes, 2019.

BERGAMIN, Aletéia Cristina et al. Reflexões Interdisciplinares na Educação: estudos e experiências. Pimenta Cultural, 2024.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular - História e Imagem. Bauru, SP: Edusc, 2004.

FABRIS, Annateresa. Fotografia – Usos e funções no século XX. São Paulo: Edusp, 2008.

CABRAL, Wallace Alves. Alfabetização Científica e Letramento Científico: caminhos possíveis para o ensino de ciências. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, 2021.

CAVALCANTE, Márcia Suany Dias; DE PINHO, Maria José; DOS SANTOS ANDRADE, Karylleila. Interdisciplinaridade e livro didático: interfaces (im) possíveis? Revista do GELNE, v. 17, n. 1/2, p. 213-234, 2015.

DE SOUZA, Mariana Aranha et al. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 35, n. 1, p. 4-25, 2022.

DIAS, Genebaldo Freire. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez editora, 2022.

LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no ensino de História. Universidade Federal do Paraná, Caderno Temático do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná–PDE. Curitiba, PR, p. 1402-6, 2009.

MALLMANN, Carina. A arte na história: para uma prática interdisciplinar em sala de aula. XI SEMINÁRIO DE ESTUDOS HISTÓRICOS. Universidade FEEVALE, 2013.

MENDES, Breno. Ensino de história, historiografia e currículo de história. Revista transversos, n. 18, p. 107-128, 2020.

NASCIMENTO, Naiane Gama; PEREIRA, Leonésia Leandro; SHAW, Gisele Soares Lemos. Conceitos de interdisciplinaridade em pesquisas publicadas na área de ensino e educação (2009-2018). Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 143-165, 2020.

PÁTARO, Ricardo Fernandes; BOVO, Marcos Clair. A interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo e trabalho coletivo no campo da pesquisa e da educação. Revista Nupem, v. 4, n. 6, p. 45-63, 2012

REITAS NETO, José Alves de. A transversalidade e a renovação no ensino de História. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6a ed. São Paulo: Contexto, 2010, p. 57-74.

ROLIM, Carmem Lucia Artioli; MARTINS, Denise Aquino Alves; CARRIJO, Menissa Cícera FO Bessa. Educação como Espaço de Direito: Formação, Docência e Discência. Paco Editorial, 2017.

SILVA LIMA, Aline Cristina; DE AZEVEDO, Crislane Barbosa. A interdisciplinaridade no Brasil e o ensino de história: um diálogo possível. Revista educação e linguagens, v. 2, n. 3, p. 128-150, 2013.

VIEIRA, Martha Victor. Ensino de história e interdisciplinaridade. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 32, n. 2, p. 309-321, 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...