Resumo
Essa obra escrita pelos pesquisadores possui grande relevância ao colocar em evidência o papel da familia como meio para auxiliar o processo educacional dos filhos, permitindo-se problematizar a importância da boa relação entre a família e a escola.
Referências
AURÉLIO. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0. Coordenação e edição: Margarida dos Anjos e Marina Baird Ferreira. Brasil: Editora positivo, 2004.
BENTO, Antônio Maria Veloso. Articulação da educação formal e não formal. Revista Educare, 2000.
BERGER, Peter L. e LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade – Tratado e Sociologia do conhecimento. 13.a ed. Rio de Janeiro, Editora Petrópolis, 1996.
BOSI, Alfredo. Reflexões Sobre a Arte- 7. ed. São Paulo: Ática 2000.
BRASIL. Parâmetro Curriculares Nacionais, 2007.
CAETANO, Luciana Maria. Relação escola-família: uma proposta de parceria. Intellectus. 2010.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. In: Cadernos de Pesquisa, João Pessoa, 2000.
CASA-NOVA, Maria José. Etnicidade e educação familiar: o caso dos ciganos. 2005.
CURVO, Helissana; FERREIRA, Márcia dos Santos. Família e educação: reflexões sobre a contribuição familiar no processo de ensino-aprendizagem. Mato Grosso, 2010. Artigo científico.
CURY, Carlos Alberto Jamil. Educação escolar e educação no lar: espaços de uma polêmica. In: Educação Sociológica. São Paulo, 2006.
DESSEN, M. A. Desenvolvimento familiar: Transição de um sistema triádico para poliádico. Temas em Psicologia, 3, 51-61. 2007.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo, SP: Ed. Martin Claret. 2001.
___________. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Para entender a relação escola-família. Uma contribuição da história da educação. In: São Paulo em Perspectiva, São Paulo, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
___________. Pedagogia da Indignação- cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Edições UNESP, 2000.
GASPAR, Alberto. A educação formal e a educação informal em ciências. In: História em Revista, Rio de Janeiro, Editora Cidade Cultural, 1990.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. Porto: Porto, 2008.
LAUWE, Marie-José Combart de; HENRY, P. A evolução contemporânea da família: estruturas, funções, necessidades. Disponível em: <http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1224165225Z5aRR5fx5Sc98EV6.pdf>. Último acesso em 20 de dezembro de 2015.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1976.
LIMA, Telma C. & MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. 2, p. 37-45, 2007.
LÔBO, Paulo. Direito Civil: Famílias. São Paulo: Saraiva, 2008.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro. 2006.
___________. A ideologia alemã (I- Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 1986.
MIKUZAMI. G. N. Formação continuada e complexidade da docência: o lugar da universidade. Porto Alegre, 2008.
NOGUEIRA, Mariana Brasil. A família: Conceito, evolução e sua importância. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/18496-18497-1-PB.pdf>. Último acesso em 20 de dezembro de 2015.
PORTES. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos. 2001. 267 p. Tese de Doutorado. Belo Horizonte: FAE/UFMG, 2001.
SCHIMIDT, João Pedro. O comunitário em tempos de público não estatal. Revista Avaliação da Educação Superior, 2010.
SCHNEIDER, Selma. Educação do campo e sustentabilidade: o caso da Escola Família Agrícola em Santa Cruz do Sul-RS. 2012.
SILVA, Lourdes Helena. As representações sociais da relação educativa escola-família no universo das experiências brasileiras de formação em alternância. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.
SILVEIRA, L. M. O. B.; WAGNER, A. Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, n. 2, dez. 2006.
STEINGEBERG, Josmary Firmino. Interação Família-Escola: saberes necessários para a construção de relações transformadoras. 2007.
VILHENA, Junia de. Repensando a família. In: Psicologia. Rio de Janeiro, 2010.
VILLAS-BOAS, Maria Adelino. A relação família-escola-comunidade inserida na problemática da formação de professores. Disponível em: < http://www.educ.fc.ul.pt/recentes/mpfip/pdfs/adelinavillasboas.pdf>. Último acesso em 20 de dezembro de 2015.