Resumo
Esse novo ebook produzido pelo pesquisador Glauco Henrique Tavares França apresenta uma discussão fundamental sobre a questão da aplicação das imagens e leitura em sala de aula, podemos observar através do cuidadoso estudo, não apenas observações teóricas, mas explicações metodologicas e práticas essenciais para a didática e ensino.
Referências
AVELAR, Rodrigo. Leitura e sua importância na formação: Um pequeno estudo do leitor como variável do processo. WebArtigos. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/leitura-e-sua-importancia-na-formacao-um-pequeno-estudo-do-leitor-como-variavel-do-processo/13320/>. Acesso em: 23 outubro 2019.
BAJARD, Elie. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1998.
BELMIRO, Celia Abicalil. A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Trabalho apresentado na 22ª Reunião Anual da ANPEd, em Caxambu, MG, set. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v21n72/4191.pdf>. Acesso em 19 setembro 2019.
BITTENCURT, Circe. (Org.). O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo, Contexto, 1998.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livros didáticos entre textos e imagens. In: Saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
BENJAMIN, Walter. Imagens. In: FURTADO, Fernando Fábio Fiorese, ALVARENÇA, Nilson Assunção & PERNISA JR., Carlos (org.). Walter Benjamin: Rio de Janeiro: Manoel, 2008, p.94.
CAMARGO, Isaac Antonio. Um Recorte Semiótico na Produção de Sentido: imagem em mídia impressa. Domínios da imagem, Londrina, v1, n.1, p. 111-118, nov. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/19248>. Acesso em 20 outubro 2019.
CARLO, Ivan. Apostila de Semiótica. Disponível em: <http://www.ceap.br/material/MAT25082009191056.doc>. Acesso em: 21 setembro 2019.
CAMPOS, Rosânia, CAMPOS, Roselane. F.A. Educação das Famílias como política Educacional: uma análise do programa família brasileira fortalecida, 29º Reunião Nacional de Pesquisa em Educação (ANDED). Caxambu, 2006.
CUNHA, Aline Caldas. Livro de imagem: aprender a ver para aprender a ler.(Especialização em Letras e Linguística) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2005. 100 f. Disponível em: <http://docplayer.com.br/15125668-Livro-de-imagem-aprender-a-ver-para-aprender-a-ler-aline-caldas-cunha.html>. Acesso em: 19 outubro 2019.
DEBRAY, Régis. Vida e Morte da Imagem: Uma História do Olhar no Ocidente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
FABRIS, A. Redefinindo o conceito de imagem. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.18, n.35, p. 217-224, 1998.
FREITAS, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
GUIMARÃES, Fernanda Couto; LIMOLI, Loredana. A imagem em sala de aula: uma proposta com a capa de revista. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/FernandaCGuimaraes.pdf>. Acesso em 22 agosto 2019.
GUIMARÃES, A. Uso das imagens no ensino da história e da geografia e as concepções dos professores sobre esta prática. Disponível em:< http://www.recil.grupolusofona-pt/bitstream/hndl> Acesso em: 05 dezembro 2018.
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2012.
HERNANDEZ, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2006.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa, Ed. 70, 2007. Digitalizado por SOUZA, R. Disponível em: <http://www3.uma.pt/dmfe/Introducao-a-Analise-da-Imagem-Martine-Joly.pdf>. Acesso em 22 de maio 2019.
JOLY, Martine. Introdução à análise da Imagem. Campinas, SP: Papirus, 1999, p.11.
JOLY, Martine. Introdução à análise da Imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.
LAVELBERG, R. O desenho cultivado na criança. In: CAUALCANTI, Z. (org.) Arte a sala de aula. Porto Alegre: Arte Médicas, 1995.
LIVRO DIÁRIO DE CLASSE. Registro de Classe, Anos Iniciais-Ensino Fundamental. Período Letivo: 2014. Estabelecimento: Escola Estadual Constança de Góes Monteiro. Major Isidoro. Alagoas.
MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura? 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.
MARTINS, Elaine Rosa. A imagem no livro didático: um estudo sobre a didatização da imagem visual. Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.
MEIRELES, Cecília. Ou isto ou aquilo - II. Maria Bononi. São Paula: Giroflé, 1964.
MELO, N. As imagens na aula de história: diálogos e silêncios. Mangualde: Edições Pedago, 2008.
MENEZES, Aline. O Poder da Imagem - Um olhar sobre a percepção e produção imagística humana e suas possibilidades comunicacionais. (Apresentação de Seminário) 2001. Disponível em: <https://daisyaguilera.files.wordpress.com/2011/02/o_poder_da_imagem-11.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.
MOLINA, Ana Heloisa. Ensino de História e imagem: possibilidades de pesquisa. Domínio da imagem, Dossiê. “Aprendizagem significativa subversiva”, Séries Estudos, Campo Grande, Mestrado em Educação da VCDB, n.21, jan. /jun.2006, p.24.
NAVARRO, Talita Eloá; DOMINGUEZ, Celi R. C. O uso da imagem como recurso didático no ensino de ciências na educação infantil. Artigo para o VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Florianópolis, 8 nov. 2008.
RIOS, A. M; GRESSANA, L.; KROEFF, M. B. O descobrimento do Brasil: possibilidades de trabalho em sala de aula. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2002/Formacao_de_Educadores/Trabalho/12_02_36_t672.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.
SANTAELLA, Lucia. O Que é Semiótica. 1. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1983.
_________.Semiótica Aplicada. 1. ed. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2008.
SANTANA, Ana Lúcia. Semiótica. Info Escola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/filosofia/semiotica/>. Acesso em 20 set. 2019.
SARDELICH, Maria Emília. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cad. Pesquisa. vol. 36, n.128. São Paulo May/Aug. 2006. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000200009>. Acesso em: 19 jun. 2019.
SIMAS, Anna. O poder educativo das imagens. Gazeta do Povo, 13 ago. 2012. Disponível em <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/o-poder-educativo-das-imagens-2ti7rekwvee0vuphq5ee47i32>. Acesso em 22 set. 2019.
SOUZA; PAIVA. Linguagens alternativas na construção do saber: charges e imagens nos livros didáticos. Disponível em: <http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema7/0793.pdf>. Acesso em 21 set. 2019.
SILVA, E. Relações entre imagens e textos no ensino da história. Revistas de história (22), Janeiro/Junho, 2002. Disponível em: Acesso em: 06 de janeiro de 2019.
SILVA, Marcos. A construção do saber histórico: historiadores e imagens. Revista de História, São Paulo, Universidade de São Paulo-USP, n.125 -126, ago. dez- 1991.a jan.-jul.-1992,p.118.
PAIVIO, E. A Coding distinctions and repetition effectsin memory. In. BOWER, G.H. (Ed.). The psychdongy of learning and motivation. v. 9, New York: academic Press, 1995.
PAIVIO, A. Dual Coding Theory. In: Mental Representations. p. 3-83, New York: Oxford Univercity press, 1990.
TORRES, Maria Rita de Lima. A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em artes visuais. 2011. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) Universidade de Brasília, Tarauacá.
WIKIPÉDIA. Artigo sobre a Monalisa. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa>. Acesso em: 24 set. 2019.
ZAMBONI, Ernesta. Representações e linguagens no ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, ANPUH, vol.18, n.36,1998. p.89-101.Disponível em: .Acesso em:4 fev. 2019.
ZATTA, Celia Inez; AGUIAR, Waldiney Gomes de Aguiar. O uso de imagens como recurso metodológico para estudar Geografia. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf>. Acesso em 21 set 2019.