SINUS LIFT
SINUS LIFT

Palavras-chave

Levantamento do seio maxilar, Implantodontia

Como Citar

Cesar de Sousa, B. ., Caroline Brito Reia, V. ., & Graziele Magro, M. . (2023). SINUS LIFT: TECNICAS DE LEVANTAMENTO DO SEIO MAXILAR. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 13. https://doi.org/10.51249/easn13.2023.1162

Resumo

A presença dos elementos dentarios é fator fundamental para a manutenção do rebordo alveola. Uma vez perdidos, o processo alveolar passa a sofrer um processo de intensa remodelação. Isso ocorre porque o processo alveolar tem a função de dar sustentação aos dentes e, uma vez perdida essa função, sua tendencia é reabsorver gradativamente. A pressão negativa da respiração e o uso de proteses inadequadas podem agravar o processo. Durante muito tempo, a pneumatização óssea posterior da maxila era uma limitação complexa para reabilitações com implantes que eram frequentemente instalados de forma angulada ou distantes, a fim de evitar o contato com o seio maxilar. A cirurgia para levantamento de assoalho do seio maxilar foi concebida por Tatum, em 1976 e obviamente que a técnica sofreu modificações e adaptações. Boyne et al., em 1980, incorporaram as opções com enxertia de osso particulado. A última publicação de Tatum em 1986 apresentou a descrição da técnica de elevação do assoalho do seio maxilar é utilizada até os dias atuais. Concomitantemente, outras técnicas cirúrgicas surgiram com o objetivo de realizar uma cirurgia menos traumática ou com incorporação de outros materiais. A técnica de elevação do assoalho maxilar é definida como um procedimento cirúrgico realizado para aumentar a altura e a densidade do segmento maxilar posterior mediante enxerto ósseo no seio maxilar, sem comprometer a distância entre as arcadas. Reabilitar pacientes através de implantes pode ser impossível sem a utilização de materiais e técnicas capazes de repor parcial ou total a deficiência óssea, e suportar, em função, os implantes dentários. Atualmente, existem diversos materiais que podem ser utilizados isolados ou em conjunto com outros para levantamento do assoalho do seio maxilar, podendo deixar um Cirurgião- Dentista em dúvida de qual material escolher para cada caso. O Presente trabalho teve por objetivo realizar uma revisão da literatura acerca das técnicas de levantamento do assoalho do seio maxilar.

https://doi.org/10.51249/easn13.2023.1162
SINUS LIFT

Referências

ACUNHA, J., THOMÉ, G., MELO, A., SARTORI, I., BORGES, A.. Acompanhamento longitudinal das reabilitações sobre implantes mandibulares: análise do índice de satisfação dos pacientes e comportamento dos componentes e da prótese. RGO - Revista Gaúcha de Odontologia, América do Norte, 57, mai. 2009.

ALBREKTSSON T, BRÅNEMARK P-I, HANSSON HA, LINDSTROM J. Osseointegrated titanium implants. Requirements for ensuring a long-lasting, direct bone-toimplant anchorage in man. Acta Orthop Scand. 1981;52(2):155-70.

ALBREKTSSON T, ZARB G, Worthington P, Eriksson AR. The long-term efficacy of currently used dental implants: a review and proposed criteria of success. Int J Oral Maxillofac Implants 1986;1(1):11-25.

ALBREKTSSON, T.; SENNERBY, L. Direct bone anchorage of oral implants: clinical and experimental considerations of the concept of osseointegration. The International Journal of Prosthodontics, Lombard, v.3, n.1, p.30-41, jan./feb. 1990.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...