Resumo
Introdução: A gestação é um dos momentos mais importantes na vida da mulher, pois é o momento em que todo o organismo passa por um processo de adaptação, de transformações físicas e psíquicas. Nesse momento, todos os sistemas do corpo passam por alterações, e para que o corpo atenda as necessidades da gestante e do feto, o funcionamento exige mais esforço para que as demandas sejam atendidas. Durante a gravidez, a mulher fica mais vulnerável. No que tange o novo coronavírus, o risco para o agravamento à saúde materna é o triplo e quando associados a comorbidades como cardiopatias, a atenção precisa ser redobrada, pois o coronavírus pode causar diversos riscos à saúde da gestante. Objetivo: Evidenciar quais os cuidados a equipe multidisciplinar deve ofertar às gestantes com cardiopatia durante a pandemia de Covid-19. Metodologia: Este estudo é uma pesquisa descritiva, do tipo revisão integrativa da literatura, de cunho descritivo-exploratório, realizado para evidenciar através da literatura cientifica respostas acerca da seguinte pergunta norteadora: Quais os principais cuidados da equipe multidisciplinar deve oferecer às gestantes com cardiopatia durante a pandemia de Covid-19? Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico nas bases de dados SCIELO e BDENF. Mediante a aplicação dos critérios estabelecidos e a leitura na íntegra, o número de artigos para a amostra foram totalizados em 7. Resultados e Discussões: Conforme análise da literatura, alguns pontos importantes foram identificados, bem como, as principais consequências causadas pela covid-19 à gestantes em condições cardiopatas. De primeira instância, a literatura evidenciou que quando em contato com o vírus, a gestante está mais propensa ao contágio rápido, podendo progredir para agravos e riscos à sua saúde. A partir de evidências científicas que as gestantes cardiopatas estão propensas a apresentarem maior risco de complicações cardíacas graves. Nesse sentido, a equipe multiprofissional deve-se atentar ao máximo para qualquer tipo de alterações hemodinâmicas apresentadas por essas gestantes. Os principais sinais manifestados pelas grávidas durante o momento em que estavam infectadas pelo vírus, destaca-se o desequilíbrio eletrolítico, débito cardíaco diminuído, ventilação espontânea prejudicada e náuseas. Considerações Finais: Foi evidenciado os cuidados realizados pela equipe multiprofissional, como importante papel de monitorização e prevenção de agravos para a mãe e para o bebê. Portanto, diante de todo esse quadro, a educação em saúde ainda é a principal fonte de prevenção de doenças e agravos à saúde. Dessa maneira, é imprescindível a orientação acerca da adesão das medidas de prevenção propostas pelo Ministério da Saúde.
Referências
AVILA, Walkiria Samuel; CARVALHO, Regina Coeli de. COVID-19: um novo desafio para a cardiopatia na gravidez. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 115, p. 1-4, 2020.
MARQUES-SANTOS, Celi et al. Posicionamento sobre COVID-19 e Gravidez em Mulheres Cardiopatas–Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia–2020. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 115, p. 975-986, 2020.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.
MACIEL, Maria Paula Fernandes do Rego et al. Caracterização do perfil clínico-epidemiológico de gestantes hospitalizadas com SRAG causada por COVID-19 e os principais fatores de risco associados ao óbito em Pernambuco. 2022.
MOTA, Lennara Pereira et al. Correlação da Infecção por SARS-CoV-2 com o Sistema Cardiovascular. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e15311326252-e15311326252, 2022.
RIBEIRO, Daniele Vignoli et al. Conduta de enfermagem em gestantes cardiopatas contaminadas pela Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e29610918097-e29610918097, 2021.
SANTOS, Martilianno Silva; DE FREITAS, Anderson Louis Gomes Cavalcante; DE LIMA, Telmo Henrique Barbosa. Os efeitos materno-fetais da covid-19 no período gestacional The maternal-fetal effects of covid-19 in the gestational period. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 5, p. 19067-19081, 2021.
SILVA, Lavínia Helena Rufino et al. Indicadores maternos de admissão no alto risco obstétrico durante uma pandemia viral. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, p. e28511528305-e28511528305, 2022.