Resumo
A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma situação dramática, responsável por morbimortalidade elevada, mesmo em situações de atendimento ideal. No plano hospitalar, pode-se prever desde ocorrências em locais menos equipados, como ambulatórios, até as que surgem em outros, muito bem equipados, como as unidades de terapia intensiva e as unidades coronarianas. O paciente que sofre de PCR, está sujeito a inúmeros traumas após a reanimação, para tanto, diversas medidas de cuidados devem ser realizadas pela equipe multidisciplinar em todos e qualquer setor de saúde. Objetivos: Identificar na literatura, evidências científicas acerca dos cuidados ao paciente pós (PCR). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, do tipo revisão integrativa de literatura, realizado nas bases de dados SCIELO, LILACS e MEDLINE . Utilizou-se as palavras-chave indexadas no (DeCS): Parada Cardiorrespiratória, Reanimação Cardiopulmonar, Cuidados e Assistência de Saúde, por intermédio do operador booleano AND. Definiu-se como critérios de inclusão: estudos disponíveis na íntegra, gratuitos, indexados nas bases de dados supracitadas, publicados nos últimos 3 anos. Critérios de exclusão: teses, monografias e estudos que não respondessem ao objetivo dessa pesquisa. Esse processo resultou na seleção de 7 artigos que foram utilizados para compor a amostra dos resultados. Resultados e Discussão: A partir da análise da literatura, foi evidenciado que os principais cuidados realizados ao paciente pós- parada cardiorrespiratória é a estabilização dos sinais vitais, com determinação do nível de consciência/capacidade de oxigenação e pressão arterial, reduzir o risco de sequelas, manter o desfibrilador preparado e próximo ao leito e monitorar o paciente. Considerações finais: Mediante o exposto, fica evidente que todo profissional de saúde deve conhecer as técnicas de realização da PCR, como também os pré cuidados ao paciente após a reanimação.
Referências
ANDRADE, Állef Diego Bonfim et al. Atuação fisioterapêutica no suporte avançado de vida durante a parada cardiorrespiratória (PCR) na UTI. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 33, p. e762-e762, 2019.
CANUTO, Ilana Frota Pontes et al. Conhecimentos de médicos docentes acerca do diagnóstico e conduta de uma parada cardiorrespiratória (PCR). Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 3, p. 18979-18995, 2022.
COSTA, Leandro Menezes Alves da; MINUZZO, Luiz. Parada cardiorrespiratória: suporte avançado de vida em adultos. In: Tratado Dante Pazzanese de emergências cardiovasculares. 2016. p. 163-175.
BERNOCHE, Claúdia et al. Terapia do controle da temperatura pós-parada cardiorrespiratória. Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo, p. 27-33, 2016.
MAURICIO, Evelyn Carla Borsari et al. Resultados da implementação dos cuidados integrados pós-parada cardiorrespiratória em um hospital universitário. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 26, 2018.
MOURA, Maria Clara Rodrigues et al. ATENDIMENTO INICIAL DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E CUIDADOS PÓS-PARADA. In: Anais do Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO). 2020.
REZENDE, Elessandra Antônia Santos de et al. Proposta de protocolo assistencial para fluxo de atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória para o Centro de Saúde de Córrego Danta, MG. 2017.
SOUZA GIMENES, Andressa Rodrigues; COUTINHO, Camila Silva; RIBEIRO, Tiago Pacheco Brandão. ESTATÍSTICAS DE SOBREVIDA EM PACIENTES PÓS-PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 10, p. 3306-3319, 2021.
SANTOS CALLOU, Diego Ravelly et al. Importância da organização da equipe multidisciplinar na parada cardiorrespiratória no setor urgência e emergência. Brazilian Journal of Health Review, v. 2, n. 6, p. 6207-6225, 2019.
SILVA, Mariana Pereira Barbosa et al. A equipe multiprofissional frente ao paciente vítima de parada cardiorrespiratória. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e3119119761-e3119119761, 2020.