(RE)CONHECER PARA CUIDAR: CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO DO SPA DO CAMPUS JOÃO UCHÔA
(RE)CONHECER PARA CUIDAR

Palavras-chave

Serviço de Psicologia Aplicada, Caracterização dos Usuários, Atendimento Psicológico.

Como Citar

de Carvalho Guimarães, C. ., Pontes Benvindo da Silva, G. ., & Cavalcanti, J. . (2022). (RE)CONHECER PARA CUIDAR: CARACTERIZAÇÃO DO PÚBLICO DO SPA DO CAMPUS JOÃO UCHÔA. Estudos Avançados Sobre Saúde E Natureza, 2. https://doi.org/10.51249/easn02.2021.622

Resumo

“(Re) Conhecer para cuidar: caracterização do público do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do campus João Uchôa” foi uma pesquisa realizada no âmbito do programa de Iniciação Científica da Universidade Estácio de Sá, que teve o objetivo de traçar o perfil e as necessidades das pessoas atendidas no SPA do campus João Uchôa. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com utilização de procedimentos metodológicos de pesquisa documental descritiva-retrospectiva. Os dados foram levantados através da consulta direta de 300 documentos de usuários que buscaram atendimento psicológico individual nos anos de 2018 e 2019. Os resultados informam que os meses que tiveram maior número de atendimento foram setembro (20,7%); março (17,7%) e abril (14,7%). Há predominância do sexo feminino entre os usuários: 198 pessoas (66%). Suas idades variam de 06 a 84 anos, sendo a maior parte de adultos na faixa etária entre 20 a 30 anos. Nas fichas de cadastro verificou-se significativa ausência de informações sobre a constituição familiar que tem constituições diversas: matrimonial, monoparental, anaparental, reconstituída, unipessoal, entre outras. A maioria dos usuários ganha até dois salários mínimos e a descrição de suas queixas é diversa. A mais frequente é de dificuldade de relacionamento (12,4%), seguida de ansiedade (9,7%) e depressão (3,3%). Os usuários costumam realizar apenas 1 atendimento. Compreende-se que é de grande relevância o (re) conhecimento e caracterização dos usuários, tendo o objetivo de auxiliar nas estratégias dos estagiários, supervisores e coordenadores, além de colaborar para o direcionamento de um serviço de qualidade para a comunidade.

https://doi.org/10.51249/easn02.2021.622
(RE)CONHECER PARA CUIDAR

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