Resumo
Objetivo: compreender e discutir os desafios da prática e formação docente na educação profissional e tecnológica. Método: foi desenvolvida uma revisão de literatura por meio da análise de estudos e publicações presentes em bancos de dados secundários. Para busca e coleta de dados, foram utilizados os unitermos docente, educação profissional e tecnológica, docência na educação profissional e tecnológica e formação docente um a um e combinados. Resultados e discussão: A leitura atenta, crítica e reflexiva dos trabalhos permitiu a construção do cenário temático, onde os discursos dos atores se firmaram e revelaram o estado da arte da docência na educação profissional e tecnológica na contemporaneidade. Conclusões: compreende-se que a formação e a prática docente na educação profissional e tecnológica são complexas e multifacetadas, sendo os desafios vivenciados constantemente pelo docente. O docente que atua na educação profissional e tecnológica deve possuir, dentre outras características, a capacidade para construir estratégias; elaborar formas criativas de ensino-aprendizagem, antever as condições necessárias ao desenvolvimento da educação profissional e tecnológica, considerando suas singularidades, as necessidades particulares e as situações contextuais em que se estrutura, produzir um trabalho mais interdisciplinar e integrado, afim de possibilitar transposições didáticas contextualizadas e associadas as atividades práticas e de pesquisa.
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