Resumo
O processo de inclusão se faz primordial nos dias atuais. Muito ouvimos discorrer sobre isso. Dessa forma, esse trabalho se constitui de pesquisa bibliográfica a respeito do processo de uso de tecnologias digitais para a educação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nosso objetivo é compreender como as tecnologias digitais podem auxiliar no ensino da criança com TEA. Para isso, procuramos artigos científicos em bases de dados que discorressem a respeito do assunto em questão. Abordamos aspectos da criança com TEA, inclusão na escola, bem como a questão da tecnologia para inclusão desses alunos no ambiente escolar.
Referências
ALVES, Cândida Helena Lopes. Diagnóstico do autismo. In: MATOS, Daniel Carvalho (Org.). Análise do comportamento aplicada ao desenvolvimento atípico com ênfase em autismo. São Luís, Editora AISCA, 2016.
BRASIL. Constituição Federal. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 05 dez. 2017.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 05 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes e nacionais para a educação especial na educação básica. São Paulo: Secretaria de Educação Especial; MEC; SEESP, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf>.
Acesso em: 05 dez. 2017.
BRUNA, Maria Helena Varella. TEA: Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/tea-transtorno-do-espectro- autista-ii/>. Acesso em: 04 abr. 2018.
DOHME, Vania. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (UNICEF). Declaração Universal Dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm>. Acesso em: 05 dez. 2017.
NÓVOA, Antonio. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, Antonio (org.) Os Professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
PORTAL EDUCAÇÃO. A importância da educação inclusiva na educação infantil. 2018. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/a-importancia-da- educacao-inclusiva-na-educacao-infantil/55604>. Acesso em: 10 mar. 2018.
RODRIGUES, M.de O. Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Presidente Prudente: Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, 2012.
SANTOS, Fabiana Haro dos; GRILLO, Mariana Aparecida. Transtorno do Espectro Autista – TEA. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 12, n. 3, p.30-38, jul/set 2015. Disponível em: <http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ch/article/view/1417/1544>. Acesso em: 9 abr. 2018.
SANTOS, Sostenes Vieira. Educação Inclusiva: considerações acerca do uso das tecnologias contemporâneas. Revista Espaço Acadêmico, n. 109, jun. 2010, p.51-57. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/8902/5 693>. Acesso em: 11 abr. 2018.
TENÓRIO, Mylena Carla Almeida; VASCONCELOS, Norma Abreu e Lima. Autismo: a tecnologia como ferramenta assistiva ao processo de ensino e aprendizagem de uma criança dentro do espectro. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/revistas/cintedi/trabalhos/Modalidade_1datahora_07_10_2014_16_44_33_idinscrito_387_654ecb08429600021f5e35b9dc5266d9.pdf >