Resumo
A reprovação escolar é algo que apesar de tão antigo nos impressiona a todo tempo, pois acontece naturalmente nas escolas e, mesmo sendo de conhecimento de todos, não se tem pensado efetivamente em uma intervenção psicopedagógica eficiente que venha reverter os altos índices, principalmente na disciplina de língua portuguesa. Além disso, é preciso dizer que essa situação não depende só dos professores, mas de toda a comunidade escolar: pais, coordenadores, diretores, familiares e demais colaboradores da instituição de ensino e especialmente de todos os alunos envolvidos nesse contexto. Na educação, quando se trata de dificuldades de aprendizagem, de imediato se associa a essa questão à classe menos favorecida, ou seja, o histórico familiar passa a ser uma das premissas para justificar o que não se cumpriu ao longo da vida do aluno, que nada mais é do que o direito de aprender. Diante disso, é preciso saber a origem da falta de sucesso da aprendizagem, do insucesso escolar na disciplina de língua portuguesa que leva a altos índices de reprovação nas escolas brasileiras para intervir nessa situação de forma mais criteriosa. Vale ressaltar, ainda, que as condições atuais permitem repensar sobre o ensino da leitura e da escrita, pois há diversas considerações no que se refere ao conhecimento didático acumulado às transformações educacionais realmente significativas. Espera-se, sem procurar culpados, buscar a união de agentes e ações com intervenções transformadoras na melhoria da aprendizagem escolar, abolindo ou minimizando o tão discutido insucesso escolar por meio da reprovação na disciplina de língua portuguesa.
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