A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
A EVASÃO NA EDUCAÇÃO

Palavras-chave

Evasão escolar; Ensino e aprendizagem; Prática docente

Como Citar

Ferreira Silva Sueli, M. . (2021). A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): : MARCOS DE DESAFIOS. Humanas Em Perspectiva, 11. Recuperado de https://periodicojs.editoraperiodicojs.com.br/index.php/hp/article/view/503

Resumo

Esta dissertação tem como tema a Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é compreender os fatores que promovem a evasão escolar nesta modalidade de ensino. Em um país onde muito se fala na discrepante desigualdade de oportunidades, da falta de investimentos e da elaboração de programas sociais voltados para a promoção da emancipação dos sujeitos, é importante lançar um olhar sobre um modelo de educação que procura resgatar alunos que evadiram da escola e querem voltar ao âmbito escolar por motivos diversos. Os desafios não são poucos, por isso é, interessante expor os programas sociais lançados pelo poder público que objetivam trazer esse aluno de volta à escola encontrando as soluções para obter bons resultados. Para a realização deste trabalho, foram feitos estudos bibliográficos de livros e de artigos científicos. A referida pesquisa foi fundamentada nos postulados de Libâneo(1985), Baquero(2009), Carbonesi (2014), Freire(2011), Pereira(2012), entre outros autores. Sendo também feita pesquisa de campo de natureza mista, ou seja, qualitativa e quantitativa, de forma exploratória através de questionário, sendo os sujeitos de pesquisa 19 alunos e 10 professores, tendo como cenário a Escola Municipal Amenayde Farias do Rego Barros, localizada na zona urbana, no município de Gravatá - PE, Mediante os resultados e as informações retiradas dos questionários de pesquisa, pode-se constatar uma realidade cada vez mais crescente em todas as fases da modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens e Adultos), que é justamente o aumento das taxas de evasão escolar. Conforme os dados coletados e dos percentuais apresentados observou-se uma tendência relacionada à evasão devido aos aspectos relacionados principalmente à idade, trabalho, timidez, violência escolar, “bulliyng” e família. Diante dos resultados apontados, outro aspecto que chama a atenção é justamente a faixa etária dos alunos que estão procurando essa modalidade de ensino. Diante dessa realidade foi constatada a necessidade de a escola buscar ainda mais a promoção de atividades integradoras adaptando o currículo à realidade do aluno; Que o papel do professor, conforme constatado em pesquisas bibliográficas, tem um papel importante nesse processo de ensino e aprendizagem e, nesse sentido, apesar de os resultados serem satisfatórios em relação às metodologias utilizadas, a escola juntamente com a Secretaria de educação do município de Gravatá - PE, deveria buscar meios e formas para incentivar ainda mais a permanência desses alunos nessa modalidade de ensino. Acredita-se que, havendo por parte dos governantes, ações que visam despertar no aluno atitudes e posturas relacionadas à motivação, determinação e espírito de cooperação e integração no contexto educacional os altos índices de evasão escolar seriam diminuídos consideravelmente.

A EVASÃO NA EDUCAÇÃO

Referências

ARAÚJO, M. V.; BRANDÃO, D. M. L. Algumas considerações sobre o aluno da EJA. Publicado em novembro de 2009. Disponível em: http://www.infoeducativa.com.br/index.asp?page=artigo&id=116 Acesso em: 18 abril 2020.

BAQUERO, Rute V. A., Educação de Jovens e Adultos: uma contribuição para a constituição de uma sociedade democrática. In: SELAU, B.; HAMMES, L. J. (org.). Educação Inclusiva e educação para a paz: relações possíveis. São Luiz: EDUFMA, 2009.

BATALHA, Rafaela Vieira; SILVA Cleber Cesar da. Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir do colégio estadual normal Professor César Augusto Ceva em Ipameri – GO Disponível em: https://doi.org/10.5216/rir.v14i1.48592, Acesso: 27 abril 2020

BATISTA, D. P. Procedimentos de ensino e o seminário virtual. Juiz de Fora: Biblioteca Virtual do NEAD/UFJF, 2009.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). 1996. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/lei-de- diretrizes-e-bases-da-educacao-nacional-ldben. Acesso em: 07 maio 2020

CARBONESI, M. A. R. M. O uso do seminário como procedimento avaliativo no ensino superior privado. Portugal: ANPAE, 2014.

CARVALHO, Roseli V. A juvenilização da EJA: quais práticas pedagógicas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Caxambu. Anais da 32ª Anped, 2009.

CASANOVA, Kelly C. Lopes. EJA e educação escolar: um estudo de como o aluno constitui sentidos sobre a escola e seu processo de escolarização. Mestrado em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, 2015, 149p. - SP. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16199/1/Kelly%20Cristina%20Lopes%20Cas anova.pdf Acesso: 23 abril 2020

CLOCK D. O processo avaliativo utilizado pelos professores da educação de jovens e adultos, 2012. Disponível em: http://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/view/936/618. Acesso em: 15 dez 2019.

COLETI L. M. B. Do MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) aos Programas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) Atuais: Evolução ou Manutenção das Práticas Pedagógicas.2012. Disponível em: http://alb.org.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem02/COLE_3895.pdf. Acesso em: 25 dez 2019.

DEFFACCI F., RIBEIRO G. Desafios da EJA no processo de escolarização: o caso do município de três lagoas-ms. Educação & Formação, Fortaleza, v.1, n.2, p. 89-103, maio/ago. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v1i2.1891http://seer.uece.br/reduforISSN: 2448- 3583 2016. Acesso em: 10 jan 2020.

DURKHEIM É. A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciadora. Educação e sociologia, trad. Lourenço Filho, Edições Melhoramentos, São Paulo, 4ª ed., 1955, pp. 25.56. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt- BR&as_sdt=0%2C5&q=Durkheim+sobre+a+educa%C3%A7%C3%A3o&btnG=. Acesso em: 26 jun 2019.

FARIAS, M. J. O Perfil do Aluno da EJA. Publicado em março de 2010. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/o-perfil-do-aluno-da-educacao-de-jovens-e- adultos/34725/. Acessado em: 10 mar 2019

FIGUEIRO, Ana Cláudia. Condições de vida e saúde reprodutiva de adolescentes residentes na comunidade de Roda de Fogo, Recife. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 2, n. 3, dez. 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17 ed, 1987.

FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2011.

JESUS, Elijane Ferreira de. Metodologias de ensino aprendizagens aplicadas a sala da educação de jovens e adultos no contexto de Roraima. Disponível em: http://ufrr.br/pedagogia/index.php?option=com_phocadownload&view=category&do wnload=105:elijane-ferreira-de-jesus&id=-2&Itemid=211. Acesso em: 29 abril 2020

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico- social dos conteúdos São Paulo. Loyola, 1985.

LIMA S.F. formação continuada e mudanças nas Concepções e práticas de professores da EJA. 2013. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/4944/DISSERTA%c3%87%c3% 83O%20FORMA%c3%87%c3%83O%20CONTINUADA%20E%20MUDAN%c3%87A S%20NAS%20CONCEP%c3%87%c3%95ES%20E%20.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 jan 2020.

MAGALHÃES, Vanessa Nogueira de Souza. Evasão escolar na educação de jovens e adultos. 2013 41f. Trabalho de Conclusão de Curso – UNB ( Universidade de Brasília)

MARTINS V. Educação na Constituição de 1988: O Artigo 205 - O fato novo, na Constituição Federal de 1988, é a colaboração da família, através da promoção e do incentivo, no processo educativo. 2001. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/479/Educacao-na-Constituicao-de-1988- O-artigo-205. Acesso em: 22 jul 2019.

NAIFF L.A.M.,NAIFF D.G.M., PEREIRA J.M.M., ÁVILA R.F. O que pensam os professores sobre seus alunos: aspectos psicossociais da Educação de Jovens e Adultos. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 8(1), jan -jun, 2015,19-32. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v8n1/v8n1a03.pdf. Acesso em: 14 jan 2010.

NAKAYAMA, Luiza; CONCEIÇÂO, Letícia Carneiro da. A EJA frente ao enigma das idades: decifrá-lo ou ser por ele devorado? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Goiânia. Anais da 36ª ANPED, 2013.

PEDRALLI R.; CERUTTI-RIZZATTI M.E. Evasão escolar na educação de jovens e adultos: problematizando o fenômeno com enfoque na cultura escrita. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/2013nahead/aop2213.pdf. Acesso em: 29 jul 2019.

PEDROSO A.P.F. informação e prática pedagógica: possibilidades e desafios no contexto da EJA. 2008. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID7NXJWK/1/dissertacao_ana_paula_p edroso.pdf. Acesso em: 10 jan 2020.

PEREIRA J. M. M. A escola do riso e do esquecimento: Idosos na educação de jovens e adultos. 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-014.pdf. Acesso em: 14 dez 2019.

PIERRO M. C. Notas Sobre a Redefinição da Identidade e das Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1115-1139, Especial - Out. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v26n92/v26n92a18.pdf. Acesso em: 13 jun 2019.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo. Editora Cortez, 2010.

PORCARO R. C. A Trajetória Formativa do Educador de Jovens e Adultos no brasil: Realidade, Desafios e Possibilidades. Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeiras/PB, v. 3, n. 5, p. 50-66, Jan-Jun. 2013 ISSN 2237-1451.
Disponível em: www.periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/download/16164/9235. Acesso em: 05 agosto 2019.

SANTANA D. C. DOS S. EJA: Breve análise da trajetória histórica e tendências de formação do educador de jovens e adultos. 2012. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/28e93eb53881513e51959a43ae2 32800_1862.pdf. Acesso em: 16 jul 2019.

SANTANA, Daniella Cordeiro dos Santos de. EJA: breve análise da trajetória histórica e tendências de formação do educador de jovens e adultos. s/d. Disponívelem:http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/28e93eb5388 1513e51959a43ae232800_1 862.pdf Acesso: 10 maio 2020

SANTANA, Rachel Fernanda Matos dos. Violência escolar e as relações de poder entre professores e estudantes : uma análise em escolas estaduais de ensino médio de Ribeirão Preto/SP / Rachel Fernanda Matos dos Santos. – Franca : [s.n.], 2017. 185 f.

SANTANA, J. M. Implicações de Gênero no Processo de Escolarização: os motivos que levaram as mulheres a estudar na EJA. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1320. Acesso em: 02 dez.2019.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas – SP: Autores Associados, 2010.

SCHWARTZMAN S. Os desafios da educação no Brasil.2005.Disponível em https://scholar.google.com.br/scholar?start=70&q=a+hist%C3%B3ria+da+edu C3%A7%C3%A3o+nobrasil&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 13 jun 2019.

SILVA L. S. G. Juvenilização na EJA: Experiências e Desafios. 2010. Disponível em:https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/27414/000764715.pdf?sequen ce=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 dez 2019.

SMITH, Peter k. et al. Bullying in different contexts: Commonalities, differences and the role of theory. Aggression and Violent Behavior, v.14, p.146-156, 2009.

STRELHOW T. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil.Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, jun.2010 - ISSN: 1676- 2584. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639689. Acesso em 13 jun 2019.

VAZ, José Carlos. A violência na Escola: como enfrentá-la. São Paulo: Instituto Polis, Dicas Nº 10, 1994. disponível em: https://polis.org.br/publicacoes/a-violencia- na-escola-como-enfrenta-la/ Acesso: 10 maio 2020

VIANNA C. P. O sexo e o gênero da docência. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n17-18/n17a03. Acesso em: 05 dez 2019.

ZOTTI S. Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos Jesuítas aos anos 80. 2002.Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/1384 Acesso : 10 maio 2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...