Programa Mais Educação
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Palavras-chave

Programa Mais Educação. Educação. Emancipação

Como Citar

de Carvalho Vaz Costa, A. . (2022). Programa Mais Educação: uma análise crítica- reflexiva acerca das atividades realizadas na Escola Municipal Benjamim Farah em 2017- Bom Jesus da Lapa- BA. Humanas Em Perspectiva, 27. https://doi.org/10.51249/hp27.2022.122

Resumo

O presente texto nomeado de “Programa Mais Educação: uma análise crítica-reflexiva acerca das atividades realizadas na Escola Municipal Benjamim Farah em 2017/ Bom Jesus da Lapa-Ba”, é resultado da pesquisa desenvolvida na FICS - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales do Programa de Pós-Graduação no Mestrado em Ciências da Educação - que tem como objetivo geral analisar de forma crítica-reflexiva o Programa Mais Educação, acerca das atividades realizadas na Escola Municipal Benjamim Farah no município de Bom Jesus da Lapa – BA. Como objetivos específicos, ela se dispõe a: 1) Indagar a concepção teórico-metodológica do Programa Mais Educação; 2) Identificar a situação do espaço educacional e do atendimento em relação à oferta de atividades do Programa Mais Educação na escola pesquisada; 3) Demonstrar como o Programa Mais Educação tem adequado sua funcionalidade com o contraturno de acordo com as reais condições da escola municipal envolvida no projeto; e 4) Dialogar com os atores do Programa Mais Educação que trabalham no contexto municipal das políticas públicas educacionais visando a elevação do nível de qualidade da educação no município de Bom Jesus da Lapa. Como método condutor desta pesquisa, adotamos a metodologia qualitativa, a qual se engendra na análise de fenômenos sociais históricos, híbridos, complexos e antagônicos produtores das mais diversas transformações sociais. À priori, utilizaremos fontes bibliográficas em artigos, textos e livros para coletar as informações necessárias e elaborar os dados norteadores da pesquisa, como elementos basilares que historicizam o contexto do Programa Mais Educação e a luta para a efetivação dessa modalidade, enquanto política pública, as quais possibilitarão a ampliação de conhecimentos em consonância com aquilo que está prescrito. Os resultados da pesquisa revelam que a forma como o Programa Mais Educação foi implantado na escola pesquisada necessita de ajustes para, efetivamente, atender com qualidade os educandos e concretizar as ações de forma significativa.  Neste trabalho, apontamos caminhos pelos quais acreditamos que o PME possa contribuir para a emancipação, pois acreditamos que a transformação dessa situação em se encontram os educandos só pode ser efetivada com a mudança das políticas públicas educacionais e de uma visão mais humanista e holística.

https://doi.org/10.51249/hp27.2022.122
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